Atualizações de Setembro / Outubro / Novembro

 


Olá! Faz um certo tempo que eu não escrevo nada por aqui. A minha última postagem foi no dia da independência do Brasil ヽ(°〇°)ノ

Não vou arranjar muitas desculpas, mas principalmente no final de outubro e durante todo o mês de novembro eu estive ocupado demais com coisas relacionadas a faculdade e afins. Se posso dar alguma boa noticia relacionada a isso é que eu consegui terminar esse semestre vivo. Ainda pretendo fazer um post de final de ano, já que esse ano não foi fácil pra absolutamente ninguém. Para os nossos grupos de idol muito menos.

Eu ainda prometi um texto sobre o final do Keyakizaka, certo? Esse deve vir em breve.

---

Eu vou tentar lembrar o que aconteceu recentemente nos grupos, vai ser tudo de cabeça. Não estranhe se eu não colocar algo muito importante, é só sinal que minha cabeça está falhando. Então vamos a alguns dos principais acontecimentos e alguns breves comentários sobre:

• O Começo do Sakurazaka46 (Nobody's Fault!)

Como eu havia comentado em uma postagem anterior, onde eu brevemente comentei sobre o vindouro fim do Keyakizaka46, eu retratei um dos principais medos daquela transição: quantas daquelas meninas não iriam voltar para o novo grupo? No final das contas, perdemos duas meninas no meio dessa transição. Ishimori Nijika desceu do trem via escândalo de date, enquanto Sato Shiori decidiu seguir seu rumo com o fim do grupo.

É sempre ruim ver alguém saindo por causa de escândalo, e acho que deve ter um sabor ainda mais amargo quando uma nova oportunidade estava logo ali na frente. Não sei se a Nijika tinha intenção de fazer parte do Sakurazaka46, mas certamente alguém lá de dentro não estava muito afim de permitir que isso acontecesse. O caso da Shiori era um pouco mais esperado, já que ela pretendia estudar fora do Japão faz algum tempo, e teria o feito se não fosse a pandemia. Ela certamente considerou que com o grupo tendo de se provar, exigiria muito mais tempo e dedicação que ela poderia oferecer daqui pra frente.

Completamente compreensível (chora em línguagem de faculdade) 。゜゜(´O`) ゜゜。

O fato é que o grupo realmente começou, e embora tenha algumas questões sobre algumas escolhas, devo dizer que eles tem caprichado no que eu considero mais essencial. Tem muitas coisas que considero essenciais pra um grupo de idol se bem sucedido, e uma das principais sempre passa pela qualidade das músicas. Parece muito óbvio, mas é bem comum grupos com ótimos membros se deteriorarem por caírem na mesmice ou simplesmente não fazer música atrativa. A boa notícia é que esse problema não está em Nobody's Fault.

As três músicas que ganharam MV foram excelentes, em um ponto que eu diria até que a faixa título era a minha menos favorita do conjunto. Com certa preferência pra Buddier... por motivos de Oshi center.

Claro que um grupo tão traumatizado quando o Sakurazaka46 não iria cometer de cara os mesmos erros que cometeu com o grupo anterior. Não me entenda mal, eu adorava todos os defeitos do Keyakizaka46, mas ninguém precisava ser um gênio para perceber que aquela estrutura estava muito exposta. Eu ainda tenho minhas dúvidas de como funciona exatamente esse sistema chamado Sakura 8 - ele não é exatamente um Kami-7 ou algo do tipo, mas ele tem uma rotação um pouco estranha. Muda a cada single? Essas coisas só vai dar pra saber quando o próximo for anunciado.

Espero que não seja um sistema que condene uma parte do grupo ao fundão em todas as formações.

---

• Graduações no Nogizaka46!

Tempos difíceis no lado roxo do triângulo. Talvez nem tanto, mas algumas coisas adiante certamente preocupam alguns fãs do grupo. É quase inevitável pensar que nos próximos anos o grupo deve perder a maior parte dos membros de suas duas primeiras gerações. Isso nos leva a nossa atual leva de graduações: Shiraishi Mai e Hori Miona.

Vamos começar pela Maiyan. Eu não consegui (ainda) ver o concerto todo, mas apenas das limitações impostas pela pandemia, ele parece ter sido uma despedida digna. Não do tamanho que ela merecia, mas uma despedida digna pra alguém que fez tanto pelo grupo. A gente pode discutir uma coisa ou outra, mas eu pessoalmente considero a Shiraishi como o membro mais importante da história do Nogizaka46 até a presente data. Ela não é minha favorita da história do grupo, esses lugares reservados pra Ikoma e Nanase (agora a Kaki) - mas ela foi a cara do grupo, e o membro que sempre levou a imagem do grupo consigo e com uma certa elegância.

Não há muito o que dizer sobre a Maiyan que não tenha sido dito antes. A gente só pode agradecer e torcer pra dar tudo certo daqui em diante.

Além da Maiyan, também tivemos a despedida da Nakada Kana. Ela sempre foi um membro importante nos variety, e jeito dela sempre enriqueceu as apresentações e programas do grupo. Seus episódios de despedida do Nogichuu foram bons, uma boa despedida.


A terceira e talvez mais pertinente noticia relacionada a graduação foi o anúncio da Hori Miona. Esse é um caso bem especial, porque a sua saída além de uma partida triste, é bastante simbólica pro que deve seguir no grupo. Ela era o símbolo da segunda geração do grupo, e a única que havia conseguido alcançar o center de uma A-Side do grupo. Desde então a segunda geração havia ficado relegada a papeis secundários dentro do grupo, perdendo protagonismo até para as gerações que vieram depois. No último senbatsu anunciado, apenas dois membros da segunda geração haviam sido selecionados.

É claro que depois do anúncio, todos nós tivemos de olhar ao redor e ver o estado das coisas. É impossível não se perguntar o que vai acontecer com o restante dos membros da segunda geração, o que está passando na cabeça delas e se o grupo vai mudar um pouco a postura quanto a elas. Em um final muito feliz, é possível acreditar que a saída da Hori seja um choque de realidade pra quem gerencia o grupo, de saber que se não aproveitarem aqueles membros... ninguém vai hesitar em partir. Em um final triste, elas seguem do jeito que estão.

Isso não é um crítica as outras gerações obviamente, elas precisam dos seus respectivos pushs. A segunda teve o azar de ter compartilhado o mesmo espaço da primeira geração em seu auge, e não ter tido tempo de brilhar sozinha. 

Sobre a música de graduação da Hori, ela é linda. Eu tive de segurar o choro (em público) quando ela abre a jaqueta com o uniforme de 'Baretta'. É um tapa em todos nós, ver que nosso pequeno saru está partindo. Assim como para Maiyan e Kanarin, eu torço pra que a Hori também se dê bem em sua vindoura carreira solo.

---

• AKB48 fora do Kouhaku! Sakurazaka46 dentro do Kouhaku!

Ninguém tinha certeza, mas essa era uma possibilidade real faz um certo tempo. No ano anterior inclusive muita gente já duvidava do convite delas, e elas foram bem mal avaliadas pelo público. Não ajuda que o cenário de pandemia dificultou handshakes, eventos e tudo aquilo que o grupo necessita pra cativas os fãs e manter a popularidade em alta. Tudo isso é verdade, mas acho que ficar de fora pode ter um efeito positivo.

(Esse sou eu sendo otimista)

A realidade é que o grupo precisava um pouco de um choque de realidade, de entender a sua posição dentro da sua própria cena. O grupo ainda segue batendo recordes de vendas, e deve seguir assim por um bom tempo, mas em outros aspectos os últimos anos deterioraram uma pedaço importante do grupo. Seja através da administração ruim da AKS, dos grupos agora separados por agências diferentes ou qualquer outro motivo.


Lembra que eu comentei lá no começo que a qualidade musical é essencial pro sucesso? Eu não quero dizer que acho as músicas atuais do AKB48 ruins, porque não são, mas já faz um tempo que o grupo não cria um grande hit, por exemplo. Acho que é preciso encarar que o auge passou, assim como ele passa pra todo mundo, e a luta é pra se manter relevante. Não temos mais tantos membros super famosos, mas ainda temos, e precisamos deles pra seguir relevantes. Eu acredito que o AKB48 pode retornar em breve ao Kouhaku.

Claro, o Kouhaku é apenas UM evento. Ele simboliza muita coisa, mas muita gente super popular fica de fora eventualmente. Não estranhe nesse sentido... mas algumas escolhas são estranhas. Pessoalmente a escolha do Sakurazaka46 foi uma dessas. O grupo ainda sequer debutou, e não tem nem a desculpa de ser o sucessor direto do Keyakizaka46 quando esse era de longe o pior ano da história dele. Isso abriu algumas portas pra hate cedo demais, acho que eu e muita gente preferia que o grupo tivesse chego lá por méritos próprios. Tenho certeza que ele chegaria lá no ano que vem.

---

• Previsão: Nobody's Fault!

Falta um dia pro lançamento de Nobody's Fault. Eu não sei o que pensar das possíveis vendas do single... mas não acho que vai ser um debut tão forte quanto foi o do Keyakizaka46 e do Hinatazaka46. Eu torço pra que os fãs façam um esforço, e acredito em um sólido 250.000 - sem quebrar recordes nem nada, mas o suficiente pra colocar o grupo nos trilhos.


Se você tem como, compre! \( ̄▽ ̄)/


----


No geral acredito que seja isso. Não sei se eram todos os temas, mas certamente eram os temas que eu mais queria comentar sobre (*/_\)


 Se fica de comentário extra, a live da quarta geração do Nogizaka46 foi muito boa, e fico no aguardo da live das Unders e da de natal do Hinatazaka46!




Postagens mais visitadas deste blog

Eu Ainda Gosto dos CDs

Recomendações Alheias