As Estatísticas do Final

 

No último mês, o canal Showa JPOP foi encerrado em definitivo. Era um final de certa forma esperado, mas eu queria comentar um pouco sobre ele e sobre as estatísticas que eu coletei ao final da existência do canal. Um pouco também sobre a existência dele.

Primeiro, acho que é importante esclarecer o que de fato aconteceu, já que boa parte das pessoas muito possivelmente apenas nunca mais encontrou o canal no YouTube. Digo isso porque para várias músicas Showa bem populares, o canal era o primeiro recomendado - e de repente ele simplesmente não está mais lá. 

Em resumo, em um espaço de cerca de duas semanas recebi duas notificações por direitos autorais. Não foi a primeira vez que isso aconteceu - eu cheguei a publicar a um certo tempo atrás que eu estava deixando o canal em hiato até que uma notificação fosse encerrada. Na ocasião, tudo se resolveu normalmente. Cada notificação tem duração de noventa dias - caso você não estoure o limite nesse tempo é simplesmente vida que segue. Infelizmente não foi o caso.

Essas duas notificações recebidas em menos de quinze dias e vindas do mesmo lugar me deixaram bem ciente do que estava por vir. Como esperado, muito antes de qualquer uma delas ficar perto de expirar, eu fui notificado novamente - pela mesma empresa. Na falta de uma notificação, eu recebi doze delas de uma só vez.

A empresa responsável por todas elas foi a Fuji TV, dos quais muitos vídeos de fato eram de performances feitas nos programas da emissora (na verdade, uma empresa terceirizada que representava a Fuji TV). A maioria delas  eram no programa "Yoru no Hit Studio", um clássico da época.

É muito importante deixar claro aqui: o material é deles, e o direito deles de usar os recursos da plataforma como quiserem. Todo esse trabalho realmente era de fã para fã, e meu objetivo de verdade era só divulgar um tipo de música que eu gosto muito. Lá descobri que muitas pessoas também gostam, e até tenho certa esperança que alguém tenha começado a gostar por causa do canal.

Eu sempre tentei variar nas músicas para que o canal fosse de fato uma introdução, um começo para as pessoas irem atrás daquilo que elas realmente gostassem dentre as músicas da época. Não era de forma alguma uma intenção de fazer uma "playlist definitiva" do gênero, porque eu acho que não estaria a altura dessa missão

Por isso, no fim o que eu senti foi estranho. Não era bem tristeza. Ainda é estranho não clicar no icon do Google para alternar a conta e ler os comentários - alguns emocionados, alguns felizes, alguns malucos. É a típica situação em que você sabe o que vai acontecer eventualmente, mas isso não te prepara exatamente pro momento.

O saldo? Bem positivo. Fiquei bem feliz com os vários comentários que recebi quando comentei no twitter - a maioria frustrado com o fim do canal. Por mais estranho que isso soe, a frustração de vocês me deixa feliz porque mostra que significou algo pra alguém. Ao todo o canal teve 13,7k inscritos, que é muito mais do que eu jamais esperei. Lembro de pedir no twitter pra chegar a mil, e prometi que nunca mais iria pedir pra ninguém se inscrever... e bem, eu cumpri. 

Durante a existência do canal eu passei por muita coisa. Muita coisa mesmo. Muitas vezes, tentar traduzir as músicas, tentar aprender os kanjis, consultar dicionários e tentar encontrar os contextos certos - muitas vezes essa distração me tirou de momentos bem ruins. 

Só posso agradecer por esses quatro anos. Essa jornada que começou em 24/02/2019 chegou de fato ao fim.

--

Na semana em que eu recebi a segunda notificação (as outras doze vieram cerca de uma semana depois), eu decidi salvar as estatísticas do canal, também os vídeos que não foram derrubados. O meu tempo está um pouco curto, mas eventualmente devo disponibilizar isso em algum drive ou algo assim.

As estatísticas são bem interessantes, e talvez mostrem bem o gosto das pessoas com relação as músicas Showa. Uma estatística bem interessante sobre o canal é que ele não é só representativo do ocidente, ou só do Brasil - na verdade, ele era bem acessado de diversas partes do mundo.

Países com mais acessos (Global)

O país com mais acessos acabou sendo o Japão. Claro, certamente eles não chegaram no meu vídeo pelas legendas - embora vários frequentemente comentassem que não sabia que pessoas de tão longe tinham interesse naquilo. Os Brasileiros ficam em segundo, com os americanos em terceiro - juntos eles são quase um quarto do total de acessos da história do canal.

Alguns desses vários países são interessantes, enquanto outros são até um pouco inesperados, pessoalmente falando. As mídias japonesas são bastante populares no Sudeste Asiático, então pouca surpresa em ver Filipinas e seus vizinhos aparecendo bem colocados por aqui. A Rússia certamente entra na categoria das inusitadas - mas realmente, vários russos comentavam no canal e geralmente o YouTube jogava eles na caixa de Spam do canal (onde você tem que aprovar eles manualmente). 

Os comentários são algo que eu gostaria de ter salvo. Em alguns poucos vídeos eu deixava os comentários desativados ou moderados. Os poucos desativados eram por excesso de SPAM (principalmente crypto e afins), que por algum motivo haviam entrado no radar deles, talvez por alguma palavra chave. Os moderados, em geral, eram os vídeos da Yukiko Okada. Devido as circunstâncias da partida dela, muitos comentários mencionavam suicídio ou até teorias sobre o fim da vida dela - esses eu preferi por decisão própria não publicar. 

Acho que não beneficiava nem quem iria ler e muito menos quem partiu.

Enfim.

Outra estatística legal é que o YouTube deixa você ver também as cidades mais acessadas.

Cidades com mais acessos (Global)

Acho que como as visualizações por cidade acabam sendo mais difusas, as porcentagens são relativamente pequenas. Sendo um pouco sincero, muitas dessas cidades eu pessoalmente não conhecia.  Sim, todos nós vivemos pelo dia em que a antiga capital do Império Bizantino ouviria mais kayokyoku que Sapporo. Também estamos de olho em você paulista que fica ouvindo e olhando pros prédios.

Outras estatística interessante é a porcentagem de homens e mulheres que assistiam ao canal. Em suma a composição dos espectadores era de Homens 59,0% e Mulheres 40,9%. A pequena diferença é a de pessoas que não colocam nenhum gênero no perfil. Acho que no geral é bem equilibrado e acho que o fato de algumas das principais cantoras da época (e por consequência do canal) serem bem populares entre as mulheres ajuda nesse número.

A outra estatística importante é da média de idade do público.

Público por idade

Pelo canal ser somente composto por música antiga, talvez as pessoas tendam a pensar que a maior parte delas fossem mais velha. No geral, a maior parte do público estão nas categorais 18-24 anos e 25-34 anos.

No geral, as pessoas não parecem tão apegadas a idade das músicas. As duas categorias que mais assistiram ao canal não eram nascidas na época de grande parte dos lançamentos. Todo fã de showa já chegou naquela fase de estar acostumado com os lançamentos comemorativos de 40 e 50 anos a essa altura.

--

Por fim, o ranking final de acessos do canal. Eu não vou colocar tudo pra melhorar a leitura - ao todo o canal teve cerca de 122 vídeos durante o período todo, além de alguns que foram deletados por copyright anteriormente.


Algumas músicas tem certa desvantagem por terem sido postadas bem no começo do canal. "Shoujo A" por exemplo é bem mais famosa do que a posição dela. Claro, esse ranking é apenas um indicativo do que os inscritos do canal (e muitos que viam aleatoriamente) gostavam.

Duas músicas se sobressaem muito em visualizações. A primeira do ranking é "Suki Suki Daisuki" de Jun Togawa, que ultrapassou um milhão de views. Nunca sequer imaginei nada parecido. Essa música aparentemente viralizou em algum lugar e era também o vídeo com mais comentários disparado. Uma parcela grande dos comentários eram sobre a (impressionante) troca da voz dela durante a música, além claro da letra um tanto bizarra.

A música de Miki Matsubara "Mayonaka no Door", popularmente conhecida como "Star with Me" também deu um viralizada em algum TikTok, ou algo assim. Esse também era um fenômeno que acontecia relativamente frequentemente no canal - "vim aqui por vi em X lugar" ou "X pessoa comentou sobre essa música hoje". Admito que geralmente eu só ficava meio confuso mesmo.

O restante do Top 10 não é muito surpresa, muita Akina e Seiko, além da participação de Momoe Yamaguchi. A música "Cosmos" foi durante muito tempo a música mais vista do canal e na época eu tinha certa dificuldade de acreditar que uma música melancólica de quase 50 anos tinha cem mil visualizações - e pior, os comentários eram todos bem positivos!

Acho que se eu tivesse que apontar uma música que, baseado nos comentários, atraiu alguns fãs novos - foi "The Stress" de Chisato Moritaka. Chisato é um dos ícones do final daquela década, e acho que as músicas dela representam muito bem a segunda metade daquela década musicalmente - ela ser toda estilosa com roupa de maid deve ter uma certa influência também, isso ou o maior lacinho de todos os tempos.

Dito isso, as duas mais representativas da era - Akina Nakamori e Seiko Matsuda - sempre foram muito bem nas views e recebiam muitos comentários positivos com relação as suas vozes. A cultura de idol de hoje é muito diferente de quarenta anos atrás, mas Akina e Seiko serem ótimas cantoras (principalmente a Akina cof cof) é um privilégio que tivemos de ter as duas como as mais populares. 

A lista é bem variada, e fico bem feliz que tenha sido assim. Espero ter ajudado as pessoas a conhecerem as músicas - e claro, fica o pedido: continuem indo atrás.

--

Obrigado por ler.

E obrigado por assistir.









Postagens mais visitadas deste blog

Eu Ainda Gosto dos CDs

Recomendações Alheias