Keyaki Republic 2019

Depois de quase um ano de espera, fomos finalmente agraciados com o lançamento do Keyaki Republic 2019. Esse que foi um dos principais concertos do Keyakizaka46 no ano anterior, apenas um passo atrás da performance no Tokyo Dome. Depois de assistir o concerto acompanhado de alguns amigos, eu posso dizer que a performance do Dome foi de fato muito mais interessante, e mesmo que também tenha seus problemas, foi uma live muito satisfatória - quase um prêmio pra carreira do grupo até então, que mal sabíamos então que de certa forma representava um final.

É claro que nesse momento se tornou quase impossível assistir qualquer coisa desse período do Keyaki sem antes pensar no quanto a versão 2019 do grupo já anunciava tudo o que se pagaria em 2020. Não sei em que momento você está lendo isso, mas na data em que esse texto foi escrito o Keyakizaka46 está prestes a acabar, e com promessa de voltar com um novo nome. Eu pretendo em outro momento comentar sobre tudo o que cerca essa situação e alguns pontos que eu acho que levaram o grupo pra esse caminho, mas isso fica pra outro momento mais oportuno (assim que eu conseguir processar melhor tudo isso, e quem sabe com informações sobre o futuro)

Acho que a maior parte dos fãs nesse momento pensa "que medo de nem todo mundo voltar pra esse novo grupo". Desse um calafrio na espinha de qualquer fã de idol pensar que TODO mundo tem uma pequena possibilidade de pular fora do barco depois de cinco anos de serviço, ou no caso da segunda geração, sem sequer ter tido uma música própria. Sei que muitos ficaram chateados com tudo isso, mas pessoalmente acredito que todos os membros merecem apoio depois de tudo isso, e tudo bem se você não gostar do novo grupo, mas pelo menos de inicio acho que não há mais justo.

Voltando ao Keyaki Republic 2019 - de um modo geral achei a edição do ano passado a mais fraca do pacote, e é uma pena que justamente essa seja a última.

Expressão após assistir o KR 2019


Muito do que fazia as edições anteriores serem especiais vinha da produção de alta qualidade do concerto, que sempre parecia um lugar especial de estar. Eu sinceramente sempre pensei o quão incrível o Republic 2018 parecia, e quão divertido aquele concerto parece ter sido. Desde o banho de Abunakkashii Keikaku até a transformação da Hirate em Garasu wo Ware. Talvez em alguns sentidos a edição de 2017 pareça mais fraca, mas assistir ela invoca uma sensação que só as músicas da época conseguiam - não que elas fossem necessariamente melhores, mas muitas delas acabaram naturalmente saindo do setlists, então aquela edição acaba sendo a edição definitiva de várias delas.

Acho que grande parte da minha decepção com essa edição vem dos problemas que o grupo viveu no ano passado. Algumas coisas mudaram no setlist em relação ao ano anterior, mas em muitos sentidos ele parece muito vazio, sem nenhuma novidade. Muitas coisas mudaram, já que o Hiragana virou Hinatazaka46, e o grupo só teve um single ("Kuroi Hitsuji") desde então, já que Ambivalent teve apresentação no dia final do Republic 2018.

Não que ele não tenha bons momentos, mas no geral ele parece bem menos interessante que os anteriores. A temática mesmo parecia bem promissora, mas ela foi tão deixada de lado que eventualmente você acaba esquecendo do que se trata - Ah! No final eles te lembram que a temática era relacionada a barcos e afins... a menos que você de fato tenha se interessado pelas historinhas do meio do concerto. Agradeço todos os dias ao ovo de páscoa de natal do Hinatazaka46 por mostrar como fazer uma historinha fluir bem com a apresentação.





Acho que boa parte dos fãs estão esperando o dia em que elas vão errar... 
Por enquanto está tudo certo.



Ten-chan parecia bem animada. Acho que na verdade todo mundo da segunda geração parecia bem empolgada, e acho que no geral elas são os melhores momentos do concerto. Acho que se tinha alguém que queria muito que esse concerto tivesse sido o melhor KR até agora, certamente eram elas. Pras meninas que ainda não tiveram muita chance de brilhar musicalmente, os concertos tem sido a saída - e elas tem se saído muito bem, mesmo com o nervosismo ligado...

*Ten-chan com microfone desligado no Tokyo Dome*


Ok. Dar bica de água nos fãs e membros parece bem divertido. Eu quase esqueci de mencionar, e dessa vez não é culpa da produção, mas o clima estava bem terrível durante o concerto. Nas redes sociais muita gente compartilhou fotos das ruas próximas ao local do concerto, e parece que a temporada de chuva coincidiu com a data do concerto. Certamente a chuva não colaborou para criar o clima que eles queriam para a apresentação.



Tenho que dizer que a roupa do final é realmente muito bonita, e foi de longe a mais usada nas divulgações do concerto. Não é à toa, ela realmente é tão boa quanto a roupa quase Guerra nas Estrelas (voltei trinta anos no tempo) do Keyaki Republic '18, mas usada de uma forma quase periférica na apresentação. Ela aparece aos quarenta e cinco do segundo tempo ao som de "Silent Majority", que não me entendam mal, é uma música que eu adoro, mas não pareceu combinar tanto.

Tem muita coisa que dá pra pensar sobre o porque eles fariam isso, sendo que podiam simplesmente ter usado o uniforme por umas duas ou três músicas a mais, e certamente teria ficado esteticamente impressionante. Ainda tenho de assistir o documentário sobre esse Republic (quem sabe não tenha um texto também), mas muita coisa parece refletir o que estava acontecendo nas beiradas do grupo. Uma pena.



No final o Keyaki Republic 2019 foi essa imagem da esquerda pra direita. Literalmente.

Postagens mais visitadas deste blog

Eu Ainda Gosto dos CDs

Recomendações Alheias