Recomendações Alheias


Ontem a noite eu pedi para o pessoal do falecido Twitter me enviar algumas coisas para escrever sobre, desde que fossem coisas curtas, como músicas ou videoclipes. O pessoal foi bem gentil, e me mandaram um punhado de coisas para falar sobre - e aqui vou eu tentar falar sobre elas, na medida do possível.

A verdade é que eu ando com bastante preguiça de terminar as coisas que eu começo a escrever. As vezes eu começo a escrever sobre um tema e percebo que ele nem rende tanto assim, ou não tenho muito argumento para desenvolver. Outras vezes eu não concordo comigo mesmo quando vou reler o texto. Em outros, é só um pouco de preguiça de pesquisar e referenciar tudo.

Talvez o mais legal desse post de hoje, é que de fato eu não conhecia a maioria das coisas, ou conhecia bem marginalmente. O pessoal se acostumou com os reacts de desinformados no YouTube, mas vão ter que se contentar com um desinformado em forma de texto. Boa sorte para quem for ler.

--

Kaneko Ayano - Taoruketto wa Odayakana (タオルケットは穏やかな)


Enviado por: @orenjiheavenly6

Eu já tinha ouvido a primeira música do álbum no YouTube ("Watashitachihe"), mas não tinha ido atrás de mais. A primeira música é certamente um bom resumo do disco, já que o álbum toma um ritmo melódico bem similar, com o acréscimo de algo bem indie no meio.

O estilo de maior parte do disco me lembra um pouco a Satoko Shibata, talvez na forma de se expressar mais do que nas músicas em si, porque os estilos são um pouco diferentes. Se as comparações ainda são válidas, também lembra um pouco Siamese Cats, para ficar nos grupos japoneses de rock com viés mais indie. Com um viés mais ocidental, me lembra um pouco Television ou Pixies em certos álbuns.

A vocalista tem uma voz bem bonita (por exemplo em "Konna Hi ni Kagitte") e acho que o(a) guitarrista, principalmente o responsável pela parte rítmica é muito bom em criar melodias. Acho que ao menos três músicas ("Yasashii Guitar", "Moshimo" e "Yokan") eu voltei para ouvir especificamente só a parte da guitarra. Em vários momentos ela era a melhor parte da música.

Não sei muito da parte técnica do grupo, mas notei também que a guitarra tem uma faixa bem específica pra ela dentro da canção, no sentido de que ela é bem separada dos outros instrumentos em certos momentos. Se meus ouvidos não me traíram, por boa parte do álbum tem mais de uma guitarra tocando para criar os ritmos - o tipo de coisa que alguns guitarristas não gostam tanto de fazer por não ser fácil de fazer ao vivo, aos que presam pela fidelidade ao vivo. Eu pessoalmente gosto.


Algumas músicas não são tanto do meu gosto ("Kibun" e "Tsukiakari"), mas tenho que ser honesto e dizer que eu não li as letras das músicas, algo que eu geralmente tento fazer. Pelo pouco que sei, ela é uma boa letrista, o que significa que seria desperdício falar algo aqui sem ouvir acompanhando. 

O timbre da voz por vezes é quase etéreo, de um tipo difícil de interpretar - não é depressivo, não é desesperançoso e não é feliz também. Pode ser só minha imaginação, mas algumas músicas passam uma sensação de solidão.

Eu não fui atrás de todas as faixas para ver quais tinham MV, mas fui atrás de rever o da primeira faixa. Ele é bem simples, mas tem algo bonito nele - ele combina com a música.

--

Isiliel - pinky promise


Enviado por: @D4rkWzd

Eu conhecia a Himari dos tempos de Necronomidol, e sei que desde então muita água correu por baixo dessa ponte após a reformulação do grupo. Por isso, é bem diferente ver esse MV em específico, com um estilo de idol bem tradicional, comparado ao estilo metal e synthwave ao qual estava habituado a vê-la.

Primeiro a música.

Eu gosto bastante desse estilo, e essa música em específico usa algumas técnicas que eu gosto musicalmente. Alguns outros músicos já fizeram essa releitura do estilo sintetizado dos arranjos do meio- final dos anos oitenta, alguns mais notórios (Tommy February6) e outros mais experimentais (Tentenko), com níveis variados de sucesso. A Tentenko tem possivelmente um dos melhores MVs com representação dos anos oitenta feitos nos últimos 10 anos.

A dificuldade nesse caso é que frequentemente quem faz isso, fica muito perto de deslizar para a paródia. Acho que essa música consegue escapar disso. A música é genuinamente boa, e eu gosto do instrumental e do estilo do timbre de voz adotado, sem distorção especifica para parecer música de outras épocas, mesmo que musicalmente ela se utilize de uma linguagem bem própria daquele período. As vezes alguns levam para o lado de achar que as músicas eram lançadas em alguma rádio obscura da madrugada, copiada de uma fita magnética gravada após ser deteriorada no fundo de uma gaveta por vinte anos.

Talvez o segredo seja, de fato, ser uma música de um estilo que era popular no passado, e não uma música que tenta parecer antiga. É uma diferença sutil, mas que faz toda diferença. 

Quanto ao MV, embora ele também seja bem referenciado ao estilo da época, acho que ele vai bem na simplicidade. Porque notoriamente os videoclipes da época eram bem simples também. É bizarro a quantidade de clipes que são só uma garota andando por ai - na verdade, frequentemente as apresentações em programas de TV eram mais superproduções que os videoclipes (saudade programas orquestrados). Os videoclipes mais elaborados vão aparecendo mais frequentemente conforme a década passa, mas eles não eram a regra.

Sobre o visual do MV, as cenas no palco são bem legais - é um efeito simples de se criar, mas que funciona muito bem, e fazem bem de usar ele como maior parte do MV. O vestido, o laço, o salto são bem remanescentes das idols da época. E bem, tem andança por ai, então o caminho sempre esteve certo.

--

Polkadot Stingray - Pandora Box


Enviado por: @BarDoTekos

Eu sou bastante fã do Polkadot, e já sou bem familiar com a discografia do grupo. Então essa é uma das músicas que eu já conhecia bem, mas foi bom revisitá-la.

Eu gosto dessa fase das músicas do Polkadot, que culminaram no álbum "Uchoten" de 2019, porque acho que Shizuku e o outros  estavam bem conscientes que as vezes tudo que você precisa é de um bom ritmo e uma guitarra fritando. Quase todas as faixas desse período seguem bem esse perfil, e não é para menos, já que o álbum é todo muito bom.

E digo isso quando minha música favorita do grupo ("Rhythmy"), que também está nesse álbum, é uma balada.

Essa música, por sinal, tem uma letra bem legal escondida atrás da gastança de energia da Shizuku no palco. É basicamente ela reclamando "desse seu jeito simplista!" e acabando com o outro sujeito - parece besta, mas é bem escrito, surpreendentemente. 

Talvez a única crítica que eu tenha a esse período, seja de fato que a guitarra do Harushi é um pouco repetitiva, e a maior parte dos ritmos legais vem do lado da Shizuku. Claro, se olhar pela ótica de um album isso faz até sentido, mas acompanhando o lançamento dos singles na época foi um pouco estranho. Talvez um pouco mais de variedade seria legal.

Acho que não é o videoclipe e nem a música mais divertida deles, mas é bem legal de qualquer forma. Talvez a mais "divertida", seja lá o que isso signifique se tratando de música, nesse álbum seja de fato "Denkousekka".

Dito tudo isso, a música é legal e eu gosto da energia do MV.

--

MUTANT MONSTER - Hanashiteageru (離してあげる)


Enviado por: @BarDoTekos

Ok, de fato eu não conheço absolutamente nada sobre esse grupo.

E uma bela surpresa, porque adorei o estilo das meninas.

Acho que visualmente elas conseguem se destacar bem mesmo tendo um MV bem simples. A maior parte é apenas a banda em um fundo branco, mas elas dão um jeito de parecerem bem legais.

As vocalistas também tem uma harmonia muito boa, o que muitas vezes é um problema para vários grupos de rock. Muitos não conseguem fazer um trabalho muito bom fora do refrão - e claro, tudo certo, quantos grupos bons temos sem precisar desse recurso. Dito isso, o delas ficou bem legal nessa música, as vozes funcionam em conjunto.

O MV tem as meninas passando uma transformação na aparência. De fato, elas parecem outras pessoas ao final do MV. Não sei se existe alguma narrativa dentro do grupo para isso, mas admito que o estilo do começo me agradava mais. Não que eu ache ruim. Eu era fã de Stereopony.

Mas certamente um grupo para pesquisar mais sobre.

--

Zazen Boys - Weekend


Enviado por: @Banda_Krinje

Não tem como não dizer que os caras são estilosos, mesmo em 360p.

E com já bem sabemos, são ótimos músicos.

Eu sou do tipo que gosta mais de guitarras com melodias desse estilo do que guitarras fritando o tempo. Claro que elas também tem o seu valor e a hora certa, mas em geral eu gosto muito mais de coisas desse estilo.

Todas as partes de guitarra dessa música são boas, mas se eu tivesse que elogiar algo mais específico seria o baixo. Há um pequeno trecho na música que não há baixo (por volta de 2:20 até 2:40), e é nessa hora que você nota o quanto é de fato o que dá o ritmo da música. Sem ele todas melodias parecem um pouco vazias, incompletas até.

Uma coisa de ouvir muita música em outras línguas, é que você está bem habituado a escutar a voz como um instrumento, já que geralmente você não é capaz de entender. Hoje eu sei razoavelmente as línguas das músicas que eu mais ouço, ou ao menos posso buscar sobre, mas por boa parte da minha vida foi assim. Por isso, quando músicos usam a voz mais como um instrumento do que de fato como uma locução da letra, fica bem fácil de identificar - e essa música é bem nesse estilo, em todo o refrão com "Weekend" - a voz é basicamente um instrumento, mais do que algo que quer usar as palavras pelo significado delas. 

Dentro disso, o MV vira um pequeno detalhe. Ele, claro, também é bem divertido e bem criativo - ele funciona todo no carisma de cada membro. Se você não conhece a banda e não termina o videoclipe com o baixista queimado na sua retina, é porque provavelmente você não prestou atenção no video.

--

RYUGUJO - RONDO / MR. FORTUNE / 2 MUCH / SHORYU / DEEP WAVE

Enviado por: @ijinnoyoru

Eu não sei tanto sobre o Ryugujo. Eu sei algumas coisas (que aprendi através da pessoa que mandou esses MVs), além de saber que são produzidos pela Avu-chan, vocalista do Queen Bee (ou Ziyoou-vachi, se preferir) e foram formados em um reality.

Por isso, quase tudo aqui é novidade.

- RONDO


Uma coisa que eu tenho notado em alguns boy groups mais recentes é que eles tem se preocupado em pegar vários que realmente são bons cantores. É uma das primeiras coisas que dá pra notar ouvindo a música, é que eles realmente são bons cantores. Eles alcançam notas bem legais mesmo nessa primeira música.

Eu não ouço tantos boygroups assim, mas lembro de ter tido uma reação similar com o Sixtones uns anos atrás. Os caras são bonitos, sabem dançar e agora sabem cantar. Isso não é justo com o resto das pessoas.

Os rapazes do Ryugujo parecem ser bons cantores. A parte da coreografia é bacana, embora eu admito que o cenário escolhido me incomoda um pouco. Não pela performance em si, mas os efeitos especiais são um pouco... notáveis. É aquele vale da estranheza, onde eu não consigo nem dizer que são ruins, mas deixam a cena um pouco estranha. Como se estivessem sempre me distraindo do que eu deveria de fato observar.

Apesar da boa performance vocal dos membros, não é um tipo de música que eu ouço tanto.

- MR. FORTUNE


O  primeiro MV tinha efeitos estranhos, mas o segundo é muito melhor produzido. Acho que só de melhorar a produção, eles valorizam outros aspectos da performance deles.

Por exemplo, nesse é bem mais fácil notar que a coreografia é muito boa. O visual também é bem mais legal, e mesmo não sendo especificamente fã, é bem notório que o tempo de tela dos membros é mais bem dividido nesse MV - mesmo que os vocais ainda pareçam um pouco mais concentrados nas mãos de alguns específicos.

A música em si também é boa, e essa sim me imagino ouvindo mais vezes no futuro. É no fim, uma ótima faixa dançante e com um clipe divertido. Adoro as cores, as luzes, os uniformes e como dá pra notar um pouco mais a personalidade dos membros nessa performance.

E no fim eles ficam diplomados, um orgulho para a sociedade.

- 2 MUCH



A música anterior era mais divertida, mas talvez não demonstrasse tão bem a parte vocal deles. Essa por outro lado, acho que se sai melhor nesse quesito. 

A coreografia mais uma vez é bem legal, embora o videoclipe não seja tão bonito quanto o anterior visualmente. Acho que quem produz certamente foi percebendo os pontos fortes do grupo ao longo do tempo - nesse temos mais parte individuais, com uma coreografia muito mais elaborada (e aparentemente difícil, com bastante troca).

A melhor parte da música sem dúvida são as partes individuais, que são bem variadas. De novo, a minha impressão é que eles são muito bons cantando e dançando, e realmente só vai dar errado se derem músicas ruins para eles... ou efeitos duvidosos.

- SHORYU


De "Shoryu" em específico, eu gostei mais do videoclipe do que eu gostei da música.

Não tenho muito um motivo para falar, porque acho que é tudo bem feito - é meio que só a música mesmo que eu não gostei tanto.

O MV em si é bem legal, com referência a jogos de luta e artes marciais.

- DEEP WAVE


"Deep Wave", por outro lado, tem uma música bem fácil de gostar. Acho que dentre todas essas, ela está musicalmente mais próxima de "2 Much" do que de todas as outras. Ela novamente usa bem as partes individuais dos membros, com um visual muito legal.

Talvez no quesito videoclipe, esse seja o artisticamente o mais bonito. Tenho uma leve preferência ao de "Mr. Fortune", mas acho que não é nenhum absurdo dizer que Deep Wave é mais bonito. Ele é um pouco mais experimental do que os outros, tanto musicalmente quanto na estrutura do MV.

Musicalmente, há algumas trocas de ritmo interessantes ao longo da duração da música. E surpreendentemente, todas positivas. Costuma ser bem fácil errar a mão nessas situações.

--

Obrigado a todos que enviaram!

--


Obrigado por ler.






Postagens mais visitadas deste blog

Eu Ainda Gosto dos CDs