Teste de Aleatoriedades do Sakurazaka46

Um tempo atrás eu queria fazer um quiz sobre coisas do Sakurazaka46. Eu não sabia exatamente onde fazer porque nunca tinha elaborado nenhum e não imaginava a trabalheira que é fazer um decente.

Eu pessoalmente não sou o maior fã do BuzzFeed, mas acho que é um site que vale perder cinco minutos do seu dia fazendo algum quiz completamente irrelevante. Antes de ir entender como funciona o site eu não imaginava o tamanho dessa "indústria". Existe quiz pra TUDO que você imaginar, e dos mais variados níveis de qualidade.

Por um lado eu não queria que o quiz fosse exageradamente comprometido com um tema específico, então eu misturei um pouco de tudo na construção dele. Tem perguntas sobre coisas que aconteceram nos programas, informações sobre músicas e singles, sobre membros específicos. Por isso acho que o título "Teste de Aleatoriedades" faz mais sentido do que chamar de quiz ou algo assim.

Abaixo eu vou colocando detalhes específicos das perguntas e alguns extras (como perguntas que foram cortadas do original porque o BuzzFeed é um pouco inconveniente pra certos formatos de pergunta).

Você pode acessar o teste aqui! Espero que seja de algum proveito!

Acho que não é necessário falar isso, mas fica como disclaimer, que é brincadeira. Não leve a sério o que você encontrar aqui, não é de maneira nenhuma pra avaliar quem é mais ou menos fã. Como eu disse, tem coisas super específicas que eu tirei da minha memória, coisas que alguns não prestariam atenção. Se outra pessoa fizesse o quiz nos mesmos moldes com as memórias dela e me mandasse grandes chances de que eu fosse bem mal.

Abaixo está o gabarito do teste com alguns comentários sobre cada pergunta.


1. Qual o único membro que esteve na primeira fila em todos os singles?

A. Yamasaki Ten | B. Morita HikaruC. Tamura Hono | D. Fujiyoshi Karin

A resposta dessa é bem direta, porque de fato a Morita não deixou o posto de center em nenhum dos singles. Acho que é justo já que ela é indiscutivelmente a "cara" do grupo, mas eles tem tomado cuidado pra não repetir os erros do passado... por isso é melhor manter ela nas redondezas.

2. Qual a última frase da música do quarto single "Shakan Kyori"?

A. "Try me" | B. "Just Try" |C. "Just Drive" | D. "Just try me"

Essa eu achei muito bom de colocar, embora a essa altura todos já saibam o que ela diz. Quando a música saiu e todos estavam ajustando as traduções (eu incluso), todo mundo ficou na dúvida entre "Just Try" e "Just Drive". Você vê que isso fica complicado quando até os nativos da língua não sabiam  o correto.

Na ocasião o jeito foi chutar e/ou esperar uma performance oficial com a letra. A gente não sabia quando essa performance seria, então o jeito foi... chutar. Por coincidência a tradução que está no HinabeSubs está correta por sorte - eu fui com o "Just Drive" por intuição e porque fazia mais sentido com a letra. 

3. Qual destes membros faz parte de uma família dona de uma empresa de mobília em Fukuoka?

A. Sugai Yuuka | B. Ozeki Rika | C. Takemoto Yui | D. Seki Yumiko 

A formulação original dessa pergunta era "Qual desses membros é herdeiro de [...]". Acho que daria completamente pra entender a intenção da pergunta, mas eu não sei honestamente o quão herdeira a Seki é, ou se ela tem que dividir isso com mais gente. Sinceramente eu não sei, apenas que essa é uma boa piada.

Sobre a empresa, é a Seki Furniture. É uma empresa que vende mobília bem cara, pra dizer o mínimo. Inclusive alguém que eu imagino ser avô da Seki tem até artigo na Wikipédia japonesa. Segundo esse mesmo artigo, a empresa captou até 2017 15,5 bilhões de ienes (cerca de 500 milhões de reais), embora o período não esteja bem especificado no artigo. Importante dizer que esse valor não é de lucro especificamente.
Seki antes da fama e premiando um jogador com um dos produtos da empresa

4. "Nobody's Fault", "Kimi Shika Katan" e "Nagaredama" tem o mesmo compositor. Qual o nome dele?

A. Furukawa Takahiro | B. Derek Turner | C. Nakamura Daisuke | D. TomoLow

Ah, a resposta é justamente do artista sem imagem. Eu até encontrei algumas imagens que eu acho que são do Derek Turner, mas como eu não tinha certeza eu preferi colocar um imagem genérica de stock. Depois de ouvir as músicas sabendo que são do mesmo compositor, eu consigo ouvir algumas similaridades entre elas - mesmo sendo três músicas bem diferentes.

Pra dificultar nessa eu coloquei outro compositores que já trabalharam com o grupo em outros momentos. Acredito que quem errar deve ter chutado no TomoLow, porque ele já fez várias outras coisas com o grupo (Ex. "Dead End" e "Guuzen no Kotae").

5. Qual dessas músicas não tem a coreografia feita por TAKAHIRO?

A. Nobody's Fault | B. On My Way | C. Jamaica Beer | D. BAN

Desde a época do Keyakizaka46 poucas coreografias não são feitas pelo Takahiro. Em geral isso permitiu ao grupo ter uma identidade muito forte nas coreografias, mas as vezes é bom mudar um pouco. Jamaica Beer é um tanto diferente, e é bem legal por causa disso.

Ela ainda é bem Sakurazaka mesmo sem o Takahiro, o que é um elogio pro coreografo da música.

6. Qual foi o primeiro membro a graduar do Sakurazaka46?

A. Matsudaira Riko | B. Sato Shiori | C. Moriya Akane | D. Watanabe Rika

Só um mini-teste de memória. Acho que o único perigo de errar essa eram: achar que a Sato chegou a ir para o Sakurazaka e saiu muito rápido ou simplesmente esquecer da Rikopi. Bem fácil também descartar a Akane e Rika porque elas saíram juntas, então não tinha como serem elas já que não tem resposta dupla.

Ah, agora a Rikopi está fazendo gravures. Não convém jogar as imagens aqui, mas acho legal que ela não tenha simplesmente desaparecido. Achava ela uma idol bem... diferente, e sinto falta disso as vezes.

7. Para quem Tamura Hono NÃO devolveu um livro de Friedrich Nietzsche emprestado?

A. Habu Mizuho | B. Ozono Rei | C. Matsuda Rina |D. Koike Minami

Esse é muito mais pela curiosidade do que qualquer coisa, realmente. Eu sei obviamente que idols são pessoas como qualquer outras na vida privada delas, mas livros do Nietzsche não estavam entre as coisas que eu imagina que rolavam nos bastidores.

Como nenhuma boa ação termina sem punição, a Hono só queria devolver outra coisa antes de ser cobrada por nunca ter devolvido o livro. Esse episódio (18) é um dos meus favoritos do programa até hoje.


8. Qual foi o membro da segunda geração mais bem colocado no Ranking Acadêmico do Grupo?

A. Takemoto Yui | B. Ozono Rei | C. Endo Hikari | D. Inoue Rina

Em quase todas as perguntas eu tentei dificultar um pouquinho. Se eu perguntasse simplesmente quem ficou em primeiro, acho que a maioria das pessoas lembrariam da Harada bem fácil. Já perguntando especificamente da segunda geração, as pessoas podem se confundir um pouco - eu também coloquei todas as melhores colocadas como opção.

A Ozono foi a segunda colocada e imagino que deva assumir a liderança a menos que entre alguma menina super inteligente na terceira geração. Veremos.

9. Qual desses membros toca Saxofone?

A. Masumoto Kira | B. Kousaka Marino | C. Yamasaki Ten  | D. Seki Yumiko

Uma cena relacionada a essa pergunta voltaria em uma questão mais tarde (O episódio de aniversário da Tenchan), mas ela acabou ficando isolada aqui. Quem viu lembra bem da cena do Saxofone, e imagino que o único jeito de errar é se você não viu ou se você não sabe o que é um saxofone.

A Kira toca trompete, então acho que seria um erro válido também.

10. As músicas "Majisuka Fight", "Natsu no Free & Easy" e "Setouchi no Koe" compartilham o mesmo compositor com:

A. Guuzen no Kotae | B. Blue Moon Kiss | C. Sakurazaka no Uta | D. Hanshinhangi

Mais uma pergunta sobre compositores. Dessa vez eu tentei escolher músicas que lembrariam mais a resposta, sobretudo "Setouchi no Koe", que tem uma vibe muito parecida com Sakurazaka no Uta. Até por serem as músicas de despedida do grupo nos concertos frequentemente.

Dessas ai me surpreende mais "Majisuka Fight", que eu não ouço similaridade nenhuma. Bom, bons compositores tem que saber mudar o próprio som, certamente.

11. 8x1=?
A. 8 | B. 0 | C. 1  | D. 4

Putz, Tenchan. Essa é bem piada interna, e eu não sabia nem o que colocar nas outras opções.

12. Qual destes membros se vestiu de Haku (Sen to Chihiro no Kamikakushi/A Viagem de Chihiro) para o episódio de Halloween?

A. Kousaka MarinoB. Fujiyoshi Karin | C. Onuma Akiho | D. Takemoto Yui 

Eu nunca prestei muita atenção na Kousaka, mas acho ela vestida de Haku muito fofa. Admito que posso ter sido influênciado pelo fato que esse é um dos meus filmes de animação favoritos!

Interessante também que mesmo nessas situações a Marino é bem timída. Talvez seja um dos episódios em que mais dá pra perceber o esforço dela de vencer essa timidez... embora eu ache que ela saia derrotada desse confronto.



13. No episódio 58 do "Soko Magattara, Sakurazaka?", Ozeki Rika foi vista dormindo em um lugar inusitado. Que lugar foi esse?

A. Cadeira | B. Embaixo de uma mesa | C. Prateleira  D. Em cima de uma mesa

Falando de momentos inusitados, esse é mais pra gente lembrar o quão pequeninhas são essas meninas. Quanto as opções, eu coloquei debaixo da mesa porque já vimos idols dormindo embaixo da mesa em outros momentos. Nessas horas até parece uma profissão mega insalubre. Achei importante lista o episódio porque esse é um momento realmente bem específico.

Essa entrou realmente pela categoria "tão pequeninha que cabe na prateleira".



14. No episódio de Dia dos Namorados entre Seki Yumiko e Onuma Akiho, uma música de trilha sonora de um  filme bem famoso é tocada ao fim do trecho. Qual é essa música?

A. Celine Dion - My Heart Will Go On (Titanic)
B. Bill Medley - Time of My Life (Dirty Dancing - Ritmo Quente)
C. John Travolta e Olivia Newton John – Summer Nights (Nos Tempos da Brilhantina)
D. Whitney Houston - I Will Always Love You (O Guarda-Costas)

Esses episódios de Dias dos Namorados escritos pelas meninas são um perigo. Simplesmente porque eles são episódios que obviamente te conquistam pelos motivos errados. Geralmente as atuações não são lá aquelas coisas, o texto também está longe de ser bem escrito - mas de alguma forma tudo ali funciona.

A música do final geralmente é a cereja do bolo. Acho que essa é uma das mais famosas de todos os tempos, porque o filme é muito famoso e muito bom. Me pergunto se elas realmente assistiram o filme ou se só conhecem a música (que é uma entidade por si só). Eu pessoalmente conhecia a música antes de assistir o filme.

15. Qual destes membros é abertamente fã do personagem Spider-Man?

A. Sugai Yuuka | B. Masumoto Kira | C. Yamasaki TenD. Inoue Rina

Essa estava de graça, né? Quem assistiu sabe, mas acho que vale a pergunta pelo ótimo momento no variety. Acho que um complemento engraçado dessa história foi que ela disse em um episódio posterior que "esperava ter ajudado ele a ficar mais famoso". Ah ok, ele já é bem famoso Ten - mas sua ajuda é bem vinda com certeza.

Essa é só a Marvel perdendo a oportunidade.


16. Qual membro é o único representante da prefeitura de Shiga?

A. Takemoto Yui  | B. Akane Moriya | C. Ozono Rei | D. Kousaka Marino

Talvez um dos maiores bullyings do grupo, acho que a Takemoto merecia um espaço nas perguntas. Enquanto não dão pra ela um episódio exclusivo de Shiga a gente garante esse espaço pra ela aqui.

17. Qual o nome da palmeira que Onuma Akiho ganhou de Sawabe?

A. Yasashii | B. Atsushi |  C. Yasshi  | D. Yasushi 

Mais um teste de memória com nomes pra confundir. O nome da palmeira é... palmeira. Yashi é palmeira em japonês. Percebi que não é muito incomum encontrar quem chame os animais pelo nome da espécie, tal qual os jogos de Atari que tinham os nomes específicos das modalidades.

Porque chamar um gato de Gato e chamar o seu jogo de boxe de Boxe vem exatamente do mesmo lugar.



18. Qual foi o primeiro membro a ter uma capa de single solo?

A. Morita Hikaru | B. Yamasaki Ten | C. Watanabe Risa | D. Tamura Hono

De fato a Hono foi a primeira a ter uma capa solo. Acho que a Morita ter sido center por dois singles seguidos pode ter confundido alguém - acho até que seria uma opção safe caso você não soubesse em qual jogar.

A Risa teve uma capa exclusiva também no Samidare yo, e se não me falha a memória são as duas únicas.




19. O local da abertura do video-clipe de BAN é um ponto turístico e já apareceu em outras obras. Entretanto o uso oficial daquele local é para:

A. Campus de Universidade
B. Anfiteatro de Conferências
C. Centro Internacional de Conferências
D. Centro Nacional de Exposições Artísticas

Essa é mais uma das bem específicas. Na verdade, no videoclipe vemos um lugar bem específico do complexo, mas ele é bem maior. Acho que as opções que eu coloquei eram bem plausíveis pra confundir... realmente parece qualquer um desses lugares.

Eu obviamente só sei porque gosto de pesquisar trivia dos videoclipes e músicas. O lugar fica em Hyogo e é um lugar bastante usado para conferências, e foi inaugurado em 2000. Confesso que sempre achei que ele fosse mais antigo... embora a arquitetura dele realmente pareça mais moderna.


20. Qual dessas empresas é um dos patrocinadores oficiais do grupo?

A. AEON  | B. Toyota Motor Corporation | C. MasterCard | D. Sony

Alguma chance de alguém ter confundido AEON Card com Master Card? Ou de alguém ter lembrado que a Toyota já foi patrocinadora de idols e ter confundido? Ou que a Sony é a gravadora e não patrocinadora?

Acho todos possíveis, mas a parceria com a AEON já vem durando um tempo. Inclusive o cartão de crédito tem dado benefícios do nível do fã clube do grupo. Eu não estou sendo pago pela AEON (embora eu aceite).



21. Qual desses membros já participaram do programa anual "Time Shock"?

A. Ozono Rei B. Inoue Rina | C. Saito Fuyuka | D. Takemoto Yui

Certamente um ponto alto da vida é acompanhar idol em programa de quiz. O Time Shock é um dos mais legais, assim como a Copa do Mundo ele ganha pontos pela ocasionalidade. Ele já foi um programa regular em um passado distante, mas como esse tipo de programa teve uma saturação ele passou a ser ocasional. Fez bem, fica bem mais interessante.

O azar da Reirei foi cair com o Kazu Laser, que a essa altura já é PhD em quiz pra TV. 




22. Qual desses jogos já teve um collab com o grupo?

A. Clash Royale | B. Summoners War  | C. Monster Strike |D. Hero Wars

Esse foi bem... diferente pra dizer o mínimo. Eu realmente sou um zero a esquerda com jogos de celular, mas sei que esses são bem populares.

23. Qual destes membros NÃO participou do drama "Borderless"?

A. Morita Hikaru | B. Watanabe Risa | C. Sugai YuukaD. Kobayashi Yui

Um teste pra quem viu o drama - todas elas são bem famosas dentro do grupo então seria bem plausível que todas elas estivessem. A Sugai nunca pareceu muito interessada em atuação até bem recentemente, acho que essa maré mudou.

24. Qual destes membros tem o mangá "Hunter x Hunter" como favorito?

A. Inoue Rina | B. Seki YumikoC. Endo Hikari | D. Saito Fuyuka

Ela já falou algumas vezes desse amor por Hunter x Hunter. Vendo pelos outros gostos dela (sobretudo One Piece) acho que ela tem um fraco por histórias com altas doses de poder da amizade.

Pessoalmente eu também já tive Hunter x Hunter como mangá favorito, e certamente hoje ele permanece bem perto de ser. Apesar de os acontecimentos recentes terem sido um tanto monótonos, mas isso é outra história. Gostaria de ouvir a Seki falando mais sobre o mangá, uma pena que não deram tempo pra ela no programa - quem sabe um dia não temos um especial de mangás, já que temos pelo menos três membros que dizem ser muito fãs (Seki, Inoue e Hikari) cada uma com seu gênero favorito.



25. Qual desses membros foi o primeiro a ter um photobook após o rebranding do Sakurazaka46?

A. Koike Minami | B. Watanabe Risa | C. Tamura HonoD. Moriya Rena

Quem acompanha certamente não errou essa.

26. O compositor do último single do Keyakizaka46 ("Dare ga Sono Kane wo Narasu no ka?") também é o compositor de uma música que tem Yamasaki Ten como center. Qual é essa música?

A. Buddies
B. Omotta Yori mo Sabishikunai X
C. Samidare yo
D. Sore ga Ai Nano ne

Acho essa pergunta um pouco injusta, porque se eu tivesse que chutar por sonoridade seria Samidare yo. Dito isso, Omotta Yori realmente tem algo que lembra Dare Kane - eu acho que é o tipo dos vocais utilizados, com solos bem definidos e coros nos refrões. Só que essas características estão em Samidare yo também, então acho que é quase uma pegadinha.



27. Qual membro é modelo exclusiva da revista "ViVi"?

A. Yamasaki TenB. Tamura Hono | C. Moriya Rena | D. Koike Minami

Tenchan foi uma das primeiras a conseguir um contrato exclusivo, e com uma das principais revistas do gênero. Ela tem feito muita coisa interessante por lá, e acho que ela tem se dado bem como modelo.

28. Qual o segundo membro mais alto do grupo?

A. Habu Mizuho | B. Seki Yumiko | C. Yamasaki Ten D. Endo Hikari

Quando elaborei a perguntei eu pensei que perguntar a mais alta seria muito óbvio. Quando pensei na segunda mais alta, pensei que a Seki seria a vencedora. Fui checar as alturas na página oficial e a Tenchan é realmente mais alta - então essa sequência de Tenchans NÃO FOI intencional.

O ranking atualmente é (segundo o perfil oficial):

Habu Mizuho - 171,6 cm
Yamasaki Ten - 168,4 cm
Seki Yumiko -  167 cm

A Ten ainda tem idade pra crescer mais, pras outras a janela de crescer já praticamente fechou.

PERGUNTAS DELETADAS


• Qual a ordem de lançamentos do grupo até o primeiro álbum "As You Know?"

A. Nobody's Fault > BAN > As You Know? > Nagaredama > Samidare yo
B. Nobody's Fault > BAN > Samidare yo > Nagaredama > As You Know?
C. Nobody's Fault > Nagaredama > BAN > Samidare yo > As You Know?
D. Nobody's Fault > BAN > Nagaredama > Samidare yo > As You Know?

•  Qual foi a formação da banda da música "I'm Very Proud of You" feita para o aniversário de Yamasaki Ten?

A. Inoue Rina / Onuma Akiho / Matsuda Rina / Uemura Rina
B. Inoue Rina / Onuma Akiho / Kobayashi Yui / Uemura Rina
C. Inoue Rina / Onuma Akiho / Kobayashi Yui / Harada Aoi
D. Inoue Rina / Onuma Akiho / Matsuda Rina / Seki Yumiko 

A primeira era bem óbvia, já a segunda é a continuação que havia comentado na pergunta 9 (quem toca saxofone), porque a Seki aparece de surpresa. Acho que não tinha muito espaço pra erro aqui, se você assistiu o dito programa.

--


Ah foi bem divertido fazer o quiz, embora seja uma trabalheira. Cansei de converter os .webpm pra .jpeg/.png simplesmente porque o BuzzFeed não aceita (e atualmente metade da internet tá nesse formato). 

Também pensar nas perguntas me fez rever e pesquisar muita coisa, e eu vejo que escrever esse blog serve mais para mim ir atrás das coisas do que de fato para entregar alguma coisa. Acho que por isso não tem periodicidade horrível, embora eu já considere uma coisa boa a essa altura.

Postagens mais visitadas deste blog

Eu Ainda Gosto dos CDs

Recomendações Alheias