Os Grupos Vocais do Sakurazaka46


Quando há um grupo com tantas pessoas como no caso do Sakurazaka46, é inevitável que haja subdivisões para que as músicas funcionem de forma melhor.

Talvez a característica mais marcante dos grupos com essa configuração, onde há uma grande quantidade de membros, é o coro. O "coro" em termos musicais é quando toda a companhia, ou grupo, canta em uníssono, ou seja, todos ao mesmo tempo. O coro costuma dar bastante força aos vocais das músicas, mas tem como lado negativo esconder os vocais individuais dos membros. Alguns críticos alegam que isso é proposital, já que idols possuem uma certa infâmia, ao menos na história recente, de não cantarem muito bem.


Embora seja verdade que frequentemente as meninas não são selecionadas pelas suas qualidades vocais, o uso do coro em si não é evidência de limitação vocal. Na verdade, há outras maneiras de "ocultar" quem canta mal sem usar esse recurso, e nem estamos falando de recursos digitais/alteração de voz. O coro é muito usado em vários estilos musicais, como por exemplo o Soul - é um recurso muito usado como harmonia no gênero. Há grupos de música mais popular, como o Little Glee Monster, que tem ótimos vocais e utiliza o recurso com frequência.


Dentro das canções do Saku 46 há alguns subgrupos vocais, que aparecem com certa frequência nas músicas. Embora existam mudanças entre as canções, eles tem até uma certa estabilidade nas composições. Às vezes eles são desfeitos via graduação ou troca do senbatsu. 


Como esses grupos são baseados principalmente na popularidade individual dos membros, é natural que os fãs queiram ver uma certa distribuição desses vocais por todos os membros do senbatsu daquela música. Só participar em geral não é o suficiente.


Há uma certa estrutura que se repete nas músicas, com algumas coisas que podemos notar bem de cara. Essas estruturas são quebradas frequentemente, porque a música pode ter certas fórmulas que facilitam o sucesso, mas não há fórmulas mágicas. 


Para começar, eu queria mostrar como era antes do Saku46. Há uma variedade interessante dentro do período do Keyakizaka46, mas notavelmente a imagem que ficou na memória das pessoas é aquela do final. Por isso, vamos ver como era a música principal do último single íntegro do grupo - “Kuroi Hitsuji”.


----

[KUROI HITSUJI]

Kuroi Hitsuji é um ótimo contraste para entendermos como as músicas do Keyakizaka eram montadas de forma bem diferente das músicas do Saku46. Na verdade, mesmo dentro do Keyakizaka46 é possível notar essa diferença. Eu comentei um pouco sobre isso no meu post sobre Futari Saison, onde eu listo alguns dos grupos vocais que aparecem durante as músicas. É possível notar como a música passa a ficar um pouco mais concentrada em alguns personagens e grupos vocais específicos, como veremos a seguir.


Apesar disso, veremos também mais adiante, que essa estrutura não é exclusividade de Kuroi Hitsuji, e muito menos do Keyakizaka46.


Os grupos vocais serão identificados pelas cores, e no meio irei deixar meus comentários sobre os trechos específicos. Para melhor compreensão irei postar as letras em romaji, ao invés de kanji, apenas para melhor compreensão de quem quiser ler e talvez acompanhar a música. Geralmente eu faço a tradução para comentar as letras, mas como esse não é o objetivo, não irei traduzir.




Grupo 1 - Hirate Yurina
Grupo 2 - Hirate Yurina, Ishimori Nijika, Koike Minami
Grupo 3 - Kobayashi Yui, Hirate Yurina, Sato Shiori
Grupo 4 - Habu Mizuho, Sugai Yuka, Oda Nana, Watanabe Risa, Moriya Akane
Grupo 5 - Nanako Nagasawa, Uemura Rina, Saito Fuyuka, Nagahama Neru, Watanabe Rika, Suzumoto Miyu, Ozeki Rika
Grupo 6 - Kobayashi Yui, Koike Minami, Ishimori Nijika, Sato Shiori, Hirate Yurina
Grupo 7 - Todas/Coro
Grupo 8 - Externo

shingou wa ao na no ka sore to mo midori na no ka docchi nanda?
ayafuya na mono wa hakkiri sasetai


Esse grupo vocal tem apenas essa breve participação, depois ele passa a ser um combinado dos grupos 2 e 3, se tornando o grupo 6. Apesar da presença da Koike e Nijika, aqui acontece um padrão que frequentemente aparece nas músicas do Keyakizaka: há uma proeminência da voz da Techi sobre outras na mixagem da música. Isso não é anormal e nem novidade aqui, durante a época da participação da Imaizumi, a voz dela era frequentemente usada acima de várias outras.


yuugure toki no shoutengai no zattou wo toorinukeru no ga mendou de


Esse é o primeiro trecho solo da Techi na música. Como um todo nenhum outro grupo vocal, exceto pelo 7 (que é o senbatsu completo) tem mais participações na música do que ela. Essa troca da versos é boa para notar o quanto a voz da Techi está sobreposta sobre as vozes da Koike e Nijika no verso anterior. Aqui ela soa mais “limpa”, já que não tem acompanhamento de outras vozes.


fumikiri wo watatte toomawari shite kaeru


Nesse grupo vocal a característica muda um pouco. A voz da Kobayashi tem mais proeminência e se sobrepõe sobre a voz da Techi. A voz da Shiori parece estar em uma faixa similar a da Techi, abaixo da voz da Koba.


houkago no kyoushitsu wa nigate da
sonoba ni iru dake de wakariaeteru you de
hanashiai ni naranai shi
shirakete shimatta boku wa mukuchi ni naru


Nesse trecho temos um coro um pouco mais claro que o anterior, que ainda usava de mais proeminência de um membro sobre o outro. Aqui todos os membros harmonizam juntos, há uma leve projeção de uma voz que é difícil de identificar (talvez Akane ou Risa). 


iitai koto ii atte kaiketsu shiyou
nante rakutenteki sugiru yo


O grupo 5 é um pouco mais similar ao grupo 4, mas apesar de todos os membros também cantarem no mesmo trecho, a voz da Neru é mais perceptível e facilmente distinguível. Na verdade, a sensação é de que as outras estão acompanhando a voz da Neru especificamente, ao invés de todas (incluindo a Neru) estarem juntas. É mais as outras no tom da Neru do que o oposto.


dareka ga tameiki wo tsuita
sou sore ga hontou no koe darou


Esse pequeno trecho tem a fusão do grupo 2 com o grupo 3, e é fundamentalmente diferente do anterior. Porque na parte combinada, no segundo verso acima, não há sobreposição da voz da Kobayashi sobre a voz da Techi. A voz da Kobayashi se junta à voz das outras três.


kuroi hitsuji sou da boku dake ga inakereba iinda
sou sureba tomatteta hari wa mata ugokidasundarou?
zenin ga nattoku suru sonna kotae nanka aru mono ka!
hantai ga boku dake nara isso mushi sureba iinda
minna kara settoku sareru hou ga igokochi waruku naru
mekubase shiteru nakama ni wa boku wa yakkai mono de shika nai


Os refrões são cantados por todo o grupo, mas como é bem comum em muitas músicas do Keyakizaka e de outros grupos com a função de “center”, a voz quase sempre parece estar um pouco isolada das outras, sendo geralmente a única verdadeiramente distinguível. Há alguns trechos em que isso é mais notável devido ao tipo de voz da Techi. Nesse caso, talvez seja mais perceptível no segundo verso da estrofe, no trecho “ugokidasundarou?”


masshiro na mure ni waru medachishiteru
jibun dake ga makkuro na hitsuji
toittatte onaji iro ni somaritaku nainda
usugurai heya no akari tsukeru TAIMINGU tte ittai itsu nandarou?


Esse é o principal solo da música, e ele é mais falado e ritmado do que cantado propriamente dito. Para quem ouve a música em fones ou algum equipamento estéreo, deve ter notado que há uma troca de lado durante o primeiro para o segundo verso, onde do lado oposto quase nada fica audível nos vocais.

No restante da música, basicamente todos os versos seguem essas estruturas demonstradas pelos grupos vocais.


SUMAHO ni wa ai no nai kako dake ga nokotteru
ningen kankei no kotaeawase nanka boku ni wa dekinai shi
soko ni inakereba yokatta to koukai suru
jinsei no taihan wa omou you ni wa ikanai
nattoku dekinai kotobakari da shi akiramero to satosareteta kedo
sore nara yappa nattoku nanka shinai mama
sono tabi ni nandomo tsuba wo haite
kamitsuicha ikemasen ka?
No No No No
zenbu boku no sei da
kuroi hitsuji sou da boku dake ga inakunareba iinda
sou sureba tomatteta hari wa mata ugokidasundarou?
zenin ga nattoku suru sonna kotae nanka aru mono ka!
hantai ga boku dake nara isso mushi sureba iinda
minna kara settoku sareru hou ga igokochi waruku naru
mekubase shiteru nakama ni wa boku wa yakkaisha de shika nai
wakatteru yo


Esse último verso é especialmente bom para notar a sobreposição da voz da Techi sobre as outras no refrão.


La La La…


Esse aparentemente é a única parte que não é feita pelo grupo. Ao menos não há nenhum indicativo que seja.


shiroi hitsuji nante boku wa zettai ni naritaku nainda
sou natta shunkan ni boku wa boku ja naku natte shimau yo
mawari to chigau sono koto de dareka ni meiwaku kaketa ka?
kaminoke wo somero to iu otona wa nani ga ki ni hairanai?
hangyaku no shouchou ni naru to de mo omotte iru no ka?
jibun no iro to wa chigau sore dake de yakkai mono ka?
Oh
mizukara no shinjitsu wo sute shiroi hitsuji no furi wo suru mono yo
kuroi hitsuji wo mitsuke yubi wo sashite warau no ka?
sore nara boku wa itsu datte
sore de mo boku wa itsu datte
koko de waru medachishiteyou


Algumas das coisas que vemos em Kuroi Hitsuji é bem comum em quase todos os grupos desse formato. Talvez melhor do que tentar explicar assim, o ideal seja demonstrar o que mudou e o que se manteve no Saku46.

Primeiramente, é importante ter um pouco de contexto. Nós sabemos como terminou a história do Keyakizaka46, e bem, não foi legal e nem bonito. Por isso, quando o grupo foi renomeado e estreou com “Nobody’s Fault” havia uma demanda ainda mais específica com relação ao que os fãs esperavam do grupo.

Por exemplo, ninguém queria que o grupo cometesse o mesmo erro de nomear uma center eterna, como foi o caso da Hirate. Se fossemos ter um grupo novo, que as coisas fossem diferentes daquelas que ajudaram o grupo a acabar. Claro, grande parte da identidade musical do Keya46 passava pela voz da Techi e alguns outros membros, mas isso tinha um preço. Um preço que foi pago, inclusive.

Por isso, vamos ver como as coisas mudaram já na estreia do grupo.



[NOBODY'S FAULT]




Uma das consequências diretas dessa demanda e da vontade de desatrelar o início do grupo ao final do Keyakizaka46, é que a música tem consideravelmente mais variações de grupos vocais e trocas durante a música. As partes com solo diminuem consideravelmente, embora ainda existam. 


Apesar disso, uma característica marcante é que frequentemente os subgrupos vocais tem um lead-singer, similar ao que a Neru faz com o grupo 5 em Kuroi Hitsuji, como vimos a pouco. Nos primórdios do Keyakizaka, a Imaizumi Yui fez esse papel em diversos momentos também.


Como veremos, vocalmente, há muito pouco em comum entre “Kuroi Hitsuji” e “Nobody’s Fault”. Muitas vezes por forças maiores (como graduações), mas também por decisões do próprio staff/compositor.


Grupo 1 - Morita Hikaru
Grupo 2 - Watanabe Risa, Kobayashi Yui
Grupo 3 - Koike Minami, Fujiyoshi Karin, Yamasaki Ten
Grupo 4 - Sugai Yuka, Tamura Hono

Grupo 5 - Habu Mizuho, Ozeki Rika, Moriya Akane, Matsuda Rina, Ozono Rei, Takemoto Yui
Grupo 6 - Ozeki Rika, Moriya Akane, Matsuda
Grupo 7 - Habu Mizuho, Ozono Rei, Takemoto Yui
Grupo 8 - Watanabe Risa, Kobayashi Yui, Morita Hikaru 

Grupo 9 - Sugai Yuka, Tamura Hono, Koike Minami, Fujiyoshi Karin, Yamasaki Ten

Grupo 10 - Todas

kono sekai wo kaeyou nante
unuboreten ja nee yo
shiranu ma ni yogorechimatta sora wa
uchuu ga mienai Blue


Nesse trecho temos um dos dois solos da música, performado pela center Morita Hikaru. Ela é acompanhada por uma sutil segunda voz. É difícil dizer se é uma voz externa ou se é algum membro do grupo.


jibun ga haita iki to uso de


Talvez esse seja simbolicamente um dos principais sinais de mudança do grupo. Duas das membros mais populares do grupo, tem apenas dois pequenos trechos ao longo da música. Não é muito diferente em quantidade do que outros grupos compostos de membros menos populares. 


shimekitta mado wa kumotteru ze


Um grupo composto de membros estreando no senbatsu junto a Koike. Por sinal, nesse trecho a voz da Koike é mais notável do que as da Tenchan e Karin.


kokoro no kuuki wo irekaero!

sore de mo yume wo mitai nara


Neste segundo verso do grupo 5, temos o único vocal que é compartilhado com Kuroi Hitsuji, entre Habu e Moriya. Todos os outros grupos, sem exceção, não compartilham nada com os grupos de Kuroi Hitsuji. Este grupo cinco eventualmente é dividido nos versos seguintes, criando os grupos 6 e 7.


No! No! No! hito no sei ni suru na
kagami ni utsutta omae wa dare da?
katte ni zetsubou shiteru no wa
shinnen ga nai kara datte mou kidzuke!
No! No! No! dareka no sei ni shite mo
hitotsu ga nokoru isutori GEEMU
sore nara isso kodoku wo erabi na!
No! No! No! Nobody's fault


O refrão, como era de se esperar com o tema da música, é cantado por todas. Apesar disso, é bem aparente que ao contrário da maioria das canções do Keyaki onde a voz da center era destacada do restante do coro, neste a voz da Morita não é especialmente proeminente. Na verdade, há outra voz que é mais proeminente dentre as outras, embora seja um pouco difícil de identificar de quem é. A voz da Morita é um pouco mais notável no final dos versos.

Eu pessoalmente identifico um pouco o tom da Hono em destaque, mas é mais achismo do que certeza. É mais fácil descartar os nomes que não são do que afirmar quem de fato é.


iki kata wo aratameyou nante


Nesta segunda aparição deste grupo vocal, não há nenhuma proeminência notável, ao contrário da primeira vez onde a voz da Koike era mais notável.


dekiru wake nai tte nigeru no ka?


Aqui, embora sejam apenas duas vozes, a voz da Hono se sobressai sobre a voz da Sugai.

 

itsu no ma ni ka otona ni nacchimattanda
iiwake bakka de unzari


As subdivisões mencionadas anteriormente, derivadas do grupo 5.


nakigoto nanka kikitaku mo nee
donna ni kuyande mo saken datte…


Em quantidade também é bem notável que a center tem bem menos partes solo do que tínhamos em Kuroi Hitsuji. Essa é a última participação solo da Morita na música.

Daqui em diante os próximos versos também mantém basicamente a mesma estrutura já apresentada nos versos anteriores. 


yaru ka? yaranai no ka? sore dake da
mou ichido umarekawaru nara
No! No! No! kirei koto wo iu na
aratte mo aratte mo ochinai doro da
sore de mo ikiru tsuyosa wo shinjiro
No! No! No! Nobody's fault
donna ni fukai mori mo ippon no ki ga atsumatte dekite irunda
kaze ga fukeba wakaru darou Yeah
hikari to kage wa nandomo kasanariai ooki na mori ni naru no sa
jibun no (jibun no) sei ni mo suru na Wow


Esse é o único verso em que há dois grupos vocais harmonizando ao mesmo tempo, no sentido de uma intromissão. Kuroi Hitsuji não é uma boa comparação nesse caso, mas de fato não é tão comum dois grupos vocais harmonizarem ao mesmo tempo mesmo nas músicas do Saku46, assim como não era no Keyakizaka46.


No! No! No! dare no sei de mo nee
ten ni tsuba wo haku na
Ah-Uh
No! No! No! hito no sei ni suru na
kagami ni utsutta omae wa dare da?
katte ni zetsubou shiteru no wa
shinnen ga nai kara datte mou kidzuke!
No! No! No! dareka no sei ni shite mo
hitotsu ga nokoru isutori GEEMU
sore nara isso kodoku wo erabi na!
No! No! No! Nobody's fault



[SAMIDARE YO]




Vamos avançar três singles, e vamos verificar o que mudou e o que se manteve nesse sentido. Nesse período algumas graduações já haviam ocorrido, mas ainda havia um núcleo de similaridade que poderia ser aproveitado.



Grupo 1 - Yamasaki Ten
Grupo 2 - Yamasaki Ten,Tamura Hono, Morita Hikaru
Grupo 3 - Koike Minami, Watanabe Risa, Tamura Hono, Yamasaki Ten, Hikaru Morita, Kobayashi Yui, Moriya Rena e Fujiyoshi Karin.
Grupo 4 - Morita Hikaru, Tamura Hono

Grupo 5 - Kobayashi Yui e Watanabe Risa.
Grupo 6 - Koike Minami, Fujiyoshi Karin e Moriya Rena.
Grupo 7 - Habu Mizuho, Inoue Rina e Seki Yumiko.
Grupo 8 - Takemoto Yui, Uemura Rina, Ozono Rei e Matsuda Rina.

Grupo 9 - Takemoto Yui, Uemura Rina, Inoue Rina, Habu Mizuho, Seki Yumiko, Ozono Rei e Matsuda Rina.

Grupo 10 - Todas



samidare yo oshiete kure
kumorizora ni sakendeta


Assim como as outras músicas, Samidare yo começa com um solo da center da música. A Ten tem uma quantidade similar a da Morita na música que vimos anteriormente, mas como veremos essa música aposta muito mais na harmonia de grupo.


yamu tsumori ka yamanai no ka
saki no koto wa wakaranai mama


O segundo grupo vocal é formado por Ten, Hono e Morita, as outras duas da fileira da frente do senbatsu desse single. É uma formação já diferente de Nobody’s Fault, como só poderia ser já que a Morita era a center, e notavelmente a center não tem partes conjuntas naquela música. Nessa por outro lado, a center mais outros dois versos em colaboração com as outras meninas da fileira frente. 

Apesar disso, a voz da Ten é bem proeminente comparada as outras duas. Na verdade eu tenho até certa dificuldade de ouvir a voz da Morita nesse trecho.


samidare shiki ni 


Este terceiro grupo vocal é mais transitório. Ele é uma concatenação entre os grupo 2, 5 e 6. Todos esses grupos tem partes bem pequenas e bem fracionadas.


suki ni natteku


Esse é o primeiro trecho cantado por toda companhia. O primeiro de vários dentro dessa música.


kotoba ni shite shimaeba
raku ka mo shirenai keredo
jibun no hou kara nante
zettai ni ii dasenai


Esse é o segundo e penúltimo trecho solo da Ten nessa música. O último verso tem uma segunda voz, mas é difícil identificar de quem se trata. Me lembra um pouco a voz da Risa, mas pode ser simplesmente algum músico de estúdio nesse caso. De qualquer forma, esse trecho é bem lírico, e se conecta diretamente aos próximos.


hakkiri to shinai no wa
tenki mo kimochi mo onaji


Nesse trecho a voz da Hono é bem mais notável que a voz da Morita, que atua como uma segunda voz. A estrutura desse grupo, é bem diferente do que vem a seguir.


kazamuki docchi tsukazu


Esse grupo vocal composto por Kobayashi e Risa tem dois techos na música, sendo esse o menor. Ao contrário do grupo 4 da estrofe anterior, esse tem as duas vozes bem equilibradas. O timbre da Kobayashi é um pouco mais marcante, mas a voz da Risa não é colocada em segundo plano.


boku wa tomodachi no mama de ii


Esse grupo também tem um uma harmonia bem similar entre as vozes no coro. A voz da Koike costuma ter um timbre mais diferente dentre as três, mas nesse trecho é bem similar as outras.


dakara kokoro no uchigawa de amayadori shite


Esse grupo é bem diferente porque tanto Inoue quanto Seki não estavam no senbatsu em NBF. A voz da Seki é um pouco mais notável, mas quem parece puxar o coro é a Inoue. A voz da Habu é bem pouco audível nesse trecho.


kumo no kirema taiyou wo koko de matsu


No single anterior, a Matsuda estava no grupo vocal com Ozeki e Akane, além de uma variação com a Habu, Ozono e Takemoto. Essa é uma colaboração que se repete, com excessão das graduadas e da Habu que participa do grupo anterior. A voz da Matsuda é a mais audível no trecho, e a com timbre mais diferenciável. 


samidare yo ato kara ato kara
itooshisa ga komiagete kuru
miage tatte kawaranai no ni
doko ka ni niji kitai shite shimau
samidare yo setsunaku naru
itsu no hi ka wa itsu kurunda?
hirogerarenai kasa wo motteru
ima sugu ni ai ni iku tame ni...
donna toki mo taeru koto nai eien wo
ai to shinjiteru


A partir daqui a maior parte música é cantada pelo senbatsu completo. A voz da Ten atua como voz principal, como já comentado anteriormente, com uma faixa um pouco mais específica para a voz dela. Embora não seja tão audível como é a da Techi em "Kuroi Hitsuji", a voz ainda assim é bem notável.

O tom dela é um pouco diferente do que ouvimos nas partes solo, que são praticamente faladas. 


yamanai ame wa nai
dare mo ga sou iu keredo


O segundo trecho entre Risa e Kobayashi. Esse específicamente tem uma característica interessante, ele começa com a voz da Risa um pouco mais audível, mas termina com a voz da Kobayashi completando o verso como voz principal.


hontou ni sou na no ka?


Desta vez a voz da Karin é muito mais identificável, enquanto as outras atuam apenas como apoio.


kimi ni dondon hikareteku


Esse grupo é a combinação entre os grupos 7 e 8. Não consigo identificar nenhuma voz que se destaque nesse conjunto.


ima kono DOA wo akeru no ka akirameru no ka


Nesse trecho a voz da Ten lembra um pouco mais a voz do refrão, talvez pelo verso ser mais cantado do que falado, ao contrário do seus primeiros versos na música. 


ikichi nashi no jibun ni toikakete miru


A voz da Hono é novamente a principal com relação a da Morita, mas dessa vez a voz da Morita é um pouco mais notável.


kurushii yo kimi wo omou to
ippouteki de iki mo dekinai
chuuto hanpa wa kirai dakedo
dochira ka ni kimerarenai
zubunure ni natte mo ii
fuan no naka tobidasubeki da
sono yuuki ga boku ni attara
ame datte kitto hirumu darou
nani mo sezu ni atsui kumo ni ouwarete icha
kimi ni tsutawaranai
Wow Wow…


kosame ni natta


O último verso que não é do grupo completo é quase um verso solo da Ten, as vozes da Hono e Morita precisam de bastante esforço para serem escutadas.


yamu ka na
samidare yo ato kara ato kara
itoushisa ga komiagete kuru
miage tatte kawaranai no ni
doko ka ni niji kitai shite shimau
samidare yo setsunaku naru
itsu no hi ka wa itsu kurunda?
hirogerarenai kasa wo motteru
ima sugu ni ai ni iku tame ni...
donna toki mo taeru koto nai eien wo
ai to shinjiteru
kotae nanka
deru wake nai
sore ga koi da
samidare shiki ni
furitsuzuiteru
samidare shiki ni
suki ni natteku
ame yo yamu na

–-


“Samidare yo” tem algumas decisões bem interessantes. Embora ela seja uma música com basicamente o mesmo número de grupos vocais que Nobody’s Fault, ela é uma música com muito mais harmonias com o senbatsu completo. A maior parte dos sub-grupos tem partes bem pequenas, e com variações com relação as proeminências de voz entre um verso e outro.


Isso é um tanto diferente do primeiro single, mas utilizar um grande bloco de harmonia em grupo é bastante similar ao que vimos em Kuroi Hitsuji. Os grupos vocais se repetem na medida do possível, mas as graduações impedem uma certa consistência nesse quesito.


--

Obrigado por ler.