Sakurazaka46 - Nobody's Fault Individual PV


No último post eu fiz um post mortem do primeiro single do Sakurazaka46. Nobody's Fault é um single realmente muito bom, e eu quase não tive ressalvas a fazer relacionadas a ele. Como eu comentei no post passado, meu ranking é realmente baseado em absolutamente nada, e praticamente não tem critérios técnicos.

E vai seguir sendo assim nesse post.

Dessa vez eu decidi terminar as minha avaliações relacionadas ao primeiro single com um pequeno review dos PV's individuais dos membros do Sakurazaka46. Alguns não tem lá muita coisa pra comentar, mas outros são bem interessantes... e eu diria que alguns são verdadeiramente ótimos.

Para quem não está muito familiarizado, esses PV's individuais são pequenos videoclipes dedicados a cada membro, e a cada single alguns membros são escolhidos pra ter o seu próprio. Alguns são músicas, outros são historinhas e por ai vai.

Queria dizer que tenho um projetinho de legendar todos esses PV's em breve, se meu tempo e a vida permitir. Por enquanto, você pode encontrar todos eles com legenda em inglês clicando aqui.

Basicamente todos os membros da segunda geração (contando 2.5ki) também ganharam seus PVs. Era esperado que após quase dois anos de geladeira nos tempos do Keyakizaka46, elas fossem ganhar alguns mimos. Elas ganharam seus PVs e um bom destaque tendo uma membro como center dos dois primeiros singles.

Lista de PV's individuais de Nobody's Fault:

  1.  Inoue Rina (TYPE-C)
  2. Takemoto Yui (TYPE-C)
  3. Fujiyoshi Karin (TYPE-C)
  4. Matsudaira Riko (TYPE-C)
  5. Yamasaki Ten (TYPE-C)
  6. Ozono Rei (TYPE-C)
  7. Kousaka Marino (TYPE-C)
  8. Moriya Rena (TYPE-C)
  9. Yumiko Seki (TYPE-D)
  10. Tamura Hono (TYPE-D)
  11. Matsuda Rina (TYPE-D)
  12. Morita Hikaru (TYPE-D)
  13. Endo Hikari (TYPE-D)
  14. Akiho Onuma (TYPE-D)
  15. Kira Masumoto (TYPE-D)
Então vamos aos respectivos PVs.

• Inoue Rina 


Acho que um dos pontos mais importantes PVs individuais de qualquer membro e em qualquer grupo, é que ele seja a cara do membro em questão. Digo, no sentido de aquele PV refletir a personalidade daquele membro. Afinal de contas, nada é mais fanservice do que esses PV's.

Não digo isso de uma maneira negativa, mas no sentido de quem vai atrás de comprar uma versão específica do single com Blu-Ray, é muito provavelmente um bom entendedor do grupo. Até por isso eles dividem os PV's em discos diferentes, na esperança de vender ainda mais. Toda essa enrolação pra dizer que; nessa coleção tem alguns PVs que capturam extremamente bem a energia daquele membro, enquanto outros... nem tanto.

O PV da Inoue é sem duvida nenhuma um dos que melhor capta essa tal energia. Digo, o vídeoclipe é bastante caótico, e é difícil olhar pra cara da Inoue sem querer dar risada. Essa poderia ser inclusive o slogan dela. Isso é acompanhado por uma música extremamente grudenta, e altamente bem feita.


Olha, é difícil não sair falando das Rina Rina Wave depois que ver esse PV. TUDO ISSO com a Inoue vestida de tela de teste. Esse é sem dúvida o melhor figurino do pacote, uma vibe um tanto Chisato Moritaka com seus laços gigantes e MVs malucos do final dos anos 80 e começo dos anos 90.

Eu diria até que é quase uma versão século XXI disso ai. 

Isso aqui é excelente pra mostrar pras pessoas sem falar o contexto

Chu chu no ri  Chuu
Chumanism

• Takemoto Yui


O segundo PV do pacote também é um dos melhores do conjunto. Acho que o PV da Inoue é capaz de capturar melhor a essência da personalidade caótica dela e tudo isso feito com uma produção muito bem feita. Por outro lado, o PV da Takeyui aposta em coisas parecidas, mas de uma forma diferente.

Digo, ele também é um PV que fala muito dela, mas de uma forma mais literal. Ela literalmente fala do amor dela por melancia (NEVER DIE), pela família e pela dança. A gente descobre também assistindo os variety que ela também é uma admiradora de rap (que é uma informação que eu não esperava receber). O que diferencia do PV da Inoue é que ele é mais simples, e aposta mais nas piadas que rondam ela.

Se você não sabia que a Takemoto é a poderosa garota nascida do Lago Biwa, você certamente sabe depois de ver esse MV. As piadas com Shiga e o lago Biwa são bem recorrentes com relação a Yui, que é sempre zoada por ser a única coisa realmente conhecida da prefeitura dela. Eu adoro como tudo foi gravado em uma tomada única, e também como ele tem uma edição em tanto quanto... YouTube. Digo isso de uma forma positiva dessa vez.


Que música boa aliás. Eu realmente não saberia escolher entre essa e a música da Inoue. Embora eu vá ter que fazer isso daqui a pouco.

Se as músicas da Takeyui seguirem o mesmo padrão, já dá pra imaginar que o próximo vai ter a ver com fazer as pessoas dormirem enquanto ela fala.


• Fujiyoshi Karin


Ok. Esse é um bem interessante dentre os MVs que uma historinha.

A história é um tanto quanto simplória eu diria, mas acho que tem algum apelo. Acho que principalmente porque quem planejou isso pensou bem na imagem que a Karin tem. Acho que aqui cabe tentar descrever as primeiras impressões que eu tive da Karin: essa garota inexpressiva, que mal sabe articular um sorriso e não consegue erguer uma oitava da voz.

Sério, essa era minha impressão inicial dela. Vendo esse PV eu tive a impressão que o que acontece com ela na história é talvez algo que tenha acontecido de uma forma diferente na vida real - principalmente quando ela foi escolhida pra ser center no Sakurazaka46. Ela teve que mudar o jeito dela, e se esforçar pra ser mais expressiva, talvez até mais sorridente.

Por outro lado, eu também ficaria bem decepcionado se a Karin deixasse de ser a Karin. Eu sei que isso é meio contraditório, mas é como se eu quisesse só que ela fosse desse jeito porém um pouco mais flexível. Admiro o rapaz do MV pela tentativa de fazer a Fujiyoshi dar risada.

Não tem muito mais o que falar, mas é agradável.

• Matsudaira Riko


Esse é o primeiro e último PV individual da Rikopi, que se graduou do Sakurazaka46. Eu sempre achei ela um tanto diferente. Diferente mesmo, no sentido de ser até dificil imaginar ela sendo uma idol, mas ela de alguma forma conseguia ser interessante.

Esse PV porém não captura nada disso. Nada mesmo.

Ele é muito mais sobre uma menina (interpretada pela Rikopi) que stalkeia uma Rikopi popular. Tudo isso é um tanto quanto... esquisito, pra dizer o mínimo. Talvez tenha ficado um pouco de má vontade com esse, e não consegui nem pegar a moral da história. Sim, moral, porque ela é narrada de uma forma que eu esperava que a qualquer momento alguém fosse olhar pra câmera pra contar a moral da história.

Algo do tipo "Hoje aprendemos que não podemos desprezar ninguém mesmo se ela viver te espionando por ai".

Acho que uma coisa diferente faria sentido pra despedida da Rikopi.

• Yamasaki Ten

*Alerta de comentário suspeito, oshi envolvida.


Se o PV da Rikopi parecia ter uma moral, esse aqui é bem mais efetivo nisso. Digo porque é uma história muito mais fácil de imaginar acontecendo, e dá pra imaginar ainda mais isso dentro de um certo grupo de pessoas que gostam da Ten. Pode ser só impressão minha, mas consigo imaginar realmente os adolescentes fãs da Ten se sentindo de forma similar.

Claro, isso funciona porque a própria Tenchan é quase uma criança. Sentir inveja, se sentir solitário ou desolado é bem comum nessa idade (não que não seja nas outras). Acho que reflete ainda melhor esse mundo de redes sociais onde as pessoas só postam a parte legal de suas vidas na internet.

Dá pra imaginar um adolescente criando um universo em sua cabeça baseado nas coisas boas que as pessoas postam na internet, sem imaginar as coisas ruins que nunca são mostradas. E a parte mais realista de todas: desabafar com estranhos na internet. Olha, eu não sei se eu recomendo, mas todo mundo manda uma dessas de tempos em tempos.


Ah claro, acho que não tínhamos tido muito chance de ver a Ten com uniforme escolar. E veja só, ela realmente parece uma adolescente da idade dela, muito mais que nos programas e nas performances. Ah, e tem também uma versão Ten de Tóquio, não sei se eu precisava, mas obrigado.

• Ozono Rei


Eu tinha uma expectativa tão alta pra esse. Infelizmente não correspondeu as minhas expectativas, mas já explico as razões.

Um pouquinho de contexto: durante a pandemia, por um tempo o Keyakizaka46 fez vários programas remotos, e a Ozono Rei se destacou bastante neles. Se destacou tanto que um membro relativamente desconhecido arranjou um espaço no senbatsu. Ela tinha o hábito de fazer anotações sobre os episódios e comentar elas no fim dos episódios.

Então ela ganhou um PV sobre um detetive que faz notas pra resolver os casos. Era tudo o que eu poderia pedir nesse sentido. Eu sou bastante fã de histórias de investigação e tenho me engajado muito lendo Detetive Conan. Eu imaginei que seria um PV com foco mais nisso... mas infelizmente ele nunca se aprofunda em nada. Nem na música que é promissora, nem na parte da investigação. 

Acho que eu queria um misteriozinho mais interessante do que o que tivemos. O que tivemos de bom então? A Rei vestida de detetive. 

• Kousaka Marino


Se eu tivesse que nomear algum dos PV's um achado, certamente seria esse. Sério, eu tinha zero expectativas e sai bem satisfeito dele. Claro, tem um motivo pras expectativas estarem tão baixas na verdade.

Primeiramente, eu ainda acho que a Kousaka ainda tem que mostrar mais a que veio. É de longe o membro mais neutro da segunda geração, mas acho que aos poucos ela tá criando um pouco de dinâmica. Nem que esse dinâmica seja ter que aguentar a maluca da Kira.

O PV é sobre uma figura que parece um cartomante, que ajuda as pessoas a resolverem os próprios problemas. Nem dá pra chamar ela de charlatona, porque na prática ela só faz as pessoas descobrirem a resposta por si mesmas, e isso é feito de uma forma bem humorada.

Acho que essa personalidade neutra dela também colabora pro personagem, então parabéns pra quem escreveu e produziu isso. Se tivesse mais, eu assistiria mais.

• Moriya Rena


Esse é bem bonito, visualmente falando. Acho que ele cai um pouco nessa armadilha de ser mais visual do que qualquer outra coisa, embora eu aprecie que ele seja tão bonito.

Eu ainda não sei exatamente o tipo de chara que a Rena tem, no sentido de que ela é muito bonita, mas precisa mostrar um pouco mais da personalidade dela. Eu não sei ao certo que tipo de personalidade dá pra tirar dela desse PV, mas eu imagino que seja algo mais artístico?

Se for isso, vai ser uma grata surpresa. Essa vibe artística e existencial talvez esteja em falta na segunda geração, embora a gente tenha visto tanto nos tempos de Keyakizaka.

(Escrevendo sobre ele, acho que gosto um pouco mais desse agora ^^")

• Yumiko Seki


Ahhhhhh, mas zoar gaijin é bom demais.

Esse é bem divertido, e tem uma cara desses videos institucionais que você veria em alguma companhia aérea. Em resumo, o video fala do Japão com várias visões distorcidas pelo ocidente.  Acho também muito acertado a escolha da Yumiko, que tem essa aura de ojou-sama. Por aqui seria o que chamariamos de princesinha, eu acho. Ela interpretou bem esse papel tradicional, que é uma visão muito comum pra cá.

Shoyo em tudo, sushi no café da manhã, pessoas usando kimono no dia-a-dia, sumo como esporte nacional (vou admitir que ri de verdade na parte do Sumo Champions League). Eles levaram tão a sério, que esse PV já vem com legenda em inglês. Acho que levaram a sério a ideia do video institucional.

Ah, claro. Não acho que houve nenhum desrespeito no geral, antes que alguém pense ou pergunte. É um japonês fazendo uma leve auto-zoação, brincando um pouco com a ignorância de alguns pra cá. Acho especialmente legal como eles ironizam essa ideia que as pessoas tem de o Japão ser um país extremamente 'tradicional', quando isso não é totalmente verdade faz um bom tempo.

• Tamura Hono


Ah, ok. Chegamos em um dos que eu menos me interessei no geral.

A Tamura é bem legal, mas achei a ideia do date sim bem chata. Não achei bom nem como piada, então foi um tanto neutro pra mim.

Entendo quem gostou por achar fofo ou algo do tipo, não vou dizer que não é, mas essa nem é muito a minha. Então eu fiquei só bem... entediado com esse aqui. Poderia ter sido engraçado ou algo assim, mas pelo jeito foi feito pra capturar o coração de quem já gosta da Tamura.

Isso eles devem ter conseguido.


• Matsuda Rina


Eu não sabia bem o que esperar do PV da Matsuda, sinceramente. Primeiro porque a fama dela de ser mediana em tudo não parecia ser algo que seria usado, e também não esperava uma historinha muito bonitinha vindo dela. No final, foi historinha bonitinha e foi muito bom.

Acho que esse talvez seja o que melhor utilizou as ideias gerais do que um PV deve ter. Ele é um pouco ancorado na realidade, de forma que dá pra imaginar a que a história contada é algo que pode ter acontecido com a própria Matsuda, enquanto mostra uma história bonita acompanhada de uma boa música. Uma música com muito potencial eu diria, eu não imaginava que ela tinha essa voz adocicada.

A gente descobriu meio recentemente que a Matsuda tem talentos musicais, e ela levou a sério pra usar isso logo de cara. Isso acompanha a história de despedida de alguém sem muita autoconfiança, ao ponto de ir se apresentar na escola sozinha, e que está partindo pra longe pra tentar a vida de idol.


Que orgulho da nossa ex-banqueira e atual vice capitã. 

Também tem uma seleção muito boa de filmagens e fotos, que acho que valem por si só. 

• Morita Hikaru


Esse é um que tenta se escorar mais na própria história, e bem, isso tem seus prós e contras.

O lado positivo é: se você comprar aquela história, você gostou do MV.
O lado negativo é: se você não comprar aquela história, você não gostou do MV.

Acho que infelizmente estou mais no meio do que qualquer coisa. Porque ao contrário do PV da Rikopi que eu não consegui nem entender bem o objetivo, esse dá pra pegar com clareza o que ele quer passar. Só não é nada lá muito interessante, sinceramente. E juro que tentei gostar mais dele.

Acho que a mensagem é até positiva.

Desculpa Runrun.

• Endo Hikari


"Ah, mas você falou que a Kousaka não mostrou a que veio, e a Hikari hein? E a Hikari?"

Aqui é onde eu passo um pano, assim como sempre passei pra Berika (parem de ensinar palavras para a Berika, inclusive). Eu acho que o fã tem que proteger as idols quietinhas dessas pessoas extrovertidas que tão o tempo todo querendo que elas falem.

O PV da Hikari cai em uma categoria próxima a da Hono. Embora seja algo muito mais abstrato (talvez essa seja a palavra). Eu não sei exatamente qual era a mensagem disso de "comprar memórias" de outras pessoas, mas acho que era esse o objetivo geral desse PV.

Acho que o que eu posso comentar é mais sobre a Endo. Eu acho que ela ainda vai ter mais oportunidades no futuro, quando ela estabelecer um personagem. No momento ela é a idol quietinha que dança muito bem, e isso por si só pode ser pouco. Espero que ela se encontre e ganhe uns PVs mais interessantes. 

• Onuma Akiho



Eu elogiei o PV da Inoue por ser caótico como ela, então vou repetir esse pra Akiho. É completamente viajado, assim como ela. É quase impossível assistir e não terminar pensando "O que foi que eu acabei de assistir?"

Eu nem tentarei interpretar isso aqui, porque acredito que eu seja limitado para tal. Então vou me limitar a parabenizar que algo desse tipo tenha sido autorizado a ser produzido.

Sem mais.

• Masumoto Kira



Eu não esperava que o PV individual da Kira fosse ela sendo normal. Acho que foi MAIS estranho do que ela sendo maluca, que é o padrão dela. 

No final, acho que foi uma bela chance perdida. Não sei se ela queria dessa forma, mas acho que se eles deixaram a Akiho fazer um clipe completamente viajado, a Kira poderia ter feito muito provavelmente o que ela quisesse. 

Uma pena.

---

Acho que no geral o saldo desses PVs foi positivo. Tem alguns neutros e que não agradaram a mim, mas eu consigo imaginar as pessoas gostando deles por outros motivos. Não é nada definitivo, mas como eu sempre digo, a única opinião que eu posso dar é a minha.

Então vamos tentar rankear eles por ordem de preferência:


1 - Inoue Rina
2 - Takemoto Yui
3 - Yumiko Seki
4 - Matsuda Rina)
5 - Kousaka Marino
6 - Yamasaki Ten 
7 - Moriya Rena 
8 - Fujiyoshi Karin

9 - Ozono Rei
10 - Onuma Akiho 
11 - Morita Hikaru 
12 - Endo Hikari 
13 - Matsudaira Riko 
14 - Tamura Hono 
15 - Masumoto Kira

Postagens mais visitadas deste blog

Eu Ainda Gosto dos CDs

Recomendações Alheias