Conteúdo de fãs (YouTube)


Acho que todo mundo que se envolve com mídia japonesa de alguma forma acaba tocando as extensões das mídias que consome. Se você consome anime, de longe a forma mais popular, é muito provável que em algum momento você tenha lido algum fanzine, fanfic ou simplesmente tenha perdido muito tempo vendo fanarts das obras que você mais gosta. Isso quando não é você mesmo produzindo elas.

Pessoalmente, tem obras que eu gosto mais pelos conteúdos dos fãs do que pela obra em si. Se eu pudesse tiraria foto com todos os cosplayers de Boku no Hero, embora eu não seja tão fã da obra original. Acho que eles capricham muito nos visuais e na caracterização, e eu consigo enxergar um valor enorme nessas coisas. Em resumo, eu adoro quando os fãs conseguem transformar o amor deles em alguma forma de arte.

Por isso, nesse post eu queria falar de alguns canais que eu pessoalmente gosto, e que produzem conteúdo artístico de alguma forma. As formas como os fãs de idol se expressam são um pouco diferentes, mas há intersecções em diversos pontos. Nesse post não vou incluir canais que cobrem especificamente noticias, lançamentos e reviews - um dia eles ganham o post deles (eu espero), embora eu vá abrir uma exceção para viagens (oi?).

Esses são canais que eu gosto bastante de ver, e acredite eu gosto bastante de ver esse tipo de conteúdo no meu tempo livre (as vezes não tão livre, mas eu vejo nessas horas também).

--

O canal ひつじ (Hitsuji) talvez seja o meu favorito relacionado aos conteúdos desse tipo, porque apesar de ser relativamente pequeno (menos de 10 mil inscritos atualmente) ele foi um dos que me apresentou a esse tipo de conteúdo na época. Como assim tem fãs que tentam recriar os MVs com a maior fidelidade possível? E fãs que criam os próprios figurinos e aprendem a coreografia por conta própria?

Embora tenha um outro canal (citado mais adiante) que consiga atingir um nível impressionantemente maior de fidelidade, eu acho que há algo de incrível na simplicidade de tentar recriar as coreografias em cenários similares, ou que pelo menos passem uma sensação bem similar aos originais. Em quase todos acho que há inegavelmente o sentimento do original.

Posso ser eu pensando demais sobre, mas é normal que esperemos esse cuidado de profissionais, mas são fãs que entendem tanto do que eles gostam, que podem simplesmente fazer as escolhas certas sobre o que eles gostam.



Esse canal também tem vídeos de costura, com os uniformes dos grupos. Esse acima é sobre o uniforme de Kitai Shitenai Jibun do Hiragana Keyakizaka46. Acho que essa parte técnica, junto com os covers é minha parte favorita dos conteúdos de fãs (um padrão que vai seguir adiante nessa lista), e parece um ótimo hobby para se ter. Admito que vendo essas coisas eu penso que eu adoraria saber costurar de verdade (e não só fazer uns remendos). 

Esses vídeos de elaboração de uniformes frequentemente incluem os desenhos, tecidos, ferramentas e afins. Embora não seja um vídeo passo a passo, ele mostra bem o processo de uma forma resumida. Afinal, no caso desse canal os vídeos de performance são o foco - e os de costura, os de como chegar lá.


Reprodução do TYPE-D de Kaze ni Fukaretemo.

Boa parte das versões tem algumas cenas gravadas nos mesmo lugares das cenas da versão original. Eu sei que o Japão não é um país tão grande, mas isso muito provavelmente significa viajar em diversos desses casos. Esse padrão se repete em várias das versões delas - e quando tem versões onde a emoção é mais importante que ambientação (como Kuroi Hitsuji) elas entregam demais também.

Esse canal é meio que um microcosmos desse tipo de conteúdo na internet. Ninguém jamais vai ficar rico com isso, é realmente por amor, e certos conteúdos tem muito mais visualizações que outros - como é o caso dos covers, enquanto os videos de costura tem muito menos visualizações. Acho que é esperado, de certa forma.

Esse canal em específico tem uma conta pessoal do twitter associado ela na guia Sobre. Você pode encontrar a dona do canal (e quem quase sempre aparece em destaque nos vídeos) por @pf_kan. Bom lembrar que é uma conta pessoal (aparentemente) então se alguém gostou prestigie o canal dela ao invés de chamá-la no privado ou algo assim - na descrição do canal há o texto "Não respondo, mas leio todos os comentários. Obrigado pelo feedback."


--


O canal seguinte é um pouco mais famoso, embora não tenha muito mais inscritos que o anterior. Os vídeos entretanto, tem bem mais visualizações. O canal 榎坂46 (Enokizaka46) é muito provavelmente o mais próximo de uma super produção de fãs que nós temos sobre o assunto. A maioria dos covers tem dezenas de meninas participando, e acho que elas tem sofrido do sucesso ao ponto de que elas tem usado versões distorcidas das músicas na maioria dos covers para não levarem aquele ban esperto do YouTube (algumas elas não usam, então imagino que a essa altura já saibam quais dão problema).

Isso significa claro, que a versão definitiva é dar os seus pulos para sincronizar a versão original da músicas com a performance delas. Eu adianto - é sempre muito bom e muito impressionante tecnicamente. As roupas são sempre perfeitas, e as locações também sempre lembram muito os cenários originais (embora algumas eu não tenha certeza se são os lugares originais ou não). Elas costumam fazer uma dance version e uma versão MV - e não posso negar que uma é mais incrível que a outra.

Esq. Enokizaka - Dir. Hinatazaka46. Tiveram cuidado até com a tipografia.

Dando os contornos de super produção, eles sempre listam a equipe na descrição dos vídeos - e olha, não fica muito atrás da produção de vários grupos de idol que eu conheço. Inclusive, na sessão Sobre no YouTube elas dizem que aceitam trabalhos relacionados a dança. Não dá pra negar que elas merecem muito pelo que elas fazem aqui.

Esse definitivamente é o canal que você tem que mostrar para alguém interessado no que os fãs podem fazer com relação a performar suas músicas favoritas. É um nível de capricho difícil de alcançar, mas acho que é ótimo que tenhamos alguém com um padrão tão alto para ter como parâmetro.

Além do YouTube você pode encontrar elas no Twitter e Instagram.

--


Depois de passarmos pela super produção, vamos voltar a um mundo mais próximo da nossa realidade. O canal da Bruna (ブルーナ) é talvez o que você veja e sinta mais proximidade dentre esses todos, porque acho que ela consegue expressar bem as coisas que os fãs tem de especial. É claro que as coisas mais produzidas sempre chamam mais a atenção, mas no final das contas isso nunca foi o proposito de fazer esse tipo de coisa - no fim sempre foi de se sentir mais próximo daquilo que você gosta. Se fosse só pela produção, todo mundo simplesmente assistiria a versão original e ficaria satisfeito.

Aqui cabe um disclaimer importante, que é que eu conheço a Bruna. Talvez eu não conhecesse o canal dela se não fosse pela coincidência de termos amigos em comum, mas eu fico feliz que essa coincidência aconteceu, sinceramente. Acho que principalmente porque no fundo o que eu mais tenho com os fãs que fazem esse tipo de conteúdo é admiração, por gostarem tanto dos grupos que são capazes de ultrapassar vergonha ou qualquer medo de ser julgado (ainda mais na internet). Em seguida vem o outro tipo de admiração, que é a parte da habilidade em si - dançar, se expressar e por ai vai.

O canal é mais focado em coreografias (principalmente do Hinatazaka46), e a cada vídeo tem ficado mais produzido - então acho que pra qualquer um que vá começar a acompanhar daqui pra frente, a tendência é ficar ainda melhor. Há vídeos com o uniforme da coreografia correspondente, que foram feitos, segundo a descrição, pela mãe dela! 

Você encontra as redes sociais na aba Sobre no YouTube,

--

Esse é um canal bem pequeno que eu conheci bem por acaso nos recomendados no YouTube, de um tipo de conteúdo que eu ainda quero explorar mais. O canal The Sunset Raider é o canal de um fã que grava suas viagens, seja para concertos ou para lugares onde houve gravação de videoclipe.

Apesar de ser um canal tão pequeno, ele tem legendas em inglês e é bem detalhados nas descrições. No vídeo acima por exemplo, ele visitou o local onde foi gravado o videoclipe de W-Keyakizaka no Uta. Eu acho esse tipo de conteúdo bem interessante, porque eu já conhecia esse segmento de viagens por parte dos animes - é bem comum que quem visita o Japão acabe visitando alguns lugares famosos que apareceram em animes (como a escadaria de Kimi no na Wa).

Esse conteúdo acaba sendo até mais interessante para nós que estamos tão longe, afinal visitar o Japão não é como ir na esquina. É um conteúdo até relaxante eu diria, e pra ser bem sincero eu veria bem tranquilamente um vídeo do trajeto inteiro sem edição (embora eu saiba que a maioria das pessoas não veria). Existe até um segmento de vídeos no YouTube de pessoas que simplesmente andam filmando a sua cidade durante a rotina, pra que outras pessoas possam conhecer como é por uma outra ótica que não seja a do turismo.

Certamente tem outros canais mais dedicados a isso, mas em algum momento da minha vida eu vou poder dizer que esse foi o primeiro que eu conheci.

--


O canal da すーみん (Suumin) é um dos mais focados na coreografia, mas não na performance em si. Basicamente todos os vídeos são lições de como fazer as coreografias - e ela consegue fazer eles ficarem bem interessantes mesmo pra quem não tem intenção de aprender.

Digo porque pra quem é leigo (como eu) as vezes é um pouco difícil de entender o quão complexo as coreografias são - e é nesses vídeos que a gente é capaz de entender o quanto de dedicação essas músicas precisam pra serem executadas tão perfeitamente ao vivo. Então, além de ser ótimo para quem quer aprender, também é ótimo pra quem simplesmente quer entender um pouco o quão complexo essas coreografias são.

O canal também é bem amigável para quem não entende tanto de japonês, e dá pra ver e entender bem sem entender tanto assim. Esse canal é o mais popular de todos que eu comentei até agora, e boa parte dos comentários do canal são de pessoas que falam que deram uma chance para a coreografia por causa dela - ou até alguns que falam que o canal dela é o favorito dos filhos, dentre outros comentários positivos. Acho que ela com os vídeos bem detalhados ajudou muita gente a aprender as coreografias - que podem ser difíceis de aprender apenas vendo as performances, embora muita gente consiga e até prefira dessa forma. Infelizmente o aprendizado varia pra cada um.

Ela também lista os equipamentos e as roupas que ela usa para fazer o vídeo, caso alguém se interesse nessa parte (geralmente cara) do hobby.

Você pode encontrar ela no Twitter, TikTok e no Instagram.
--


Boku wa yada! O canal Kenji Sebastian não é especificamente sobre idols, embora lá tenha vários exemplos, mas eu escolhi esse canal como representante do gênero. Eu também gosto muito dessas versões alternativas das músicas, como essa versão orquestrada de Fukyouwaon ai em cima. Eu gosto de pensar em como os arranjos foram trocados e como ainda assim eles conseguiram adaptar tão bem.

Se sempre tiver uma versão com instrumentos e uma versão sintetizada, eu sempre vou escolher a instrumental. Embora cada caso seja um caso, acho que os instrumentos ainda tem um algo a mais que os efeitos digitais não conseguem capturar. Isso claro não é dizer que eu não gosto de música EDM, e que não tenha grandes músicas que utilizem.

Como eu comentei mais acima, esse canal foi escolhido como representando. Existem diversos fãs que fazem covers, seja instrumental ou de canto das músicas e que valem a pena serem explorados - nesse caso, são literalmente centenas deles e eu mesmo não conheço nem a metade deles, com diversos níveis de popularidade.

Esse canal vale ser explorado como um todo, eles tem uma variedade incrível de músicas e algumas das minhas favoritas já foram tocadas por eles. Ah sim, vale mencionar que nesse caso são todos estudantes - guiados pelo maestro que conduz a música e o canal no YouTube.


--

Acho que a parte mais bonita disso tudo é como há uma variedade de habilidades para demonstrar o amor que cada um tem pelo grupo e pela música. Há quem prefira dançar, costurar ou cantar - e tudo isso exige uma habilidade específica, e eu gosto de pensar que em alguns casos foram esses gostos que ajudaram a despertar essas habilidades nessas pessoas.

Eu pessoalmente não tenho essas habilidades especificas, então espero que esse post ajude pelo menos alguém a chegar a quem tem alguma. Adoraria conhecer mais, então se quiser me indicar algo sinta-se livre (aqui ou no twitter, o que lhe for mais conveniente).




Meu professor de português estava certo



Obrigado por ler!





Postagens mais visitadas deste blog

Eu Ainda Gosto dos CDs

Recomendações Alheias