[POST MORTEM] Sakurazaka46 - Nobody's Fault


Faz um certo tempo que não escrevo aqui, como sempre. Dessa vez decidi escrever um 'post mortem' do primeiro single do Sakurazaka46, "Nobody's Fault".

Essa palavra esquisita do latim, significa basicamente que algo é feito após já ter sido concluído. A tradução literal é "após a morte" mesmo, bem macabro, mas é usado no sentido de avaliar algo depois que já está concluído.

Como bem sabemos, o Saku46 já está na divulgação de seu segundo single "BAN", que pretendo também fazer um desses quando ele já estiver por encerrado. Eu na verdade não tenho lá tantos parâmetros assim, mas pretendo fazer na medida do possível.

Bom também lembrar que não sou especialista em absolutamente nada. Não entendo mais que a média das pessoas de música, sei muito pouco de coreografia ou figurino. Toda minha análise é opinião pessoal como fã. Nada mais que isso!

Clique nos links caso queira ouvir as músicas e ver os videoclipes!

Sakurazaka46 - "Nobody's Fault"

Tracklist:

  1. Nobody's fault 
  2. Naze Koi wo Shite Konakattan darou?
  3. Hanshinhangi 
  4. Plastic regret (Type-B)
  5.  Saishuu no Chikatetsu ni Notte (Type-C) 
  6.  Buddies(Type-D)
  7. Blue Moon Kiss

--



A música principal do single tem um significado bem óbvio, mas ainda assim é bem interessante. A letra basicamente fala de não procurar culpados e de renascimento - que é basicamente a história do final do próprio Keyakizaka46 e do início do Sakurazaka46.

Tem alguns trechos interessantes, que valem a pena ser citados.

"Não, não, não! Se é tudo um jogo de dança das cadeiras
 Não importa quem você culpar
 Então escolha a solidão"
Em linhas gerais eu entendo esse verso como um pedido de aceitação pelas mudanças que sempre ocorrem, e que buscar culpados em um grupo que as pessoas vem e vão raramente tem algum resultado. Se você não é capaz de aceitar isso, então é melhor escolher a "solidão".

Mas essa nem é a mensagem mais direta da música.

"Eu não quero ouvi-lo reclamar
 Grite, não importa o quanto você se arrependa disso
 Você vai?· Ou não? É tudo o que há
 Se nós nasceremos novamente"

Acho que algumas pessoas como eu ficaram bem marcadas com aquele discurso da Sugai, no dia da Live Online, onde foi anunciado o fim do Keyakizaka46. Claro, havia muitos sentimentos conflitantes naquele momento, e ver a capitã tremendo pra dar a notícia não fez bem pra ninguém. Foi difícil não sentir raiva. 

No entendimento de quem escreveu a música, é natural que você grite e sinta isso, mas é necessário entender que elas vão nascer de novo. 



Eu pessoalmente gostei do uniforme de Nobody's Fault, acho que ele tem uma certa elegância e bate com a imagem nova que eles queriam passar. Dito isso, acho que eles deviam diminuir um pouco de branco nas roupas do grupo (embora essa crítica não se encaixe aqui). Tem muitas coisas legais pra explorar.

O MV é bem bonito. Uma coisa que eu não posso reclamar é que os MV's são todos muito bem produzidos. Cheio de pequenos simbolismos escondidos, mas com uma linha bem consistente de narrativa. Até mesmo nos efeitos especiais eles capricharam, sendo que eu nem esperava nada de efeitos especiais aqui sinceramente.

Em linhas gerais, como vocês vão no meu ranking no final do artigo, Nobody's Fault é uma das músicas menos interessantes do single, e digo isso como um elogio. Elogio porque considero ela uma excelente A-Side, excelente pra deixar as pessoas interessadas e performar nos programas. Isso é só um sinal que foi um ótimo single, certo?

Alguém avisa o faraó que estão abrindo o mar de novo

--


Falando de mudança, NazeKoi. Se você ouve o single na ordem, começando por Nobody's Fault, talvez você não sinta uma mudança tão absurda do Keyakizaka46. A letra ainda tem algo parecido, um significado que envolve alguma compreensão. Esse não é bem o caso de NazeKoi.

A música deixa de lado as realidades sombrias da vida e segue pra um lado bem mais romântico. A música fala de romances, namoro e amor. Tudo isso em uma música em que tudo parece muito vivo, e que transmite uma certa felicidade - dá para realmente imaginar que quem canta está sentindo uma alegria genuina. Eu não esperava, admito. Esperava menos ainda que fosse entregar essa performance tão viva e alegre fosse a Karin, uma das membros mais ... misteriosas, pra dizer o mínimo.




NazeKoi foi de longe a música mais popular do single entre os fãs. As visualizações no YouTube em dado momento foram quase o dobro de Nobody's Fault (embora hoje a diferença seja cerca de 2 milhões de visualizações). Não é uma tarefa fácil bater a música com mais divulgação do álbum, mas dessa vez é mais que válido.

Esse MV é certamente um dos MV's mais bonitos em termos de produção, e com certeza entraria de um eventual ranking de melhores MV dos grupos 48/46. A coreografia do MV é excelente, embora nas performances ao vivo não tenhamos as cordas que deixam tudo tão mais bonito (é compreensível, não consigo imaginar a dificuldade disso na prática).

Ah, claro. O uniforme também é bonito!

--


A primeira verdadeira franco-atiradora do single é também uma das mais interessantes. Eu gosto dos vocais e dos instrumentais dessa música. A harmonia é muito boa, e não consigo classificar ela como um filler dentro do single.

Não que ela seja de fato uma música especial, mas eu gosto do ritmo de guitarra que acompanha a música toda. O solo no meio da música também é bem legal, e eu pessoalmente gostei da performance dela na Debut Countdown live, acredito que ela deva aparecer bastante nas primeiras apresentações do grupo, até o setlist ficar sem espaço ao menos.

Se NazeKoi seguia pro caminho romântico e esquecia os dramas mais triste, Hanshin traz de volta vários desses caminhos românticos, mas dessa vez ele pega a rota triste. A música conta a história de (aparentemente) uma garota, que recebeu uma confissão de amor e não está lá muito disposta a aceitar. A tradução do nome da música pode ser lido como "Meio em dúvida". Calcule.

Como disse, no geral tenho essa música no espectro positivo.

--


Seguindo a ordem, essa é a primeira música do disco que eu colocaria mais para baixo que a faixa título. Não consigo dizer que ela é ruim, mas realmente não sinto absolutamente nada sobre ela. Eu diria que grande parte de eu não gostar tanto, é que ela é neutra demais, seja lá o que isso signifique de verdade.

Como ponto positivo, eu gosto do refrão. Consigo me imaginar cantarolando ele (omotta yori yowakunai plastic!), mas o fato mal lembrar do restante retrata bem o que eu achei da música no geral.

A letra conta sobre amor, mais uma vez, com a metáfora com plástico. Sim, plástico não é tão fraco assim! É o tema central da música, onde eu entendo que plástico é uma representação dos sentimentos eu eu-lírico.

--


Saishuu pode não ser a estrela do single, ainda mais que a concorrência acabou ficando pesada. Se temos alguns ovos de ouro nesse single, eu colocaria Saishuu como um ovo de ferro, que se polido pode brilhar até um pouco mais que as outras.

Essa música tem uma melodia excelente, que quase me lembra as músicas do saudoso Yuichanzu. Esse single tem mais guitarras que o esperado, e todas elas usadas muito bem, sem roubar a cena em nenhum momento. Acho que letra dessa música também é um adicional muito bom, acho que vale citar alguns momentos.

Ela fala bastante de rotina e sobre repetição, alguns trechos que valem a pena comentar:

"Depois de sair do meu trabalho de meio-período
 Eu pego o último trem, como sempre
 Quando eu vou escolher viver em um tempo diferente?
 [...]
 Não é que eu odeie isso, mas felicidade que me 
 força a sorrir não é nada que eu queira"

Acho que grande parte das pessoas adultas conseguem se identificar com isso em algum nível. Acho que essa música basicamente fecha o arco do single de acertar em basicamente todos os públicos. Se tínhamos desde a música com certa rebeldia de Nobody's Fault, passando por um romance mais puro, um romance as avessas e uma música que retrata a repetitiva vida adulta. É bem difícil que alguém saia do single sem enxergar algo positivo nele, nem que seja nas letras.

--

 6. Buddies

Yo! Buddies é uma das músicas mais interessantes do disco no geral. Talvez porque ela seja uma das mais capazes de ficar na cabeça de quem escuta, mas por conseguir transmitir excepcionalmente em forma de música o que sua letra diz. Assim como NazeKoi, essa é a música que melhor me transmite a sua mensagem, que nesse caso é amizade.

Sua mensagem é até simplória. Amizade! Saishuu e Plastic Regret eram muito mais complexas, mas com certeza menos interessantes do ponto de vista de sucesso. A abertura de Buddies por algum motivo me lembra abertura de eventos esportivos, algo que você veria no comercial. Talvez por isso ela passe esse sentimento de fraternidade.



O MV também é bonito, e é impressionante do ponto de vista técnico. O clipe tem bastante a imensidão que alguns diretores gostam de trazer, de estar no ombro de gigantes. Agradeçam aos drones por permitirem fazer isso mais facilmente, e por tudo ter ficado tão brilhantemente plástico.

Acho que é uma excelente combinação de um MV que te impressiona pela produção, mesmo que não tenha lá nada muito extravagante, e um trabalho de criar algo que contemplasse bem a música. Eu sou verdadeiramente suspeito pra falar dessa música, já que é a principal em que minha favorita Yamasaki Ten atua como center do clipe.

O uniforme também tem uma vibe esportiva, e me pergunto se isso moldou minha opinião de alguma forma. Acho ele bem bonito, talvez seja o mais simples, mas de alguma forma ele tem um charme. Não tem a sofisticação de NazeKoi e nem a elegância de Nobody's Fault, mas ele certamente merece uma citação digna.


--

 7. Blue Moon Kiss

Esse single tem muitas músicas boas. Mesmo nas músicas em que eu não gostei tanto, eu consigo encontrar alguns pontos que me agradam de verdade. Blue Moon Kiss é uma das surpreendentes, mas é uma que me levou um tempo pra me conquistar. 

Além de ter rendido um excelente episódio de revelações no Soko Saku 18 (programa de variedades do grupo, pra quem não conhece), ela também tem um ritmo encantador. Eu demorei muito pra notar isso, mas não sei se propositalmente devido a temática "lua", mas essa música meio que me lembra Sailor Moon. Seriamente, eu devo estar viajando muito nessa, mas algo realmente me traz essa lembrança. 

Também acho bonito que na apresentação ao vivo a música seja performada dentro da própria imagem da lua, e embora não seja nada excepcional, ela ficou na minha memória. Considero uma das surpresas positivas do single.

--

DEBUT COUNTDOWN LIVE




Até a presenta data, nossa única performance de verdade do Sakurazaka46. Entendemos bem a situação do mundo nesse momento, então tudo bem ter paciência. Foi uma excelente performance, claramente feita com o máximo de simplicidade possível. 

Também acho que não valia a pena ser megalomaníaco agora que o grupo ainda está no começo e tem pouco repertório pra apresentar. Vamos, como sempre, dar tempo ao tempo.

--

UNIFORME DOS PROGRAMAS (ERA NOBODY'S FAULT)

Ah, eu queria comentar disso. Eu entendo que eles queriam passar uma imagem de elegância, mas acho que ficou um tanto neutro demais. 

 E eu jamais vou entender esses sapatos que me lembram pés de cabra.




--

RANKING DO SINGLE

Apenas pra dizer uma última vez, é um ranking bem pessoal. Sem critério musical, baseado unicamente no meu gosto pessoal. Eu sempre sou influenciado por tudo, música, MV, performance ao vivo e até mesmo figurino. Então muitas vezes músicas que nem são tão espetaculares assim, tendo boas performances eu acabo gostando mais delas.


Nobody's Fault Ranking:

  1. Naze Koi wo Shite Konakattan darou?
  2. Buddies
  3. Blue Moon Kiss
  4. Hanshinhangi
  5. Nobody's Fault
  6. Saishuu no Chikatetsu ni Notte
  7. Plastic Regret










Postagens mais visitadas deste blog

Eu Ainda Gosto dos CDs

Recomendações Alheias