Um Momento de Atenção e Transição

O quinto single do Sakurazaka46 saiu no dia de ontem. E as vendas do primeiro dia foram as mais baixas até agora. Há sim coisas acontecendo no grupo nesse momento, mas não nenhuma delas é motivo para alarmismo, mas há sim uma necessidade de atenção em algumas coisas. 

Vamos tentar tirar algumas coisas da frente primeiro.

Primeiro, eu não sei exatamente quem lê esse blog, mas acho que é bom explicar um pouco porque os fãs de idol prestam atenção em vendas, e mais especificamente, as vendas do primeiro dia. Esse conceito pode parecer um pouco alienígena aos fãs mais "convencionais" de música. Afinal, que diferença faz pra empresa se o CD vender no primeiro dia ou no oitavo dia ? No fim o dinheiro vai pra mesma conta e na mesma quantidade.

Isso tudo é verdade, e admito que faz sentido que as pessoas achem isso estranho. Dito isso, as vendas do primeiro dia geralmente simbolizam o quão engajado os fãs estão com o grupo. Essa estatística é tão utilizada pra mostrar o quanto os fãs se dedicam ao grupo, que se você procurar pela discografia do AKB48, você vai perceber que a tabela de vendas possui uma coluna especificamente dedicada a essa estatística. O AKB48 no seu auge teve uma quantidade absurda de singles com mais de um milhão de cópias vendidas no primeiro dia (se minha contagem estiver certa, são 24 ao todo).

Essa estatística é tão especificamente valorizada pelos fãs de idol que é até mesmo um pouco difícil de encontrar informação similar com relação aos artistas mais famosos do Japão. É bem fácil achar as vendas dos singles da LiSA, mas dificilmente você verá alguém comentando sobre as vendas de primeiro dia do single dela (as vendas semanais geralmente são a métrica mais utilizada na cobertura da mídia).

Isso nos leva as vendas de primeiro dia do novo single do Sakurazaka46 "Sakurazuki" - 285.287 unidades. Uma queda considerável do anterior.

Aos dados primeiro. 

Primeiro dia de venda dos single anteriores:

Nobody's Fault - 307.647

BAN - 300.704 

Nagaredama - 303.232

Samidare yo - 324.658

Em linhas gerais, os singles vinham uma margem bem próxima. Entre o menos vendido no primeiro dia até então (BAN) até o mais vendido (Samidare yo) havia uma diferença de 24 mil unidades. Entre o novo single e Samidare yo, temos a maior diferença até agora. A diferença beira as 40 mil unidades, o que é uma queda razoável, inegavelmente.



Acho que há algumas coisas que o grupo deve ficar alerta daqui em diante. Entretanto, não é nenhuma surpresa que esse número tenha ocorrido. Já vou listar algumas das coisas que contribuíram para essa queda - algumas inevitáveis, algumas corrigíveis.

Antes disso, acho que é importante endereçar dois tipos de pessoa aqui. Eu pessoalmente gosto da frase "endereçar o elefante na sala" porque poucas frases são mais claras. O primeiro tipo pessoa que vou endereçar é quem gosta do grupo, porque acho que talvez algumas delas sejam as mais confusas agora. 

As vendas de "Sakurazuki" são de fato um pouco decepcionantes. Não, decepcionantes não é bem a palavra, mas frustrantes. O grupo já tem tempo suficiente pra ter ondas de fãs diferentes, mas boas chances que você tenha acompanhado o perrengue todo desde os tempos de Keyakizaka46. É ainda mais frustrante quando suas irmãs mais velhas (Nogizaka46) e mais novas (Hinatazaka46) tem se saído melhor, ao menos comercialmente.

Você certamente sequer liga pros dois minutos relâmpagos do Kouhaku, mas sabe que eles significam um reconhecimento que não veio. Sabe que isso chateou os membros em algum nível. Você junta os cacos, tenta de novo e as coisas parecem que não melhoram. Na verdade, elas insistem em dar errado.

A minha crueldade com vocês vai ser pedir calma

A queda, embora seja um sinal importante, não é um prólogo de um futuro catastrófico. É sempre bom lembrar que o single ainda chegará em um número bom de vendas, embora provavelmente abaixo dos anteriores. Sei que as vezes estamos acostumados com o padrão de vendas que vemos nos grupos 48/46, mas é sempre bom lembrar que eles são bem impressionantes. Impressionantes ao ponto de serem criticados por figurões da indústria por serem inflados pelas vendas dos eventos de handshake. A maior parte dos artistas populares não tem vendas desse padrão - essa é uma métrica, mas não é a única métrica importante no sucesso de um artista ou grupo.

Ao segundo tipo de pessoa, que tira algum prazer disso, por qualquer motivo que seja - forte abraço. Deve ser uma vida triste.


Eu não sou nenhum pouco mais entendedor que vocês, mas vamos tentar iluminar um pouco o caminho:

- Graduações

O grupo perdeu dois de seus membros mais famosos nos últimos meses - Watanabe Risa e Sugai Yuuka. As duas sempre venderam bem em seus slots e foram boas o suficientes pra se estabelecer como peças centrais no Keyakizaka46 e Sakurazaka46. Nós não temos números oficiais das vendas dos membros, apenas estimativas feitas por fãs, mas eram dois dos membros mais requisitados do grupo.

Aqui talvez é onde a coisa pareça um pouco mais preocupante. A tendência é, infelizmente, de mais saídas em um futuro não tão longínquo. Dentre os membros restantes da primeira geração, três deles são especialmente populares - Koike, Kobayashi e Habu. Dos pontos que eu vou listar aqui, esse é certamente o que a produção do grupo está mais de mãos atadas, não há muito o que fazer. Espero muito que essa margem seja longa o suficiente para os membros da segunda geração serem bons senpais para a nova geração.



- Nova Geração

Uma nova geração se iniciou, e já me sinto mal por ter colocado elas na lista.

As novas meninas começam com uma missão um pouco ingrata, que sempre acompanha uma nova geração. Logo no single seguinte vamos descobrir quem "cai" do senbatsu pra entrada das meninas mais populares que irão representar a terceira geração. 

A segunda maldição que acompanha todas as novas gerações de grupos de idol é que, de fato, todas as gerações depois da primeira são feitas de fãs das gerações anterior. Espero sinceramente que a integração seja bem rápida e que aconteça da melhor forma possível - acho que uma "parede" entre as gerações agora seria uma das piores coisas pro grupo. Que o deslumbre seja de fato só um relampejo.

- Músicas?

Eu ainda tenho que ouvir o single com mais profundidade (escreverei sobre em momento oportuno), mas acho que de fato Sakurazuki tem um pouco menos de apelo e músicas marcantes do que os anteriores. É uma opinião um pouco preliminar, mas se fossemos julgar pelas três músicas que tiveram MV e foram usadas na divulgação, acho que entendo ter alienado uma parte da audiência do grupo.

Digo não porque acho elas músicas ruins (eu pessoalmente adorei "Cool"), mas acho que especialmente a faixa-título tem um ar de "já vimos isso antes?". Acho que esse é um sentimento novo dentro do grupo, que tinha se mantido bem original até agora. E o pior de tudo é que a música é boa, mas esse sentimento está por ali sempre. Estou disposto a mudar de opinião depois de ouvir mais vezes.


Choose Your Fighter

- Troca de Centers

O tempo passa de formas bem esquisitas, não é? Houve um momento em que a saída de um membro já deixou todo mundo com cara de "E agora, quem vai ser center? ?". E isso faz só três anos.

Hoje, temos uma geração bem proeminente de pessoas que não incomodariam os fãs caso fossem center do grupo. Hono? Karin? Morita? Ten? Koike? Kobayashi? Rena? - é bem provável que os fãs abraçassem quaisquer uma delas. E eu devo estar esquecendo alguém.

Infelizmente, acho que chegamos no momento em que alguém na gerência do grupo vai ter que ser o chato da reunião e dizer que as trocas precisam diminuir por enquanto. Infelizmente, hoje, o grupo não tem um membro que seja sua cara. Embora alguns sejam bastante associados ao grupo, hoje é difícil delegar esse cargo a alguém. 

Aqui, acho que nosso velho trauma bate um pouco, não? A gente viu a Techi por oito vezes e mais um monte de vezes nas b-sides. Agora que nós estamos nos divertindo com oportunidade pra todo mundo, com membros ascendentes como a Rena sendo reconhecidos com um center, e querem tirar isso de nós?

 E infelizmente, a resposta é sim.

O grupo precisa reestabelecer seus rostos principais para atingir o público que ao contrário de mim não gasta o seu tempo escrevendo sobre idols, e que é maioria. O "rosto" do grupo não é para monopolizar as atenções, não é pra ter todo tempo para si, mas para ser aquele que faz as pessoas darem um oportunidade ao grupo. Parece besteira, mas mesmo nós fãs geralmente fomos puxados pelo acaso, uma pequena chance que demos ao grupo.

--

Obrigado por ler.


Eu compraria por essa pose, sendo bom ou ruim.




Postagens mais visitadas deste blog

Eu Ainda Gosto dos CDs

Recomendações Alheias