Sakurazaka46 Sort #2022


Eu queria alguma coisa mais dinâmica para escrever um pouco, mas também não queria fazer alguma análise igual tenho feito nos textos dos post-mortem. Apesar da qualidade deles serem bem duvidosas, eles exigem um tempo de dedicação maior do que do que um texto aleatório. Em resumo, eu queria ter a oportunidade de escrever alguma coisa de pouco esforço mantendo sempre a baixa qualidade dos outros textos.

Por isso eu decidi que vou fazer um sort do Sakurazaka46 e comentar alguma coisa em cima disso. Para quem não está familiarizado com o que é um sort, eu vou tentar explicar brevemente.

Existem alguns sites que fazem isso, e em resumo ele coloca confrontos entre os membros e você tem que escolher qual dos membros você prefere. No final, baseado em cada uma dessas "batalhas", ele vai te dar uma lista final dos seus membros favoritos.

Você escolhe quem você mais gosta clicando na foto da menina. 

Dica para quem for fazer o sort: Não use a opção de empate! Ela realmente embaralha muito as posições, e não por surpresa você vai ver algumas coisas bem esquisitas no seu resultado! Por isso, sai de cima do muro e sempre vote em alguém.

Para quem quiser fazer, eu tenho utilizado esse site (em japonês) para fazer. Ele também tem dos outros grupos Sakamichi e também é possível fazer o mesmo com as músicas. Eu talvez faça no futuro um post desses com meu sort do Nogizaka46, mas vai ficar para outro momento.

A minha ideia com isso, é fazer esse sort por agora e mais perto do final desse ano. Quero ver o quanto minha opinião com relação aos membros vai mudando ao decorrer de 2022

Obs: Eu decidi já tirar a Watanbe Rika, Moriya Akane, Harada Aoi e Watanabe Risa, já que duas já graduaram e duas estão de saída no final deste single.


(Escrevi tudo isso antes de fazer, daqui pra frente é tudo novidade até pra mim)

- RESULTADOS



Acho que antes de começar a falar sobre qualquer coisa, acho que dá pra notar pelo conteúdo do blog que eu gosto bastante do grupo. Então estar embaixo não significa que eu não goste da pessoa em questão, e sim que simplesmente que tem gente que eu gosto mais.

O fundo da tabela começa com dois casos bem opostos. Vamos começar do final, pela Onuma. Acho que minha relação com ela é de que ela ainda não quebrou completamente a casca dela, e o tipo de humor que ela é capaz de fazer depende muito de ela se soltar completamente. Acho que ser doida e tímida ainda não me fez ver o verdadeiro potencial dela ainda - mas acho que tem muita coisa legal pra vir dela, e nos relampejos dela se soltando, ela manda muito bem.

A Kosaka, embora um pouco acima, me deixa mais em dúvida. Primeiro porque ela é junto com um outro membro que aparece mais pra frente, a pessoa que menos saiu dessa casca de tímidez que alguns membros vem quando começam no grupo. Ela ainda parece extremamente envergonhada de fazer certas coisas, e embora isso seja claramente a personalidade dela, ela não demonstra que vai muito além disso. Ao menos não por enquanto.

A Kira é um caso de estudo, certo? Ela sempre adiciona muito nos variety, e não é atoa que ela é uma das que mais chama a atenção de quem começa a assistir o Soko Saku. Ela é realmente muito divertida, e eu não sei ao certo o motivo pelo qual eu não me apeguei tanto. Acho que é porque nessa lista eu também valorizo bastante outras qualidades (performance, carisma e o meu gosto pessoal, é claro).

A Uemura talvez fosse, na lista original da primeira geração, o membro do qual eu menos tinha qualquer sentimento. Sério, acho que ninguém eu sentia tanta neutralidade - e isso não mudou muito, pra ser sincero, eu ainda não saberia o que fizer sobre ela. A Fuyuka também não era dos membros que eu mais gostava, mas acho que ela melhorou muito as participações dela desde que a segunda geração começou a participar. Ela sempre tem guardado um comentário sarcástico ou uma observação pontual pra fazer, sobretudo quando o assunto são os bastidores. 

--


Olhando os nomes, essa parte da lista me assusta um pouco. Porque aqui já temos nos excelentes, e é nesse momento que eu lembro que o grupo só tem 21 membros. Com esse tanto de membros é impossível não cometer algumas atrocidades, então vamos tentar entender algumas delas.

Koike. Eu acho a Koike uma das idols mais bonitas desde sempre, e isso é só um fato. Nos programas acho que ela se castiga um pouco por ser silenciosa, mas quando ela é requisitada ela entrega bem as coisas. Acho que ela certamente vai melhor com quem tem mais apego ao estereótipo de idol mais tradicional. Se esse é o seu gosto, é o caminho para se tomar.

Eu acho que o sort foi um pouco injusto com a Tamura, porque eu acho que gosto mais dela do que esse ranking expressa. Ela sempre entrega ótimas performances, como a gente viu em Nagaredama, e também entrega sempre boas situações nos variety. Acho que esse é o exemplo máximo de pra cima tem gente que eu gosto mais, mas eu gosto bastante de você também.

A Moriya Rena é um caso mais recente, eu não entendia muito o apelo dela. Claro, todo mundo sabe que ela é muito bonita e tem um potencial de modelo muito grande. Eu pessoalmente não me apego muito a isso, e só comentei da aparência da Koike, não é algo que eu pessoalmente uso pra julgar nada com relação as idols. Ninguém vai se hipócrita de dizer que não olha pra aparência das pessoas, mas é sempre bom lembrar que nesses grupos a aparência é um dos pontos pelas quais elas são escolhidas, então a média costuma ser alta. Algumas podem até não encaixar no seu gosto, mas muito raramente não vai encaixar pra ninguém.

Completando o caso da Rena; ela é bem versátil, e gostei bastante disso nela. Ela sabe fazer personagens idiotas como ninguém, e também tem participado bem dos programas (dentro e fora do grupo). Em uma situação normal, ela estaria mais pra baixo, mas como ela mostrou uma evolução muito boa, acho que votei mais nela por causa disso.

A Ozeki sempre carregou com ela de ser um personagem estranho, e acho que ela até ouviu muitos comentários maldosos sobre isso. Nem vou perder meu tempo com quem fazia esses comentários sobre aparência, mas acho que essa imagem ficou na cabeça de muita gente, e não sei se as pessoas gostam muito de serem lembradas como estranhas. Se o Sakurazaka46 te permitiu dar um reset mental, acho que hoje ninguém tem essa percepção dela que não seja um vestígio da memória do Keyakizaka. Ela hoje é até meio... elegante, eu diria. Ela pontua bem o programa, e tem um personagem bem estabelecido. Acho que dão pouco crédito pra Ozeki no geral, e é o tipo de pessoa que todo mundo vai ficar MUITO chateado quando anunciar que está de saída do grupo.

Karin. Eu sou muito fã da Karin como center, e acho que agora ela está no caminho para ser um pilar do grupo. Acho só que o passo para trás que ela deu em Nagaredama fez com que ela perdesse um pouquinho do brilho, acho que até naturalmente pela decepção que ela sofreu, mas ela conta com um bom suporte. Digo suporte porque os MCs e outros membros sabem explorar a personalidade fechada dela e fazer humor com isso, e ela se beneficia bem desse aspecto - acho que ela se deu bem pela soma dos fatores.

--

Chegamos na metade de cima, e aqui é onde fica bem congestionado. Votar nessa parte de cima é bem difícil, e não sei se eu concordo com todas as posições, mas não estou decepcionado.

A Hikari tem problemas sérios com o personagem dela. Personagem porque todas as idols são um personagem, embora o personagem costume ser bem próximo da personalidade real, para que você consiga manter isso o tempo todo. No caso dela, qual é o personagem dela? Acho que ninguém sabe bem (nem ela), mas acho que todo mundo acha ela uma menina muito boazinha, fácil de chorar e que manda muito bem nas performances. Eu coloquei um peso maior nisso, porque acho que ela é tecnicamente a melhor dançarina do grupo, e eu não podia ignorar isso - sério, reparem mais nela, ela manda muito bem nisso. Espero só que ela consiga melhorar a parte de apresentação, ou ela pode ser mais um dos membros que é muito bom na parte prática (shows, apresentações, etc) e que vai sempre amargar a impopularidade por não saber se apresentar bem pro público.

A nossa center original é muito boa. Acho que ninguém do grupo é tão entrega garantida quanto a Morita, em nenhum departamento. Ela não é a melhor dançarina, nem a melhor cantora, nem a mais engraçada, mas se você precisar de alguém que vai entregar ótimos resultados em qualquer dessas categorias, ela é a sua escolha. Acho que essa capacidade de ser boa, excepcional as vezes, em tudo faz ela difícil de não ser uma das mais populares. Acho que ela adquiriu aquela aura de center que faz com que você esteja sempre em evidência mesmo quando a atenção não está em você.

Sobre a Kobayashi, eu hoje gosto muito mais dela do que eu costumava gostar na época do Keya. Acho que ela hoje se mostra melhor sendo uma das lideranças, e também sendo uma das melhores (se não a melhor) cantoras do grupo. Ela também já tem personagem bem estabelecido, e é um membro bem confiável pro que você precisar - acho que um dos talentos mais puros do grupo, e fico feliz que tenha voltado sem maiores problemas para o grupo.

Habu. Acho só que ela é uma pessoa que se destaca sempre, e não falo pela altura. Todas as pessoas sempre acham ela uma das mais legais, com esse estilo que vai de modelo a ikemen em poucos segundos. Além claro de fazer todo mundo rir sempre - acho que a Habu talvez não se destaque em tantos departamentos quando os outros membros, mas ela tem algo que faz as pessoas gostarem dela. Acho que esse item holístico é o que chamam de carisma.

O caso da Takemoto é um pouco diferente, porque acho que ela está no seu melhor quando está interagindo com os outros. Existe um certo apelo no bullying amigável que é praticado com ela, e principalmente na forma como ela abraça essas situações. Acho que nenhuma outra menina abraça tanto as derrotas quanto ela, e acho que ver ela sendo premiada com senbatsu tem um apelo bem legal.

No caso da vice capitã Matsuda, acho que tem mais a ver com a liderança dela dentre as meninas da segunda geração. Aqui é onde a lista se perde um pouco, porque nos tempos de Keyakizaka46 ela era minha segunda favorita do grupo, durante um certo período. Eu sinto que ela é um membro que sempre abre o caminho para as outras, e assim como a Takemoto ela também abraça as piadas recorrentes com ela. Ela foi (e continua sendo, de certa forma) o membro da segunda geração que mais dava a cara pra passar vergonha, mesmo que isso signifique passar vergonha as vezes.

--



O topo da tabela, por incrível que pareça, pra mim teve divisões bem mais claras do que as outras partes. Acho que porque aqui eu conheço elas em mais detalhes e acompanho elas um pouco mais de perto, incluindo os trabalhos fora do grupo. Isso facilita enxergar até onde eu gosto de cada uma.

Acho que a Sugai é o membro que universalmente vai bem na lista de quase todas as pessoas. Nossa capitã passou por mais perrengues do que qualquer menina rica esperava na vida dela (eu ainda tenho péssimas lembranças do anúncio do fim do Keyakizaka). Já vi algumas vezes pessoas que questionavam ela como capitã, e até apontavam que a Akane provavelmente seria melhor nisso. Eu entendo de onde vem esse pensamento, mas acho que é um pouco ingênuo achar que as coisas se desenrolam assim dentro do grupo. Até hoje eu não consigo associar nada de errado do grupo com a postura dela, e acho que ela lidera o grupo sem precisar fazer alarde. 

Se pensarmos em todos os problemas do grupo, é bem difícil encontrar um elo onde falta de liderança interna tenha sido o problema. Todos os problemas eram maiores, ou vinham de cima. Acho que ela tem um charme universal, agradável e que sabe sair do que nós esperamos dela. Ela tem um senso de humor quase infantil, mas existe algum apelo em ter uma capitã cabeça-de-vento.

Não sei exatamente explicar sobre a Ozono, mas ela tem um ar sarcástico muito bom. Ela não só é bem articulada, mas ela sempre parece estar tramando algo. Eu duvido muito que ela esteja, mas o sorriso dela me dá sempre essa impressão. No mais, ela é bem criativa quando exigida e parece ser uma pessoa muito agradável nos bastidores. Uma pessoa que tem medo de bolas quicando, mas tudo bem.

Ah, claro, sempre me perguntam da Seki. Eu também não sei exatamente explicar, mas a história da Seki é bem diferente. Não só a gente sabe que ela é bem rica (assim como a Sugai), mas a gente consegue até encontrar as origens dessa riqueza toda. Há uma certa ironia em vê-la fazer as coisas de idol sabendo de todos esses detalhes. No caso dela, é como se estar dentro daquela conchinha fosse a parte mais legal da personalidade dela. Eu fico um pouco triste, porque eu sinto que a gente não vai ter a Seki por tanto tempo no grupo, é como se fosse realmente só uma aventura de tempo limitado. 

Rina-Rina. Acho que junto a Masumoto, a Inoue é a membro mais desinibida de todas. Ela tem seus pares onde ela encontra suas melhores formas (Seki e Takemoto, principalmente), mas ela se garante muito bem sozinha. Ela é por si só muito engraçada, e quase sempre parece um pouco avariada da cabeça. Avariada na quantidade certa, eu diria. Acho que descobrir que ela também tem boas habilidades musicais me fez gostar mais dela também.

Ten-chan. Acho que essa era bem óbvia, mas acredito que vale a pena tentar explicar. Acho que a parte mais impressionante é que eu realmente já tinha ela como favorita nos finais do Keyakizaka46, quando ela tinha bem menos apelo do que agora. Ela era uma adolescente que parecia mais um...adolescente. A Ten do Sakurazaka46 tem bem mais apelo, é mais aberta e pelo jeito já deixou pra trás alguma etapa da vida dela. Acho que essa mudança fez ela se abrir mais, e a obrigação de representar o grupo melhorou muito a performance dela. Acho que no final, estar acompanhando a saga dela desde o começo conta bastante, porque nesses três anos já deu pra ver um crescimento grande em todos departamentos.

Acho que talvez seja o membro que a mudança do Sakurazaka46 fez mais bem. Ter gente pra ajudar a não jogar muita responsabilidade pra uma adolescente também é um ponto para ser avaliado.


---


Isso ficou muito maior do que eu esperava.


Postagens mais visitadas deste blog

Eu Ainda Gosto dos CDs

Recomendações Alheias