[RETRO] Keyakizaka46 - Sekai ni wa Ai Shika Nai



Quase um ano atrás eu escrevi sobre o primeiro single do Keyakizaka46 - "Silent Majority". Embora não seja essencialmente o meu single favorito do grupo, eu o considero uma das estreias de grupo mais sólidas já feitas. Em todos os sentidos - músicas, performances, estética.

Por outro lado, o segundo single do grupo "Sekai ni wa Aishika Nai' tinha a difícil missão de não ser eclipsado pelo lançamento anterior. Houve um esforço legítimo pra que isso acontecesse, e acho que embora menos impactante, o resultado foi no geral positivo. Esse é o single que geralmente figura nas posições mais baixas nas listas de fãs dentre os oito singles. Acho que existem alguns motivos e explicações pra isso - vamos tentar responder elas mais adiante.

Antes, acho que vale contar um pouco de historinha da minha relação com esse single. Ou melhor, com a música título, especificamente. As primeiras vezes em que ouvi "Sekainiwa" (como eu pessoalmente chamo ela), eu não gostei nenhum pouco da música. O MV também não me parecia tão melhor - pra onde havia ido aquele MV tão impressionante de "Silent Majority", porque ele não era tão apaixonante quanto "Shibuyagawa"? Por que tudo parecia tão menos interessante?

Eu vou falar de cada música mais adiante, então não vou queimar essa carta por completo agora, mas em retrospecto, a música título era de fato menos impressionante. Talvez impressionante soe injusto, mas menos impactante soe mais correto. O grupo que havia começado questionando os adultos e o mundo ao seu redor agora estava falando das belezas do mundo, de que só existe o amor. Se "Silent Majority" tivesse naufragado em vendas faria sentido mudar, mas não era o caso, certo?

Não exatamente. 

Escrevendo o post anterior, eu percebi que era bem claro que eles estavam testando algumas coisas com o público. Embora músicas como "Silent Majority", "Yamanotesen" e "Kimi ga Inai" tratassem de temas mais sérios como comportamento, solidão e até liberdade, outras músicas ainda tinham um apelo mais tradicional. "Te wo Tsunaide Kaerouka" é a representante do conjunto de músicas mais "idol" do primeiro single.

Talvez a "decepção" de algumas pessoas com Sekainiwa seja que ele não mergulhou mais fundo nas águas das três músicas citadas acima. Na verdade, ele tem mais músicas "tradicionais" de idol que Saimajo, mas isso só é um ponto negativo de acordo com suas expectativas (no sentido de que as músicas não são ruins).

Isso tudo pra dizer que - com o tempo, a música título se tornou uma das minhas favoritas do grupo. Eu amo as performances ao vivo com os guarda-chuvas, dos cenários com céu azul e até mesmo do MV hoje em dia. Explicarei mais na sessão dedicada a música, mas tem algo artístico nessa música que me atrai muito.

Essa "era" é a mais curta da história do grupo. O tempo entre o lançamento de Sekainiwa para "Futari Saison" é de apenas cerca de três meses. Se não houvessem testemunhas oculares, dava pra duvidar fácil que já existiu uma época que o Keyakizaka lançou três single no mesmo ano. 

Esse também é o single que Hiragana Keyakizaka46 teve a sua estreia. 


Lembrando, como sempre, que não sou crítico musical e nem especialista de nada. É realmente um comentário de fã e nada mais. 
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TRACKLIST - (10/08/2016)








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1. SEKAI NI WA AI SHIKA NAI

Grupos de idol no começo tem a difícil missão de estabelecer uma identidade própria em todos os sentidos. Como eu comentei anteriormente, "Silent Majority" foi talvez um dos casos mais bem sucedidos de um lançamento - quase tudo que o grupo foi durante sua existência estava lá. As letras, a estética, o estilo musical e tudo mais.

Algumas coisas foram testadas naquele single, como a já supracitada "Te wo Tsunaide Kaerouka", que soava mais tradicional. Esse rápido estabelecimento logo no primeiro single, aparentemente, deu carta branca pra que eles pudessem tentar coisas um pouco diferentes. "Sekai ni wa Ai Shika Nai" é em muitos sentidos mais experimental que Saimajo (que como vimos no post anterior, teve a semente plantada nos tempos do Nogizaka46).

A letra de Sekainiwa é sobre a beleza do mundo e sobre o amor. O título pode ser traduzido como "Neste mundo, não existe nada além do amor" - que também é a frase que fecha a música. 

"Porque eu corri com toda minha vontade
Eu ainda não tinha recuperado o meu fôlego
Ser honesta comigo mesma sobre meus sentimentos foi bom
Agora eu acredito. Neste mundo, não existe nada além do amor".
A música além de ser bastante poética, ainda possui um recurso quase narrativo inserido nela. Por diversas vezes a música possui monólogos e falas específicas dos membros. O monólogo final escrito acima é narrado pela Techi, como quem lê o final de um poema - e é também dela a parte que abre a música:

"Quando eu corri sobre a ponte reclinada,
o céu azul do verão preencheu meu campo de visão
Eu sabia que nunca poderia alcançá-lo
Mas eu fiquei na ponta dos pés
E estiquei a minha mão o máximo que consegui"
É bem fácil classificar esses textos como poemas, e há outras passagens durante a música (da Neru e Sugai). Acho que a letra é bastante bonita, e é um contraste interessante com as músicas do single anterior, porque ela é sempre otimista. Existem muitas coisas que poderiam ser teorizadas aqui, mas acho que a melhor delas, e que eu só fui perceber ao longo dos anos, é que os produtores e compositores do grupo se preocupavam muito que o grupo não virasse uma banda-de-um-truque-só. É exatamente por esse motivo, que essa contradição era bem vinda nesse contexto.

Por exemplo, se em Saimajo temos o trecho:

[...] Não seja controlado pelos adultos
Se as pessoas desistem desde o começo
Então porque nascer para começo de conversa? 
Em Sekainiwa temos a seguinte:

"Eu não me importo com a chuva noturna ou futuros imprevisíveis
Qual foi a última vez que eu desafiei um adulto?
Eu me pergunto se foi no dia que me pediram para desistir"

Em comum, as duas músicas falam da maneira como os adultos lidam com os jovens (pela frequência com que o tema aparece nas músicas do Keyaki, eu acredito que seja um problema bem recorrente), mas a maneira de ambas de lidar é bastante diferente. Saimajo tinha um sentimento de desafio, enquanto Sekainiwa parece uma versão mais compreensiva do mesmo assunto.

Obviamente, por fim, uma delas lida mais com a beleza do mundo e como ele é eventualmente bastante revigorante. Acho que esse sentimento é amplificado pelo videoclipe, que captura bem o sentimento de imensidão que elas sempre propõe.


 Esses geradores eólicos já são bastante bonitos por si só, mas a escolha deles foi mais uma vez bem acertada. Se serve de anedota, essas torres são bem grandes - geralmente entre 75 e 125 metros. A idol mais alta do grupo tem 171cm. 

É possível tentar deduzir coisas para além da (boa) escolha estética. Elas correndo pelo campo esverdeado pode representar esse mundo bonito sempre citado na música, com seus céus azuis e o vento (representado por esse parque eólico). Em alguns takes, dá pra perceber o quão pequenas elas ficam perto dos geradores - é bem impressionante, pra ser sincero.

As vezes é bom se permitir ser pretencioso.


As cenas de coreografia também são especialmente boas. Acho que ela fica ainda mais bonita na versão ao vivo, quando você consegue ver as partes da coreografia se encaixando melhor. No MV, pelo senso de continuidade, alguns trechos são cortados - mas os que ficaram são bem bonitos. 

Também é interessante que nesse MV temos algumas cenas específicas de dança como trio Techi, Neru e Imaizumi. Essa talvez fosse no começo a line-up mais forte do grupo, visto a quantidade de oportunidades que elas receberam no começo.

O uniforme desse MV também é bem bonito. Simples, mas bonito. Acho até que a versão azul escuro usada pelas meninas do Hiragana era mais bonita, mas isso é só minha preferência pela cor. É um tanto diferente se pensarmos que o anterior tinha um certo viés militar. Se fossemos traçar a arvore genealógica dos uniformes, Sekainiwa teve mais influência direta em "Futari Saison" enquanto Saimajo em "Fukyowaon". 

Por fim, acho que "Sekai ni wa Ai Shika Nai" tinha um viés mais artístico. A música com seus vilões e menos batidas não era o hit que algumas pessoas queriam - mas ela permanece bem única na discografia do grupo. Uma música com poesia, paisagens e mensagens positivas.

Se cuida Cida


2. KATARU NARA MIRAI WO...

Não sei se esse blog vai existir até lá, mas se não for o caso, fica uma opinião de spoiler: eu acho Kuroi Hitsuji uma obra prima. Também é verdade que, talvez, o grupo não tivesse recebido nem metade das reclamações se ela fosse um B-Side (com o exato mesmo MV) e "Nobody" fosse a A-Side do single. Menos gente elegendo quem foi a rainha dos três segundos do clipe.

"Kataru Nara Mirai Wo..." tem a exata mesma relação com Sekainiwa. Se ela tivesse sido a A-Side, teria sido uma boa música e com boas chances de ser mais popular, e teríamos menos reclamações de termos ganho uma música toda artsy

Tudo isso pra dizer que essa é uma ótima música e umas das minhas favoritas do single.

Ela retoma um estilo de música que nós se acostumamos mais no primeiro single. Uma mistura de instrumentos sintetizados e instrumentos comuns  - uma mistura que quase sempre gera bons resultados no Keyaki. 

Lens Flare - A New Marvel Movie

Eu gosto bastante desse uniforme, e inclusive acho ele bastante subaproveitado pelo grupo. Ele não foi tão usado quanto os outros - e acho até que os primórdios de alguns uniformes estão mais próximos desse aqui. 

O MV é todo de coreografia, e acho ela boa. A uma coisa legal na simplicidade desse MV - assim com em Saimajo, boa parte da boa produção está na escolha do local, fotografia e iluminação. É bem impressionante como essas coisas são sempre bem feitas no Keyaki (com uma exceção ou outra student dance cof cof). Tudo isso com bastante lens flare também.

O título da música pode ser traduzido como "Se for falar, que seja sobre o futuro". Admito que até antes de ir rever tudo pra pode escrever esse texto, eu acho que tinha visto a letra de KataruNara uma única vez. E acho que ela é competente, embora seja um pouco simplista - a música no geral é sobre se abrir e não lamentar as frustações do passado. É uma boa mensagem, que acho que pode ser resumida nos versos:

"Não é culpa de ninguém
Não há tempo de voltar pra trás
Irritação e Frustração são egoísmo"
Boa no sentido de que, de fato, só reclamar não resolve.

Mas reclamar é tão bom.

Adicionando imagem de olho fechado pra não retomar os tempos de Suzumon Oshi


3. SHIBUYA KARA PARCO GA KIETA HI

A música da Techi desse single é talvez uma das mais famosas dela - tanto pelo refrão grudento quanto pelo visual. Essa música tem uma performance lendária no Keyaki Republic 2017, que um dia pretendo comentar aqui em específico do concerto como um todo - mas todo o visual do MV é bem bonito.

Em especial a roupa vermelha que ela usa na maior parte dele. A Techi está bem otona nessa apresentação, embora ver ela de uniforme escolar nos lembra que estávamos falando de uma menina de quinze anos. Apesar disso, ela ou quem cuidava da produção percebeu algumas valências importantes dela - o olhar penetrante e a presença de palco que ela possui. 

Também é notável uma melhora vocal dessa música em comparação com "Yamanotesen" do single anterior. Os vocais agora são bem consistentes e embora eu gostasse das imperfeições de Yamanotesen, os vocais de fato deixavam bem claro que se tratava de uma iniciante, embora esforçada. 

Sinceramente, não tem o que comentar da letra de PARCO Essa eu vou deixar com vocês, vou comentar de uma coisa mais interessante. Uma que mostra um nível de detalhe bem mais interessante.

Imagem do Keyaki Republic 2017

Olha esse tecido. Eu compraria esse blazer ai só pra ficar passando a mão na textura, simplesmente porque eu não teria onde usar isso ai.

Voltando a PARCO - no fim, uma música bem grudenta e que é difícil não ficar na cabeça por um tempo. Gosto do estilo mais rock, e a escolha por esse visual fez jus ao estilo da música. É tudo tão exagerado que a entrada de moto no Keyaki Republic 2017 nem pareceu tão exagerada assim.

Bom, foi exagerada o suficiente pra Techi pausar envergonhada o DVD (ou Blu Ray? Não lembro) durante o Keyaki House.

4. MATA ATTE KUDASAI

Single novo com três meses é um milagre, e mais de três MVs nem se fala.

"Matta Atte Kudasai" é talvez a música mais "idol" dentre todas do single - e faz sentido, já que é a Neru. A mamãe da Hinatas evoluiu bastante desde o último single (principalmente de "Noriokureta Bus") - e agora a harmonia é praticamente perfeita e sem deslizes.

Neru e o seu Eensy Weensy Monster


Embora a Neru não seja uma cantora ao estilo da Imaizumi e Kobayashi, ela certamente usa a voz do jeito certo e nas músicas certas.

O MV também é bem básico, mas bem bonitinho. É a Neru andando de ônibus e na praia enquanto interage com uma animação - há também uma historinha dela tentando entregar uma cartinha de amor. Dá pra dizer que esse MV passa uma sensação de... paz. 

A letra trata do mesmo conteúdo: primeiro amor e confissão. 

"Eu quase te falei várias vezes
Mas ai chegamos a minha casa
Com um sorriso, você para
Quando ouço você me dizer "Até mais"
Só o que posso fazer é assentir em silêncio"
A letra é bem bonitinha, e estou usando o diminutivo no sentido de fofa e não pra diminuir ela. Acho que ela encaixa muito bem com a Neru, e foi uma boa escolha pra primeiro solo. 

5. AOZORA GA CHIGAU


Esse segundo single de fato tem mais músicas sobre temas mais leves, embora o espirito de mudança sempre esteja alojado nas proximidades. "Aozora ga Chigau" é uma das favoritas dos fãs, em especial nas apresentações ao vivo, que são inquestionavelmente boas.

A música conta a história de uma garota, aparentemente do interior que vai para a cidade grande para encontrar o namorado doente (ou algo do tipo), ao qual ela só conhece a distância (webnamoro é real, então?). Eu pessoalmente gosto dessa letra, porque ela tem uma progressão bem de história mesmo. Ela começa contando o que achou da cidade:

"A primeira vez que eu vim para a cidade grande
As pessoas estavam misturadas igual uma máquina de levar
O glamour que eu via na televisão
Me parecia só egoísmo desordenado"

E ela prossegue 

"De forma egoísta decidir ir até você
Meu amor a distância
Eu queria te ver pelo menos uma vez
[...]
Quando te vi, doente pelo resfriado
Sem dizer nada, eu te abracei
E minhas lágrimas não paravam"

Por fim, a história é sobre a solidão do namorado, ao qual ela quer ajudar a encontrar os sonhos. Simbolicamente, ela planta uma girassol, que vai indicar o caminho do céu azul pra ele. Acho a história bonita, e o estilo da música combina bastante.

6. BOB DYLAN WA KAESANAI



As Yuichans fizeram uma das melhores músicas do single anterior, mas dessa vez a música não teve o mesmo destaque. A música não está no mesmo nível de outras que as duas fizeram ao longo da existência da dupla, mas é uma boa música no geral.

Ela tem uma melancolia bem maior que as outras músicas, e acho que as vezes beira a tristeza. A letra da música faz sentido com essa atmosfera, já que essa é mais uma música de frustração por causa de amor. Ah esses adolescentes.

O título que cita o cantor, compositor e vencedor do Nobel de Literatura (!) Bob Dylan, cita sobre "devolve-lo" ao outro personagem da música. Nesse caso, é no sentido de devolver algo que se presume ser um CD ou algo do tipo.

"Desde aquele dia, eu tenho algo emprestado
Sei que em algum lugar no seu coração
Ainda há amor em meio a essa tristeza
[...]
Eu ouvi tantas vezes desde essa manhã
Eu não devolverei "Bob Dylan"
Acho que apesar de essa não ser a música mais marcante delas, é sempre bom notar como elas sempre entregam muito bem as performances. A harmonia das duas é muito boa, os refrões são bem marcados e não há deslizes vocais. Isso já era perceptível no primeiro single, mas acho que aqui vemos uma versão até mais refinada.

Acho que a Imaizumi foi a melhor cantora que nós já tivemos no ciclo Keyaki/Sakura, mas ver performances como essa da Kobayashi me deixa um pouco frustrado que ela não foi mais explorada vocalmente. Talvez mais frustrante ainda seja que há tempo pra isso acontecer, mas dificilmente vão perceber isso a tempo.


7. HIRAGANA KEYAKI




Se a mamãe das Hinatinhas teve sua primeira música solo nesse single, também foi o primeiro single com participação do Hiragana Keyakizaka46. Eu não sei que tipo de pessoa lê esse blog, mas se serve de algum contexto pro futuro, elas são o que eventualmente se tornou o Hinatazaka46.

Pessoalmente, eu sempre achei a existência do Hiragana bem confusa. Se esses grupos (48/46) já são difíceis de explicar para as pessoas, imagine explicar a ideia do Hiragana46. Existem dois grupo Keyakizaka46, um deles é escrito em kanji e o outro hiragana, e eles tem membros diferentes, músicas diferentes - mas eles são mais ou menos o mesmo grupo!

E ainda pior, eu entendo completamente a frustração de quem se apegou as meninas desde o começo, porque embora eu sempre tenha sido cem por cento Kanji Keyaki durante toda minha jornada com o grupo, é bem visível que o tratamento nunca foi bem igual. Pra falar a verdade, acho que a intenção nunca foi que fosse. 

É muito extenso pra cobrir aqui, mas o documentário do Hinatazaka46 cobre uma parte do Hiragana Keyaki, e elas eram bem menos populares. As filas dos akushukais eram bem mais vazias que as do Kanji - e tinha como ser diferente? Elas tinham poucas músicas, aparições esporádicas, e o variety delas levou um tempo pra ganhar tração com o pessoal.

Isso, claro, dá uma boa história - hoje o grupo resultante, o Hinatazaka46 vende mais que o Sakurazaka46, embora nenhum dos dois tenha alcançado os picos de Keyakizaka46 até agora. 




Sobre a música, claro. É uma música alegre, e assim como "W-Keyakizaka no Uta" conta a história até o quarto single, essa música representa bem os primórdios delas com o grupo.

"Tenho certeza que ninguém me reconhece
[...]
Como uma Keyaki [árvore]
Mudando suas cores,
Vou me acostumar a cidade"

Também é bem legal observar como o tema "mudar pra cidade grande" é um tema bem recorrente citado nas músicas do começo do grupo. Uma experiência que boa parte delas tiveram que passar de certa forma, naturalmente expressa nas letras do grupo. É uma boa sensibilidade dos compositores.

Acho que a música tem bem a cara delas até hoje. Pessoalmente, gosto do trecho

"Vamos fazer isso juntos daqui pra frente
Como o Hiragana
Vamos ser verdadeiros com nós mesmos
Assim como somos agora..."

 

Eu não sei exatamente qual a relação dos fãs do Hinatazaka46 com essa música, mas consigo vê-la sendo especial pra eles.  Assim como W-Keyaki é uma música bem especial pra mim.


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CAPAS



Como sempre, eu gosto de cobrir um pouco das outras coisas do single. Acho que tudo o que cerca o lançamento de um single importante - divulgação, capa, concertos e por ai vai.

As capas de Sekainiwa são bem bonitas, mas acho que talvez sejam as capas do grupo que mais lembram as capas do Nogizaka46. É normal que no começo essas referências cruzadas fossem mais fáceis de serem vistas - mas acho que aqui é onde é mais visível. 

Digo, eu ainda consigo enxergar um pequeno vestígio de Nogizaka46 em algumas capas de "Futari Saison", mas acho que esse vestígio some com o tempo.

Capas de "Nandome no Aozora ka?" e "Hashire! Bicycle" do Nogizaka46

Com o tempo as capas ganham bastante personalidade própria, mas as capas de Sekainiwa permanecem como a transição entre esses dois períodos. Ainda havia algo das senpais por ali, mas já tentavam o suficiente mudar o estilo pra que soasse próprio. 

Claro, independente disso, a capa representa bem o clima do single - e talvez até mais o da música título.

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CONCERTOS

Não temos tantos concertos, já que como vimos a vida desse single foi bem curta. Acho que apenas dois deles valem algum comentário que representa bem esse período

KEYAKIZAKA46 2016 HALLOWEEN LIVE




Essa foi uma live realizada para a NTV no Ginásio Yoyogi em Tóquio. Elas se apresentaram no segudo dia do evento. 

Elas utilizaram a roupa de KataruNara com manchas de sangue, já que o tema da live era Halloween. Músicas do primeiro e segundo single estão presentes. Essa é uma das lives em que KataruNara teve destaque, sendo apresentada logo depois de "Silent Majority". A própria "Sekai ni wa Ai Shika Nai" é a última, pelo menos a última antes dos encores.

O nível dessa apresentação também é muito boa. Acho que essa live é meio que só uma confirmação que esse era o nível delas e que as boas apresentações de Saimajo não tinham sido só sorte ou só uma dedicação extra pela estreia. 

Essa live tem alguns gimmicks legais de Halloween, e as dance tracks são especialmente boas. Caramba, tem várias dance tracks que eu simplesmente queria ouvir fora dos concertos e apresentações! Eu nem sou o maior entusiasta de Halloween, mas aqui ficou realmente legal.

Essas primeiras lives tinham coisas impagáveis que infelizmente foram desaparecendo conforme o grupo cresceu - cenas como a Techi interagindo com Frankenstein. Essa também é a live em que elas se encontram o Pikotaro, que se o nome não é familiar, é um personagem do comediante Daimaou Kousaka, responsável pela famosa música "Pen Pineapple Apple Pen".

E é sempre bem divertido ver elas nessas situações meio fora do contexto


Risa tem olhos apenas para o senhor Frankenstein


Elas também participam da música "Canival" do Naoto (Inti Raymi), certamente o mais perto que vamos ver essas meninas pulando carnaval na vida delas. Sério, coloca essa música em cima de um trio elétrico e o pessoal vai acompanhar. Recomendadíssimo. 

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TOKYO IDOL FESTIVAL 2016


Divulgação: Tokyo Girls Update (infelizmente a qualidade dos vídeos é lastimável)

Ainda mais curta que a apresentação de Halloween, é a do Tokyo Idol Festival. 

Elas tocaram em dois diferentes dias, no palco Smile Garden (aberto) e no Hot Stage (interno). Eu pessoalmente decidi rever a performance do Hot Stage, porque não tinha certeza se já tinha visto essa.

O setlist não é muito diferente, mas nessa performance elas usam a roupa de Sekainiwa propriamente dita. Eu gosto bastante dos concertos do Tokyo Idol Festival, porque a maioria é de fato só performance, sem luzes e sem showoff. Não que eu não goste dessas coisas, mas acho que essa é a prova de foto que qualquer grupo deveria passar pra performance ser considerada boa de verdade.

E bem, mais uma vez, é sim. 

É mais uma vez interessante ver que as meninas que vinte segundos atrás estavam dançando perfeitamente, eram extremamente tímidas com o microfone na mão.


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SUGAI JOGANDO RESIDENT EVIL 7




Ok, essa daqui eu só me lembrei mesmo durante a pesquisa das lives. Uma boa alma inclusive legendou e colocou o trecho completo no YouTube. E sério, sinto falta um pouco dessas divulgações mais aleatórias.

É uma apresentação da Sugai Yuuka jogando Resident Evil 7 (talvez o Resident Evil mais terror da franquia) na Tokyo Game Show daquele ano. 

A Sugai sempre foi meio perdidinha, mas essa eu vou perdoar porque eu também sou horrível pra jogos de terror - coisas de terror no geral, na verdade. Se serve de alguma coisa, a Sugai ainda é capaz de notar quadros de cavalos enquanto está assustada durante o jogo. 

Essa é bem divertida de assistir, e recomendo pra lembrar como elas eram nessa época. Um bando de gatinhos assustados dando o seu melhor. 

Recomendadíssimo pra dar umas risadas como medo dos outros.



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RANKING DO SINGLE

Um dos motivos pelo qual eu gosto de escrever esses posts longos é que eu realmente revisito pra valer as coisas. Relembro a época e principalmente ouço as coisas de novo - porque no fim, a música é o que sobrevive ao tempo quase que sempre.

"Sekai ni wa Ai Shika Nai" é um bom single. Talvez menos impactante que os outros, mas acho que ele é uma boa prova que a média do grupo é bem boa.

Como sempre lembrando que esse é um ranking de gosto pessoal e não necessariamente de qualidade.


1 - Sekai ni wa Ai Shika Nai

2  - Kataru Nara Mirai wo... 

3 - Shibuya Kara PARCO ga Kieta Hi 

4 - Bob Dylan wa Kaesanai 

5 -  Aozora ga Chigau 

6 - Hiragana Keyaki

7 - Mata Atte Kudasai 



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Obrigado por ler.





 



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