Sakurazaka Street View - "Nobody's Fault"

Eu recentemente adquiri um segundo monitor pra usar no computador. Desde então quase cem por cento do tempo tem alguma coisa rolando no segundo monitor. Doramas, variety, videoclipes - e o meu favorito - videos de pessoas andando por lugares que eu quase que certamente nunca vou visitar na minha vida.

Não digo de uma forma pessimista, mas mesmo que um dia eu realmente tenha a oportunidade de visitar o Japão (ou qualquer outro lugar), é altamente improvável que eu consiga fazer e visitar tudo o que eu quero. Por isso, por muitas vezes eu gosto de ver lugares que aparecem em clipes, dramas e afins no Google Street View. 

Comentando com alguns amigos coincidentemente na época em que estava juntando as informações pro artigo, nós lembramos do (suposto) MV de Fukyouwaon do Keyakizaka46 que teria sido gravado em Taiwan. Não é muito claro se essa versão de fato existiu, e se existiu, porque não foi utilizada. Pode ter alguma explicação mais complexa, como o conteúdo da música (rebeldia, dissonância) não pegar muito bem devido a situação política entre China e Taiwan. O motivo mais simples (e sinceramente mais provável) é só que essa versão não ficou tão boa quanto eles queriam.



E aqui tweets de pessoas que tiraram fotos nesses locais para mostrar que realmente é em Taiwan. [1][2] 

Sobre o local original, é possível vê-lo no Street View! Embora o local em si tenha apenas dois lugares visíveis/acessíveis pois está dentro um complexo fechado, mas é possível vê-lo lateralmente de um rodovia próxima. Como é um porto e tudo é muito parecido, pra dizer o mínimo, é difícil apontar exatamente onde a gravação aconteceu.

Acesse aqui o mapa do local.

O porto é localizado naqueles três "braços". É possível vê-lo lateralmente da rodovia a direita.

Visão pouco atrás do porto.


Visão lateral do porto



Obs: É só um farol igual, muito provavelmente a cena é de outra parte do porto.

Não temos muitas imagens do interior, já que o acesso é naturalmente restrito. Temos dois lugares de dentro que são visíveis, e pessoalmente não consegui identifica-los dentro do MV. Na verdade os dois lugares tem poucos metros de diferença entre si, e são basicamente ângulos diferentes da mesma coisa.

Esse farol circulado é um dos vários das proximidades. Se você andar por ai vai ver que ele aparece em várias localidades próximas ao porto. Não fica muito claro em qual desses faróis a cena acima foi filmada, e o prédio também é bem similar aos outros que você vai ver na região se der uma olhadinha nas redondezas.

Esse de Fukyouwaon foi só um exemplo, espero um dia fazer o do Keyakizaka também.

--

Tudo isso pra dizer que eu gosto de dar uma olhada ao redor dos locais.

É bem interessante ver as redondezas daquilo que aparece na tela. As vezes é até um pouco poético. Por isso, vou listar aqui os principais lugares que aparecem nos MVs. Algumas (várias) coisas obviamente são gravadas em estúdio, mas boa parte das cenas externas tem lugares que dá pra encontrar.

Esse exigiu cruzar bastante informação juntada pelos fãs e também checar para eliminar alguns falsos positivos. Claro que não dá para falar de absolutamente TODOS os locais que aparecem em um MV, mas fiz um esforço pra boa parte deles. O resto fica de diversão pra quem se interessar.

Então divirtam-se andando por ai no Street View e afins.

- A rua Sakurazaka em Roppongi

Acesse aqui o local!

Como a maioria de vocês devem saber, os nomes dos grupos Sakamichi são baseadas em algumas ruas em Roppongi. Acho que é um bom ponto de partida.

Nesse local você pode inclusive ver de onde vem o nome do variety atual do grupo "Soko Magattara, Sakurazaka?", que dá para traduzir para "Se eu virar aqui, é Sakurazaka?", uma referência direta ao fato de que se você virar na rua Keyakizaka, de fato vai estar na rua Sakurazaka.

- Nobody's Fault

O videoclipe de Nobody's Fault foi filmado na cidade de Sado, em Niigata. Grande parte dos locais desse videoclipe não são de fácil acesso, porque incluem uma parte histórica, as Ruínas do Porto de Oma. Nesse link tem várias fotos enviadas por quem já visitou o local, e algumas delas você talvez reconheça.


No próprio Google Maps as pessoas podem adicionar fotos de certas localizações, mesmo que elas estejam inacessíveis. No momento em que estou escrevendo tem mais de quinhentas fotos enviadas pelas pessoas desse porto, então há uma boa variedade do que ver.

Infelizmente não tem tantos locais que podemos ver no Street View, mas isso não significa que não tenha nenhum. O local mais próximo que podemos chegar desse porto na realidade já é um local que aparece no MV.




Impressionante como profissionais realmente transformam um local tão comum (embora histórico) em uma take tão interessante. 

O outro local já não é nesse porto histórico, e sim em uma ponte em um local relativamente próximo.



Além da ponte/passarela, o poste no topo da colina é o usado na cena da bandeira.


As cenas de dança do barco foram realizadas, obviamente, em um barco estacionado. Embora o local não seja totalmente acessível, é possível chegar até a porta do local. De lá dá pra ver aproximadamente o local de gravação das cenas de dança. Veja aqui.




Com tantos locais mais ou menos acessíveis, ou vistos bem de longe, esse trecho da dança final do MV é bem visível de perto. Essa ilha que lembra muito uma tartaruga foi o plano de fundo da cena, e é bem possível vagar bem próximo a ela no Street View.

O videoclipe é montado para parecer que a ladeira que elas sobem é nessa ilha, mas isso não é verdade. Essa ladeira é em um outro lugar.






Essas são duas visões diferentes do mesmo local. Eu havia até encontrado um ponto onde ela estava de outra cor por causa da estação, mas durante a confusão que era escrever o artigo perdi a posição. O Street View "monta" o mundo com imagens de anos diferentes, então as vezes você encontra momentos diferentes do mesmo local com apenas metros de diferença.

Por fim temos o momento Silent Majority, onde somos apresentados a todas meninas que iniciaram o novo grupo. Não vou colocar todas as imagens aqui, e vou deixar a diversão para quem estiver lendo. A dica é que todas as fotos são tiradas nas redondezas da Estação de Shibuya.








Muitos desses locais os fãs não tem lá muita certeza de onde são, já que as fotos foram borradas na pós-produção. Isso dificulta, mas tem alguns que você encontra andando por ai. Não por coincidência o nome do grupo também foi anunciado por lá.

Esse é um video de um fã que visitou alguns dos locais! Pra quem prefere vídeo...


Naze Koi wo Shite Konakattan darou?

"Naze Koi" é sem dúvida o que menos tem lugares para serem abordados. Na realidade, é difícil até de apontar mais de um. Ele foi praticamente todo gravado em apenas um lugar específico.

Algumas pessoas já fizeram registros em 360 lá dentro e disponibilizaram. Se você tinha curiosidade de saber onde o lugar fica, é bem interessante. Não é um lugar urbano como eu imaginei - na realidade é um lugar bem fora disso.




Tem alguns vídeos de fã visitando o local, então deixo um dos que achei mais completos (inclusive documenta a parte da viagem até lá).


Já que não tem tanta coisa pra falar desse, mas nas proximidades do local tem um túnel com um 360 sinistro do Street View. Parece cena de filme de terror indie.



Assustador.

--

Há também muitos fãs que fazem vídeos indo até esses lugares. Esse tipo de turismo de fã é relativamente fácil de achar com YouTuber japoneses. Esse aqui é um exemplo de um fã que visitou as Ilhas de Sado, onde foi gravado Nobody's Fault, como vimos anteriormente:


- Buddies

"Nobody's Fault" tem muitas cenas em lugares da natureza, e que acabam sendo mais inacessíveis. Buddies por outro lado tem lugares mais urbanos, e boa parte deles são mais fáceis de encontrar. 




Esse prédio é o mesmo que aparece no começo do MV, mas peguei esse frame de um momento mais adiante. A cena seguinte é diretamente conectada no mesmo take, com as meninas dançando em um local mais abaixo.





Esse local é onde boa parte da coreografia é feita em diversas cenas. Infelizmente a parte interior não é acessível, embora seja possível visualizar por cima pela imagem de satélite. Conseguimos ver da rua ao lado o distrito comercial e as passarelas que levam até a parte superior.




Outra parte significativa da coreografia é feita no topo de um prédio, e esse também é visível por cima. O legal é que vários andares tem fotos bem específicas de lojas e escritórios, acho que vale a pena bisbilhotar.




Esse frame é bem legal, porque embora a passarela não seja acessível, você consegue ter praticamente a mesma visão da câmera se for até a parte inferior dela. 




Dentre as várias cenas das meninas correndo nesse MV, o lugar mais acessível é esse trecho da linha Yamanote. 




Talvez um dos locais que mais aparecem no MV, já que tem várias cenas de dança solo da center da música. Confesso que nas primeiras vezes eu achava que era um viaduto, mas na verdade é um trilho. de trem. As outras cenas dela correndo e afins são nas redondezas desse lugar, vale explorar.




Essa cena também é em lugar próximo, embora tenha um visão mais paralela. Achei interessante que há um estacionamento logo ali - me pergunto se tiveram que pedir pras pessoas tirarem pra gravar ou se conseguiram gravar em uma hora que não havia ninguém parado lá. A fotografia corrige um pouco a perspectiva, e ver o cenário sem nada mostra como a produção tem que trabalhar pra organizar tudo isso.





Em mais uma das várias cenas de correria do MV, essa é uma das que dá pra fazer o trajeto. Infelizmente sem o por do sol.


Esse MV tem muitas tomadas em prédios e achar todos eles seria bem impossível. Além disso, talvez não seja tão legal falar de coisas que acontecem por tão pouco tempo em tela. Diversos desses locais os fãs sequer tem certeza. Dito isso, tem muita coisa legal para olhar em volta de onde as cenas foram gravadas e dá até pra entender porque esses lugares foram escolhidos em alguns casos.

--

Obrigado por ler.







Postagens mais visitadas deste blog

Eu Ainda Gosto dos CDs

Recomendações Alheias