[POST MORTEM] Sakurazaka46 - Samidare yo



No último post eu fiz um epitáfio do terceiro single Nagaredama, do Sakurazaka46. Pela primeira vez esse post vem não após o anúncio de um novo single, mas dessa vez com o anúncio de um novo álbum! Como sempre, esse post pretende ser um pequeno demonstrativo do que foi essa era "Samidare yo".

Eu sempre espero que esses posts sirvam de alguma forma para que eu possa voltar daqui um bom tempo e lembrar um pouco de como foi essa época - sobre as músicas, concertos, uniformes, MVs e qualquer outra coisa que pareça interessante.

"Samidare yo" viu a primeira cerimônia de graduação do grupo, e a iminente saída de alguns membros. Watanabe Risa já partiu com sua cerimônia de graduação (que eu comento mais adiante), e também já temos programadas as graduações de Harada Aoi e da Ozeki Rika (ambas no W-KEYAKI FES)

Uma época de muitas mudanças, que se estende ainda mais com o anúncio das audições para a terceira geração do grupo. 


Visto o recente fluxo de graduações, era mais que natural que o grupo tivesse novos membros muito em breve. É bem normal sentir um pouco de apreensão quando há esse tipo de evento dentro grupo, porque acho que o status quo era... agradável, na medida do possível. Acho que a entrada da segunda geração foi talvez uma das melhores coisas que já aconteceram com o grupo, e espero que a terceira geração tenha um efeito positivo desse nível.

Sempre lembrando que todos os comentários aqui são só opiniões de um fã. Eu não sou crítico musical muito menos entendido em nenhum dos assuntos aqui falados (no que eu sou entendido no final das contas? Acho que nada).

Sakurazaka46 - Samidare yo

Tracklist:

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3ª: Takemoto Yui, Matsuda Rina, Inoue Rina, Habu Mizuho, Seki Yumiko, Uemura Rina, Ozono Rei
2ª (Saku8): Moriya Rena, Koike Minami, Watanabe Risa, Kobayashi Yui, Fujiyoshi Karin
1ª (Saku 8): Morita Hikaru, Yamasaki Ten (c), Tamura Hono


Acho que talvez esse tenha sido o senbatsu mais satisfatório pra mim, pelo menos no quesito dos membros que eu mais gosto. Não só minha favorita acabou como center, como algumas meninas que eu gosto acabaram entrando nas beiradas do senbatsu, mesmo com pouco destaque. Ataque de favoritismo aqui mas: colaborem com a Inoue/Seki/Takemoto/Ozono Foundation!

Inclusive tive oportunidade de parabenizar a Inoue no Meguri do grupo. Ela ficou bem feliz e agradeceu também.

Dito isso, é importante dizer que essa não era a minha aposta inicial. Eu apostava na escolha da Kobayashi como center para esse single - e não passou nem perto. Eu acreditava que após três singles seguidos com centers da segunda geração, alguém da primeira teria a oportunidade de ser center. Dentre os membros que restaram da primeira geração, acho que os que tem perfil de center são apenas a Kobayashi e a Koike. Acho um pouco difícil para a Koike (mas torço pra estar errado de novo).

Ah claro, não poderia deixar de comentar a ausência da Sugai no senbatsu. A primeira reação de todo mundo foi ficar preocupado - e bem, não estão totalmente errados - mas a princípio a razão foi o envolvimento dela com o musical Curtains. 

As outras duas centers eram as esperadas. Morita é a única que não saiu do trio da frente em nenhum single, enquanto a Hono foi a center do single anterior e não faria o menor sentido jogar ela pra trás. A escolha da Ten era de fato a mais segura, já que ela havia sido center de outras B-Side anteriores, e é sem dúvida um membro que ainda deve permanecer por um bom tempo no grupo. Acho que o trio da frente é de fato quem deve liderar o grupo pelos próximos tempos, embora eu ainda insista em incluir a Kobayashi nessa categoria (alguém lá dentro não concorda muito comigo pelo jeito).

Apesar de todas as saídas vindouras (Harada, Risa e Ozeki) apenas uma vaga se abriu no senbatsu. Acredito que não devemos ter a terceira geração mesmo no próximo single, já que a audição e treinamento das meninas levam alguns meses) e isso significa que o quinto single provávelmente vai ser a última oportunidade de algumas fincarem o pé no senbatsu. Veremos quem vai conseguir.

Última coisa a comentar: Moriya Rena. Ela entrou no Sakura8 nesse single e tem tido muito destaque em programas de TV, além dos próprios programas do grupo. Acho que já comentei isso, mas é sem dúvida o membros mais ascendente do grupo..

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1. SAMIDARE YO

Eu colaborei com a legenda em português desse MV no HinabeSubs.

Admito que levei um certo tempo para gostar de "Samidare yo", mesmo tendo como center a minha favorita do grupo. Acho que um pouco disso vem do fato de ela não ser uma música tão marcante ou representativa como Nagaredama, embora isso não signifique nenhum um pouco que ela não seja uma boa música.

Certamente, se comparado as três outras faixas-título (Nobody's Fault, BAN e Nagaredama) essa talvez seja a música com menos apelo para mostrar para alguém que está se iniciando no grupo. Certamente não é a primeira música que eu mandaria para um amigo que desconhece, por exemplo. Tudo isso, entretanto, é apenas um detalhe com relação a música.

A música é boa, e acho que ela fica melhor quando você vê o MV e a letra. Acho que há um significado intrínseco e bem bonito nos dois - a música tem um estilo bem relaxante, e acho que na combinação de imagens, letra e música passa bem um clima de chuva do começo do verão. 

A letra utiliza das metáforas das chuvas do começo do versão ("Samidare" é como as chuvas, geralmente do começo de Maio, são chamadas) para falar de situações e sentimentos da vida. Há um trecho muito específico que me lembra um filme que eu gosto bastante:

Não há chuva que continue para sempre
Todos dizem isso
Isso é realmente verdade?
Me sinto atraida por você mais e mais.
A primeira linha me lembra uma frase bastante repetida no filme The Crow/O Corvo, de 1994. Essa frase é baseada na música "It Can't Rain All The Time" de Jane Siberry. No filme a frase é usada no contexto de que nenhum sofrimento é eterno - já que o filme é sobre um personagem que volta dos mortos para (e somente para) se vingar daqueles que causaram sofrimento a ele e a sua esposa.

"Samidare yo" embora mais ensolarada do que qualquer frame de "O Corvo", certamente compartilha uma visão similar, e até mais otimista dessa mesma frase. A música lida com a expectativa trazida por esse sentimento, como nos versos:

Então, chuva do começo do verão, é depois que a chuva para
A sensação de amor cresce
Eu olho para o céu sabendo que nada mudou
Eu ainda espero um arco-íris
Esse e outros versos falam principalmente sobre essa expectativa de que as coisas melhores mesmo quando elas parecem sem esperança. Não há como ter certeza que a vida vai melhorar, mas em geral a esperança de que algo pode acontecer para melhor é o que nos mantém seguindo adiante mesmo nos dias mais difíceis. Na música a chuva do começo do verão é a esperança desse algo que virá e carregará todas as dificuldades e frustrações para longe.

Acho que a música é muito boa em apresentar uma visão otimista disso, e digo isso porque o filme que citei faz o mesmo, mas de uma maneira um pouco mais caricata e dolorida. E muito mais escura, esse filme é gótico até demais.


Alguém gosta muito da dupla Hono-Morita, já tinha essa combinação no Nagaredama.

Todo MV tem a sessão pose

SESSÃO TENCHAN

Claro que eu não poderia de dedicar alguns parágrafos para o primeiro center principal dela. Eu tinha um pouco de receio com o tipo de música que dariam para ela, mas eles me tranquilizaram ao longo do tempo. 

No final do Keyakizaka46, eu tinha um pouco de medo de que talvez quisessem dar um caminho um pouco Techi pra Ten. Eu lembro bem da performance de "Otona wa Shinjitekurenai" na Live Online, but With You! (a mesma onde foi anunciado o final do grupo) onde o destaque foi dado pra ela numa música que tem um tema um pouco trágico ("I really wanna die, don't you know?") pra uma garota que tinha acabado de fazer seus catorze anos.

Eu me perguntava se não fariam o mesmo com ela. O roteiro até parecia o mesmo em certo momento, e acho que alguns fãs compartilhavam do mesmo medo, de estarem tentando criar uma nova center absoluta pro grupo. Seria a mesma estratégia, pegar a mais nova do grupo? A menina com olhar penetrante parecia uma boa ideia. A Ten de hoje é a Ten solta que não era a mesma na época do Keyaki, uma versão um tanto mais retraída e tímida da versão de hoje. Era até mesmo a oshi dela, talvez isso fosse até um desejo dela, embora eu não achasse o melhor caminho.

Hoje, com a obra pronta, eu sei que eu e todos os outros estávamos errados, e isso nunca aconteceu.

O olhar penetrante sempre esteve ali

Acho que os vocais dela também tem evoluído muito. Alguns dos programas que eu comento mais abaixo foram ao vivo, e posso afirmar que ela mandou bem em basicamente todos eles. Acho que ela ainda fica um pouco atrás das principais cantoras do grupo, mas ela no caminho certo. Essa foi a primeira vez que vimos ela cantar de fato, sem rap e sendo o leading sing da música. Acho que é um feito muito bom pra uma garota de dezesseis anos - é um salto desde os vocais mais simples, mas bons, de Buddies, por exemplo.

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No mais, acho o MV bonito. Ele tem algum tipo de coloração, seja ela pós-produção ou não, que sempre dá impressão de fim de tarde. Eu gosto bastante da atmosfera dele, e acho especialmente agradável na combinação que já citei entre letra, imagens e música. Acho inclusive que é a única maneira de apreciar a música dessa maneira.


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2. BOKU NO DILEMMA

Eu colaborei com a legenda em português desse MV no HinabeSubs.

A música de graduação de Watanabe Risa. Esse é talvez o MV mais cheio de simbolismo do grupo desde Nobody's Fault, e naquele contexto havia a transição do grupo, então era natural que houvessem certas referência que só os fãs que acompanharam o processo saberiam.

Mas mesmo aquele videoclipe, as referências eram um pouco mais diretas. Este possui algumas coisas interpretativas, e vou dar as minhas interpretações mais adiante. Antes que quero falar da letra, e da música em si. A música é boa, e acho que ela tem o tom de despedida certo - acho que os fãs da Risa não iriam querer algo depressivo, não combinaria com ela e nem com o clima que ela gostaria de sair do grupo.

A letra por outro lado, é um pouco mais direta - e é surpreendente pensar que talvez seja uma das letras de graduações que mais tem a ver com o tema graduação de fato. Digo isso por que boa parte das letras de músicas de graduação falam sobre a despedida, e não sobre o levou a decidir se despedir. "Boku no Dilemma" é completamente sobre tomar a decisão de se despedir, ao invés de simplesmente se despedir.

O título já é um indicativo disso "O meu dilema". Eu acho que é bem simbólico por si só, porque é bem possível que tenha sido uma decisão muito difícil para a Risa. Ela podia ter ficado no grupo e continuar sendo um dos membros mais famoso, mais queridos e que seguiria tendo um grupo de nível nacional pra se promover. A decisão dela, certamente difícil, foi seguir um caminho próprio.

Acho que os versos mais significativos pra isso são:

A coisa importante da vida é decidir
Você está pedindo demais se quer tudo
[...]
É impossível, eu não posso ir a lugar nenhum.
Eu não ligo se for chamada de indecisa.
É impossível escolher, se eu for forçada a escolher
Eu ficarei aqui me preparando para se arrepender
Representa bem o momento de tomada de decisão. Você tem de tomar decisões, ao mesmo tempo que você pode ter de se preparar para se arrepender de cada uma delas, mas ao mesmo tempo você não pode ser tudo. O tipo de vida que ela queria não era, aparentemente viável, dentro do grupo e com a carreira que ela pretende seguir. Talvez um dia ela se arrependa, mas ela fez uma escolha e está preparada para um dia se arrepender dela. Faz parte do processo.

Eu não posso deixar você para trás, mesmo que seja um dilema
Meu coração está quase rasgando
Eu não sei que caminho tomar
O último verso, eu sinto, é direcionado não só para o grupo mas para os fãs. Admiro que o compositor tenha capturado o que um dilema é para um idol especificamente. Ele é o compositor de outras músicas muito boas, como Anastasia (Nogizaka46) e Shibuyagawa (Keyakizaka46), então isso não deveria ser tão surpreendente. Me pergunto se a própria Risa seria capaz de capturar esse sentimento.


No começo do MV, a Risa está cercada pelos membros, e há um pequeno caminho da saída. Esse é o caminho que ela segue - os frames seguintes, são dela tirando a máscara dos membros um a um. Todas as máscaras do video são estilizadas como aves, e acho que uma cena mais adiante que explica parcialmente essa escolha.

Minha interpretação disso é que a Risa foi um dos membros que ajudaram todas elas a tirarem as suas máscaras, no sentido da personalidade de cada uma delas. Como se ela tivesse ajudado a libertar cada uma delas daquela máscara que prendia a verdadeira identidade de cada uma. 

Elas não querem que ela vá, porque ela foi a pessoa que as ajudou a encontrar a verdadeira identidade dela, de se libertarem daquelas máscaras, mas...





... a própria Risa não havia se libertado dessa máscara ainda. Para conseguir se libertar dessa máscara ela precisa da ajuda de todos os membros, já que parece ser algo que ela não pode fazer por conta própria.



Nessa cena, os membros dão um empurrão nela, enquanto ainda com a máscara. Nenhuma das outras ainda estão com suas máscaras. Eu entendo esse empurrão como o de um pássaro que empurra o filhote do ninho para que ele possa aprender a voar e tomar o seu próprio rumo na vida.

Após um pequeno corte, a máscara desaparece, dessa vez para sempre.



Com isso, é chegada a hora da despedida. Há choro por parte dos membros (e nossa também), mas ela cerra os punhos enquanto olha para o abismo mesmo com lágrimas no rosto. Há toda uma jornada para frente, dessa vez sem nenhum tipo de máscara.

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Simbolicamente, deve haver tantas outras coisas que eu não fui capaz de notar. É esperado que todos saiam desse MV se perguntando se tudo o que nós vimos da Risa foi só uma máscara. Acho que aqui é importante dizer que todos nós usamos máscaras o tempo todo - o que nós (e as idols) fazemos é usar uma máscara próxima do que nós realmente somos, para que seja possível manter ela o tempo todo.

Esse é o "normal". O normal não é estar sem essa máscara, que é quando nós mostramos todos nossos defeitos e fraquezas, e isso não é o tipo de coisa que ninguém gosta de mostrar.

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3. I'M IN

Acho que uma coisa legal que os discos de vinil tinham eram os lados. No lado A vinham as músicas principais, que geralmente eram as músicas que as pessoas iriam ouvir mais vezes, as mais populares. No lado B vinham músicas com menos apelo, o que não significada que eram ruins. É daí que vem os termos A-SIDE/B-SIDE que usamos até hoje.

Nessa definição "I'm in" seria uma profunda B-Side. Acho que ela tem uma atmosfera alegre, mas ela não é a melhor nisso na discografia do grupo, e também não tem nada de muito novo. É uma música alegre sobre alcançar sonhos.

Posso estar mostrando uma certa indisposição com a música pelos comentários acima, e admito que ela é minha menos favorita do single. Acho que ela até pode se encaixar em lives com o público, mas a princípio não é uma música que me atrai muito. O que me deixa muito triste é que a música é um center da Habu, que é um membro que merece muito ser center, mas é uma pena que seja uma música que eu não gostei tanto.

Eu sei que a Harada deve pesar uma pena, mas usar a Ozono (?) de banquinho é sacanagem

Em defesa da música, no Mini Live que eu comento mais adiante, eu não havia reparado negativamente na música. A performance ao vivo certamente melhora a música e acho que isso é um ponto positivo - tem músicas que são feitas de fato para serem tocadas no live e hyparem os fãs. Espero que essa música consiga esse efeito no ao vivo.

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4. DANZETSU

Danzetsu é uma música bem completa. Começando por ser uma música bem com cara do Sakura8 - não me surpreenderia se ela fosse uma das outras duas músicas principais do single. Acho que ela se equipara inclusive com Shakan Kyori, e acho que algumas pessoas até prefeririam Danzetsu.

O título da música significa interrupção (o dicionário também cita extinção ou descontinuidade). A letra segue o tema bem de perto, falando sobre insatisfação e como eu-lírico tem que lidar com essa frustração. Os versos que melhor expressam a ideia são os que abrem a música: 

Se você não gosta, diga claramente
Por que não vira a mesa? 
Você deveria dizer o que quiser, não se segure
[...]
Além disso, acho que a música tem um dos melhores refrãos do single. O instrumental também é muito bom de escutar sem os vocais - acho que essa é mais uma música do Sakurazaka46 que combina bem instrumentação eletrônica com instrumentos comuns e o resultado sai bom.

O fato de ser uma música do Sakura8 torna ela bem poderosa na performance. É certamente a porção do grupo que estão as melhores dançarinas do grupo e algumas das melhores vocalistas também (exceto peç3a Inoue e Matsuda, que vão fazer parte do Backs nessa rodada). Por isso, a coreografia de Danzetsu talvez seja a mais legal de assistir de todas desse single.
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5. SEIFUKU NO NINGYO

Essa é certamente minha favorita desse single. Acho que no geral, é a música que tudo mais funciona.

Não só pelo inglês bem pronunciado que abre a música (saudades inglês Nagaredama), mas pela música como um todo. Essa música me lembrou na hora "Sore ga Ai no Ne" do single BAN. Elas tem uma atmosfera bem parecida, no sentido de ser uma música que não me incomodaria nada se elas de repente parassem de dançar e só cantassem a música. 

A segunda parte que me lembra é que ela tem uma visão de mundo bem adolescente do mundo, assim como o amor da Sore ga Ai também tinha uma visão quase caricata. O instrumental ainda ajuda a passar um estilo discoteca anos noventa em certos pontos da música, a ponto que não seria surpresa se essa música fosse parte da discografia do SPEED ou algo do tipo - mas sem demasiadamente só uma referência estereotipada, eles até dão uma atualizada na roupagem com algumas linhas que são quase um rap.

Aliás, as rap-lines tem aumentado a cada single. Embora a Ten seja a essa altura a rapper do grupo, já vimos a Morita (o que ela não faz?) e a Takemoto entregando algumas linhas. 

A letra usa a metáfora de "sereia de uniforme" como algo que certamente não pode durar para sempre e tem data pra acabar, e isso provavelmente é a adolescência. 

"Sereia de uniforme" é como me chamavam
Porque eu estou destinada a retornar para o mar um dia, certo?
[...]
"Me mostre o seu ID", mesmo se você checar
O que isso prova?
Eu sou o que sou
Só uma adolescente normal
Eu pessoalmente gosto dessa linha, acho bem apropriada ao tema. Embora ela seja uma versão bem idealizada do que é a adolescência, que é mais sofrencia, hormônios e inconsequência do que qualquer coisa, acho que ela entrega bem essa visão da transição. Acho que a linha que melhor expressa essa visão de um adolescente que está crescendo é:

Nem uma criança e nem um adulto
Eu sou uma existência incompleta, você tem algum problema com isso?

Quem ainda não passou certamente vai passar por esse limbo que é a transição entre ser um adolescente e um adulto. Acho no público alvo do grupo tem muita gente nessa faixa etária, então faz total sentido. É uma fase esquisita que você não sabe se pode continuar fazendo suas coisas de adolescente ou se você deveria abraçar mais responsabilidades. Ninguém quer a segunda opção mas eventualmente fica impossível - acho que a letra endereça isso no verso. 

Sem esperar muito

O futuro é no fundo do mar profundo

Não é novidade que nem o Keyakizaka e nem o Sakurazaka sempre entregam visões bem pessimistas da vida adulta. Essa visão é essencialmente a que todos nós temos de uma vida de responsabilidades, afinal de contas. Não dá pra culpar os adolescentes por terem medo de se tornarem adultos - nem os adultos sabem bem o que estão fazendo.

Sobre o ao vivo, como comentei, eu estaria satisfeito até se não tivesse coreografia. Acho a parte cantada dessa música tão agradável que eu não me importaria nenhum pouco se não tivesse nada acontecendo. Como tem, acho que é um bom adicional.

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6. SHAKAN KYORI

Eu colaborei com a legenda em português desse MV no HinabeSubs.

"O final é Just Try ou Just Drive?" - quando a parte mais complicada de traduzir é a parte em inglês.

Eu tenho uma relação estranha com Shakan Kyori. Eu adoro o instrumental dela, e acho que ela é uma boa música no geral, mas eu não sei se eu gosto de ela ter sido uma das três músicas a ter um MV do single. 

A letra é cheia de referências... de trânsito. Eu gosto de metáforas, como já devem ter percebidos depois de alguns posts dissecando letras que talvez nem os compositores queriam que fossem analisadas. No fim, a música é sobre se comunicar e sobre relações - amor, claro.

Se não mantivermos nossa distância
Nosso corações vão colidir
O ciúmes que sentimentos a distância, não seria o correto?
[...]
O limite de usar um mapa é que não vemos as sinalizações
Você pode interpretar como quiser

A mensagem é bem clara, e acho que nem vale a pena ir muito fundo nela. 

Como disse no começo dessa parte, eu gosto dos instrumentais e dos vocais. Acho que a coreografia também é muito boa - o visual criado no clipe é bem agradável, mesmo que todas estejam vestidas tão diferentemente. Eu não sei se ela me convence a ponto de ter sido a música escolhida para receber um videoclipe, mas já que ela foi escolhida, vamos ver o que saiu disso.

Como pegar um Tenchan no UFO Catcher?

Acho que visualmente ele é agradável, assim como a já comentada coreografia. Acho que dessa vez, ao contrário de Boku no Dilemma a parte simbólica é bem mais frágil e menos interessante. Eu não ligo que o MV não converse com a letra de verdade, mas acho que ele não conta uma história por si só e nem usa a letra pra contar. Um videoclipe não precisa contar nada, mas quando você se propõe a fazê-lo, é legal que você... faça. Se fosse um MV de coreografia, esse parágrafo
nem existiria.


Corrida obrigatória estilo "Buddies"


Quando a Koike ganhou esse olhar? Ela tem usado bastante. Apreciamos.
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6. Koi ga Zetsumetsu Suru Hi

Sério, alguém ficou chateado com as críticas ao inglês e decidiu fazer a música com mais inglês da história do grupo. Viu! Elas sabem falar inglês sim!

Brincadeiras a parte, essa música é boa. Ela tem um ritmo muito bom e acho que quem compôs estava mais preocupado com isso do que qualquer outra coisa - e eu gosto bastante disso. A letra não tem nada de muito interessante, mas acho que ela é mais um instrumento musical do que qualquer coisa.

Os trechos em inglês são muito usados pra rimas e pra entradas especificas no refrão. Tudo muito bem encaixado por sinal. Para não dizer que eu não falei nada da letra, é sobre isso que ela trata

O futuro do planeta
Eu nunca pensei sobre - me desculpe, me desculpe
Eu sempre penso em mim mesma
E vou com tudo - egoísta, egoísta

Sério, tudo isso funciona muito melhor em japonês, principalmente quando a letra só está tentando rimar ao invés de criar algum significado. Zetsumetsu está na sua melhor forma quando você está acompanhando o ritmo e as rimas.

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CAPAS DOS SINGLES

Type-A,B,C,D - Regular - Risa Cover

Eu gostei das capas do single, e acho que foram algumas das mais bonitas até agora. Eu pessoalmente não sou muito fã da capa de BAN, e a de Nagaredama é a mais interessante visualmente. Acho que essa supera as duas, e acho que fica lado a lado com Nobody's Fault (que não é tão artística quanto, mas por ter sido a primeira definiu a estética e os padrões das outras). Ela certamente lembra uma capa do Sakurazaka46, mas sem precisar demais se apoiar na estética das anteriores (como é o caso de BAN),

Acho que isso funciona bem porque tem algo de artístico nelas, embora eu sinta um pouco de falta de cores um pouco mais vibrantes. Não que cores vibrantes sejam melhores, mas acho que o conteúdo do single vai mais nessa direção - e em geral, prefiro quando todas as coisas conversam. Certamente o clima um pouco etéreo, quase mágico, da capa conversa mais com a primeira música "Samidare yo", que dá título ao single. As outras músicas seguem uma linha diferente, e não tem nada de muito "mágico" nelas. Algumas eu diria são bem o oposto disso... são bem realistas.

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FIGURINOS


Vou ser bem sincero, eu não gostei da versão lantejoulas que aparece no MV de Samidare yo. Foi um certo alívio quando o adotado pra ser usado nas performances foi o que aparece na segunda metade do clipe. Ele é mais coerente com a identidade do grupo, embora acho que eu fico com uma pontinha de decepção que poderia um tiquinho mais criativo. Acho que viemos de figurinos muito bons em Nagaredama - e eu odeio que um single muito bom jogue sombra sobre os seguintes, mas não tem jeito - e a gente voltou pra um estado anterior.

Isso não é demérito, porque ele é bonito também.



Por outro lado, acho o figurino azul de Boku no Dilemma bem bonito. Não sei exatamente o porque, mas acho que ele me lembra bastante algo saído de um conto de fadas - talvez as cenas em florestas/bosques ajudem a criar essa imagem. Gosto dos detalhes, e cada uma delas tem detalhes diferentes - a Risa tem essa forma triangular na altura do peito, enquanto a Morita tem uma gola diferente, e a Ten tem a mesma forma da Risa mas sem o preenchimento. 

Pequenos detalhes, mas agradáveis de notar, embora exista coerência o suficiente pra identificar como um padrão pra todas elas.


Embora Shakan Kyori não tenha figurino específico, acho que todas combinam bastante. Eu não consigo tecer nenhum comentário mais profundo com isso, mas a roupa de todas elas combinam de alguma forma. O único comentário é que esse é o segundo center seguido da Morita (o último foi Dead End) em que a performance não tem um uniforme fixo, me pergunto se esse será o padrão.



O uniforme usado no Mini Live é ao mesmo tempo muito bonito e muito esquisito. Ele tem uma cor muito bonita, com os detalhes em branco no tronco, enquanto ao mesmo tempo ele tem uma saia branca lateral. Algumas pessoas até comentaram que lembra um avental - bom, vendo assim, realmente lembra mesmo.

Acho bonito no geral, e gosto da combinação das cores. Estava com saudade do grupo usar mais roupas escuras, depois de usar tanta roupa branca. Mesmo o uniforme preto de Nagaredama foi descartado (embora por bons motivos) já que talvez fugisse demais da estética.

Estilo

O uniforme do variety também voltou a um estilo mais padrão. Esses uniformes brancos são certamente muito elegantes, embora eu sinta saudade de algo mais no estilo do anterior. Há muito mais detalhes do que havia por exemplo no uniforme de Nobody's Fault. O detalhe da roupa escura por baixo é bem bonito - aliás, é bem similar ao uniforme anterior (do Mini Live).

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PROGRAMAS DE TV

O grupo obviamente participou de muitos, mas vou listar alguns que achei mais interessantes aqui.




A performance no CDTV foi a primeira do grupo com Samidare yo. Acho que foi especialmente boa, pelo cenário bem compatível com a imagem do grupo e pela boa performance vocal do grupo. Esse é um padrão aliás, os vocais do grupo tem evoluído muito nos últimos dois singles.

Bom lembrar que é uma música cujo lead sing é de uma garota de dezesseis anos. Embora ela ainda esteja fora das melhores vocalistas do grupo, acho que todas essas performances me deixam bem tranquilo quanto ao fato de que ela eventualmente chegará nele. 


A performance no UTACON foi talvez a melhor que eu vi dessa era, justamente porque eu adoro versão orquestrada das músicas. É um dos poucos programas que ainda mantém uma banda ao vivo para as apresentações, e esse é um diferencial. Não sei se é do conhecimento de todos, mas esse já foi o padrão - todos os programas tinham banda ao vivo, porque era o jeito que eles tinham de tocar as músicas ao vivo.

Outro comentário interessante que eu só reparei quando vi essa performance: como o chão desses programas ficam riscados. Depois de anos com idols dançando ali, eles certamente ficam bem riscados. 



No Music Fair foi uma boa performance também, e elas colaboraram com uma artista de enka (Sakamoto Fuyumi) que estava comemorando 35 anos de carreira. Acho que foi bem diferente ver o grupo performando um tipo de música TÃO diferente do que elas normalmente fazem.

Para esse desafio elas mandaram três das melhores cantoras do grupo (Hono, Inoue e Matsuda, além da Ozono que não é nada mal também). Certamente um dos momentos mais inusitados dessas aparições de TV recentes.

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CONCERTOS

Tivemos nesse período dois principais concertos.

- Sakurazaka46 4th Single [Samidare yo] Mini Live



Seguindo o padrão dos mini-live, esse cobre as músicas do quarto single. Exatamente como os anteriores, ele é um show sem troca de figurinos e que só contém as músicas lançadas no single.

Eu pessoalmente aprecio muito essa ideia - nunca mais vamos ter uma música lançada que nunca foi performada ao vivo. O concerto em si foi bem positivo, sendo o tipo de concerto mais simples que o grupo faz, acho que é válido para apresentar o novo trabalho para os fãs. 

- Watanabe Risa Graduation Concert

O concerto de graduação da Risa foi lindo, sem tirar nem por. Eu assisti os dois dias de concerto e foi bem catártico ter visto novamente as músicas do Keyakizaka46 sendo performadas novamente. Acho que todos tínhamos medo que essas músicas tinham sido enterradas para sempre, mas esse não é o caso. Até tínhamos tido um revival bem tímido na graduação da Rika/Akane, mas parecia até um pouco a contra gosto.

A Seki estava bem reluzente nesse show, por algum motivo.

A Risa foi grande o suficiente para fazer eles mudarem de ideia. Acho que vou lembrar um bom tempo de "Kaze ni Fukaretemo" na versão sem coreografia desse concerto. Como toda despedida desse tamanho, ela é cheia de tristeza. Os dois dias foram bonitos, e quem conseguiu segurar no primeiro dia dificilmente passou invicto no segundo - nem os membros conseguiram.

Foi ótimo ouvir as músicas novamente, mas "Mugon no Uchuu" é a minha música favorita do grupo, e essa foi a última vez por toda a eternidade que essa música foi performada com a center original. Talvez um dia a gente tenha oportunidade de vê-la novamente em uma ocasião especial, mas para todos os efeitos, essa foi a última vez. Tenho comigo que essa foi também a música que fez ela decidir pela graduação - acho que ter uma música assim como center era o que faltava de realização pra ela.

Acho que aqui vale falar um pouquinho da Risa, pra encerrar toda essa jornada. Eu lembro que quando comecei a acompanhar o grupo, eu tinha certeza que ela seria a próxima center do grupo. A Neru talvez fosse a melhor resposta, mas na época ela ainda vivia uma vida dupla no Hiragana Keyakizaka46. O tempo passou e a vez da Risa nunca chegou. Ela ainda assim sempre pareceu lidar bem com essa frustração, e teve força pra seguir até o grupo renascido se firmar. 

Ela poderia ter ido embora com o fim do Keyakizaka46 e tudo estaria certo para ela. Não sei se hoje ela é muito mais famosa que dois anos atrás, mas mesmo se for, isso só mostra que ela tomou as decisões certas. A música final dela foi sobre tomar decisões, e acho que ela não vai precisar se arrepender de nenhuma delas. Desde os primórdios com as piadas com a Shida (lembra do "The Cool"?) até os triângulos amorosos dos programas mais recentes, ela sempre foi uma parte fundamental do grupo.

Não sei se ela saiu ainda com algo por realizar, mas vendo de fora eu acredito que não. Talvez ela tivesse a oportunidade de liderar o grupo se continuasse, mas esse não era o desejo dela. Talvez tenha sido anos atrás, mas aquela janela se fechou. Talvez, talvez, talvez.

Por isso, acho que só temos a agradecer. Agradecer por ter feito parte do grupo, do folclore, por nos devolver a dignidade dos concertos de graduação, das músicas e das piadas. Por qualquer outra coisa que eu possa estar esquecendo. Esse foi um deus digno que nós gostariamos de ter dado para as outras meninas também (Imaizumi, Yonetani, Suzumoto, Oda, Techi, Nijika, Sato... todas elas) - e fico feliz que as que vão embora em breve também vão ter essa chance. Esperamos que isso dar se despedir sem dar tchau seja de fato uma coisa do passado.



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Então esse foi o single. Como sempre, eu tento ranquear minhas músicas favoritas baseado unica e exclusivamente no meu gosto pessoal.

Acho que eu precisaria pensar mais um pouco para pensar onde eu posicionaria esse single. Penso que ele é um pouco mais fraco que Nagaredama e Nobody's Fault, e de um nível similar a BAN. Ainda vou colocar um pouco mais de esforço nesse pensamento, mas em outro momento.

Sakurazaka46 - Samidare yo

1. Seifuku no Ningyo
2. Samidare yo
3. Danzetsu
4. Boku no Dilemma
5. Shakan Kyori
5. Koi ga Zetsumetsu Suru Hi
6. I'm In

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Obrigado por ler







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