Faz um tempinho que venho querendo escrever sobre alguns stages antigos do AKB48 e acho que faz sentido começar pelo começo do começo. Esse é o primeiro stage do AKB48, que no fim desse ano completará 20 anos.
É um pouco
louco pensar que já faz tanto tempo assim.
Vendo
minha relação com o AKB48, com o tempo eu cheguei a conclusão de que a maior
parte das coisas que eu gosto estão concentradas nos primeiros anos do grupo.
Acho que dá pra dizer que a maior parte está nesse período 2005-2011 e em um
segundo período, de 2011 até 2014, que também foi bem proveitoso. Esse segundo
período um pouco mais pelos contextos envolvidos (membros, eventos, etc) e o
primeiro muito mais pela música.
É um tanto
mais variável, mas tem sim algumas coisas legais desde então, com toda certeza.
Também sou um pouco culpado porque não acompanhei tudo com tanto afinco assim.
Também não é novidade que eu enveredei para outros grupos eventualmente (SKE48,
STU48, Keya46, Nogizaka46, etc).
Apesar
disso, eu tenho muitas lembranças dos primeiros stages e das primeiras coisas
que eu vi do AKB48. Acho que todo fã de idols e de JPOP em geral tem aquela
fase em que tudo é novidade, onde você se apaixona por tudo, e esse período é
quase sempre um que você se lembra com muita afeição.
"PARTY
ga Hajimaru yo" é um stage bem especial, porque ele é de fato de antes do
grupo ser minimamente relevante. Essa história já é bem velha e qualquer fã
sabe, mas esse stage originalmente estreou em 8/12/2005 para sete pessoas.
Uma
pequena pausa para quem é fã, porque nada aqui é novidade pra você. Acho que é
bom explicar o que sequer é um stage. Eu sempre falei muito dos
grupos 46 aqui, então muitos talvez nem saibam do que se trata.
O termo é
bastante usados por fãs dos grupos 48, mas é um pouco alienígena para quem não
é da turma. É um termo bonito para um show específico, que é
apresentado no teatro do grupo, com um setlist e performance especialmente
produzida. Como a produção geralmente é mais modesta do que de um concerto,
geralmente a palavra show não é usada, embora tecnicamente
seja um.
Um stage normalmente tem músicas próprias, várias das quais acabam sendo exclusivas dos stages. Alguns singles e músicas de álbuns são incorporadas aos setlists. Essas performances acontecem no teatro do AKB48 em Akihabara (ou nos teatros dos outros grupos, no caso dos stages deles)
Até aí
tudo muito fácil, muito tranquilo. Acontece, porém, que o AKB48 é dividido em
times, cada um com seus próprios stages e performances. Você deve ter pensado
que juntar todas essas meninas em um palco seria muito difícil - e você está
certo, geralmente não dá para fazer isso em um teatro. As vezes não conseguem
nem em um palco de estádio.
Para nossa
sorte, nesse momento o AKB48 tinha apenas o Team A - e são elas que fazem essa
performance. Por hora sem preocupação de entender o que é um time.
A
performance que estou usando como base para comentar é a lançada em DVD em
2007. Esse stage também foi eventualmente lançado como álbum, que você encontra
facilmente nas plataformas de streaming e também no YouTube.
Esse stage
foi exibido entre 08/12/2005 e 31/03/2006. Eu não sei exatamente em qual data o
DVD foi gravado. O Shonichi e o Senshuuraku são bem parecidos, então acredito
que seja alguma data no meio disso ai.
Ah,
claro...
Toda vez
que eu digito uma palavra relacionada ao AKB48 eu tenho que explicar alguma
coisa, né. Shonichi é o grupo de meninas que estão no primeiro dia do stage, ou
seja, na estréia. Enquanto o Senshuuraku são as que estão na última
apresentação do stage. Em geral, o Shonichi é visto como a formação
"original" daquele stage. Durante as apresentações semanais do
teatro, é comum que algum membro não esteja presente devido a compromissos
externos.
Não é uma
regra, mas quanto mais famoso o membro, mais comum é ele não aparecer nos
stages. Algumas fazem um esforço e algumas são famosas justamente por sempre
estarem presente por lá.
Enfim,
vamos para o stage - "PARTY ga Hajimaru yo".
--
Novamente
lembrando que eu sou só um fã e entusiasta, não sou especialista em música e
nem nada do tipo. Eu só gosto mesmo.
--
Team A 1st
Stage - PARTY ga Hajimaru yo
Japonês: PARTYが始まるよ
Setlist:
1.
overture
2. PARTY ga Hajimaru yo
3. Dear my teacher
4. Doku Ringo wo Tabesasete
5. Skirt, Hirari
6. Classmate
7. Anata to Christmas Eve
8. Kiss wa Dame yo
9. Hoshi no Ondo
10. Sakura no Hanabiratachi
11. Aozora no Soba ni Ite
12. AKB48
--
1. overture
A icônica
abertura do grupo já estava presente desde o primeiro stage do grupo. Ela é
utilizada pelos grupos 48 com o nome do respectivo grupo.
Não tem muito o que comentar sobre a overture, exceto que ela é realmente bem
icônica. Faz sentido querer começar o stage com uma música tão animada, já que
a maioria deles começam de forma bem enérgica e tem uma cadência só após
algumas músicas.
Ela chegou a ser performada ao vivo em 2008, em um evento do grupo chamado
Request Hour, onde os fãs votam em todas as músicas do grupo para ranqueá-las.
O DJ Taz, a voz da música, apareceu para fazer sua parte ao vivo.
No DVD, eles usam o overture para mostrar todas as meninas do stage através de
cards. É uma boa, já que o overture geralmente é só para as meninas se
posicionarem no palco.
2. PARTY ga Hajimaru yo
Eu gosto
bastante que a música que abre o stage é uma das melhores desse stage. Ela é
bem feliz, positiva e bem simples. A letra de Party é
basicamente:
FESTA!
Esqueça tudo!
FESTA!
Mova seu corpo!
FESTA!
Bom, vamos lá!
FESTA! [...]
E você já tem uma base boa de que a letra é só um detalhe, quase um instrumento
na música. Que por sinal tem um instrumental bem legal, com uma linha de
guitarra e alguns instrumentos tradicionais misturados a parte eletrônica da
música - a percussão que é bem sutil, é especialmente boa.
Os vocais são quase sempre em coro, mas como alguém que já ouviu a versão em
álbum, dá pra dizer que elas se saem até que muito bem ao vivo. E digo como
alguém que já viu alguns stages bem... horríveis vocalmente, pra dizer o
mínimo.
A performance também é bem enérgica, a coreografia, como quase todas dessa
época, ainda era bem simples. Elas tem alguns momentos bem livres, onde as
meninas interagem com a plateia, ou nesse caso, as câmeras. Basicamente a
coreografia está concentrada ao redor do refrão, com o restante sendo mais
livre.
![]() |
Atsumina desde os primórdios |
Embora a
center da época fosse de fato a Takamina, é bem visível que a câmera procura
bastante três membros específicos ao longo da performance; a própria Takahashi
Minami, Mai Oshima e Atsuko Maeda. Isso é meio que um padrão para a maioria das
músicas em que elas estão presentes no palco.
A Mai Oshima, mais conhecida pelos fãs como Maimai, era bem popular na época e
foi uma das que saíram na debandada de 2008. A Maeda Atsuko, ou Acchan, ainda
não tinha tido muito destaque no grupo até então, mas aparentemente já estava
se tornando bem popular.
Ah, também é um pouco engraçado ver elas tão novinhas. Claro, a época em que
elas foram mais populares elas ainda eram bem jovens, mas já tinham pelo menos
cara de adolescente, que é vagamente similar a como elas estão hoje. Nesse
stage elas realmente tem cara de criança. A Takamina parece uma versão mini,
porque ela de fato ficou bem parecida durante todo o período, até por ter
mantido o penteado e afins por muito tempo. E ela é ainda mais baixa do que a
que vimos ficar famosa depois.
Esse
figurino é usado por algumas músicas. Ele é bem simples. Tem outras mais
bonitas mais adiante no stage, mas é uma mistura de uniforme escolar com roupa
casual - é um pouco estranho pensando em conceito, mas é tolerável.
Acho
especialmente a parte do fecho esquisita - mas eu gosto bastante das cores,
acho que combina muito com o grupo, ainda mais naquele período em que elas
ainda estavam criando a imagem delas. Afinal, são as cores do grupo.
3. Dear my teacher
"Dear
my teacher" é musicalmente muito boa e certamente uma das melhores do
stage todo. Os vocais da Oshima Mai e da Takamina são especialmente bons. A
variedade vocal dessa música e as trocas de membros são uma das melhores que o
AKB48 produziu nesse período - é uma das melhores músicas para ver os membros
de verdade, fora do uníssono do coro.
Justamente pelos membros terem seu momento, essa é a música que ouvimos os fãs
gritando o nome das meninas conforme elas tem sua parte. Não sei se devido a
gravação do DVD os wotas estavam com alguma restrição, mas de fato eles não se
fazem ouvir tanto assim durante a apresentação, salvo alguns momento
especificos.
A coreografia é novamente simples, e em palco ela tem algumas subdivisões que
trocam ao longo da música. Ela nem é lá tão sincronizada assim, mas isso é
parte da beleza das coreografias dessa época. O trabalho de câmera dessa música
também é muito bom, justamente pela natureza da música com tantas trocas.
"Dear my teacher" tem uma das letras mais polêmicas do grupo. Ela
fala sobre um relacionamento entre uma estudante e um professor. Ela inclusive
ganhou várias comparações ao longo dos anos com a infame música do Onyanko Club
"Sailor Fuku wo Nugasaide", também escrita pelo Akimoto Yasushi (produtor
do Onyanko, do AKB48 e de outras dezanas de grupos).
Sendo bem sincero, acho que as pessoas leram errado a música do Onyanko Club.
Não me entenda mal, não vou defender a música em si, que foi realmente feita
pra ser polêmica, sendo cantada por adolescentes que mal sabiam o que estavam
cantando ali. Veja só a tradução da música do Onyanko:
(Já voltamos para "Dear my teacher" em um momento)
Não tire o meu uniforme escolar
Não agora, por favor tenha paciência
[...]
Eu quero fazer sexo
Mas não consigo ir além de um beijo
[...]
Eu daria tudo para você
Mas seria um desperdício
Então... eu não vou!
[...]
A música é realmente bem polêmica, correto? Certamente, pelos motivos que citei
acima.
A letra como um todo é um caso a parte. Só que se você ler bem esses trechos na
íntegra, vai ver que a música é na verdade sobre decência. A garota
quer saber e experimentar, mas em todos os momentos ela nota que não é a hora,
mesmo que seja tentador; e ela deixa bem claro algumas vezes que é muito
tentador.
Acontece que "Dear My Teacher" é um pouco mais explícito do lado do
eu-lírico. Por exemplo:
Não me olhe assim
Tem algo para começar?
Convites sem palavras são sorrateiros
[...]
Você tem hesitado ultimamente?
Com seus braços cruzados
Você certamente está encrencado
Pelo jeito que me trata
[...]
De qualquer forma, logo eu irei experimentar
Meu primeiro parceiro
Meu querido professor
[...]
Seus valores estão te segurando?
Esse papo não vai convencer
[...]
Ei, será só nós dois.
Nem papai e nem mamãe vão saber esse segredo
[...]
Sério, dava pra colocar bem mais trechos aqui. Alguns até piores, eu diria.
Veja bem, eu não sou a favor de que assuntos assim não possam ser falados em
músicas, ou simplesmente por serem garotas elas não podem falar de coisas do
tipo, erradas ou não. Acho que a discussão sempre foi sobre o tipo do grupo e o
fato de que são garotas bem novas cantando sobre - e o histórico do Akimoto não
joga muito a favor também.
Enfim... boa música.
4. Doku Ringo wo Tabesasete
"Doku
Ringo wo Tabasasete" é um música agradável, só não é exatamente muito
marcante. Em nenhum aspecto.
A letra da
música fala sobre não se arrepender, usando como metáfora uma maça envenenada.
E tem trechos meio malucos como:
[...]
Há aliens e fantasmas,
Mas mesmo que seja mentira, está tudo bem
Imagine coisas que te sejam importantes
Se você não fizer isso, não há motivo para viver
[...]
Acho até
que a mensagem é positiva, só é passada de um jeito esquisito.
Os vocais
são completamente em coro, a coreografia é um pouco mais fofa do que todas as
anteriores, mas acho que nada é especialmente memorável nessa música. Acho que
é o tipo de música para fisgar os fãs do teatro, cheio de poses e momentos
desse tipo - talvez seja melhor presencialmente.
Aposto que é, na verdade.
![]() |
Takamina Mascarada |
![]() |
Maimai em momento de fisgar coração de wota desatento |
5. Skirt, Hirari
"Skirt,
Hirari" acabou se tornando também o segundo single do AKB48. Ele teve uma
boa vendagem para um grupo indie (sim, o AKB48 era um grupo indie nesse
período), vendendo algo entre 15 mil e 20 cópias, dependendo da fonte.
Essa música é realmente bem clássica e musicalmente é bem representativa das
músicas do AKB48 na época. A guitarra, por exemplo, é bem característica desse
período do AKB48 e aparece em várias músicas, com um estilo bastante similar.
Essa música tem uma estrutura um pouco estranha, porque tecnicamente todas
cantam já que o senbatsu é bem curto (mesmo no single original eram sete
meninas, e no stage cinco), mas elas não parecem ter tanta presença quanto na
música anterior.
Para mim a música sempre passou uma aura de inocência, e acho que isso é
corroborado pela letra. Outro tema recorrente nessa fase do AKB48: garotas
apaixonadas que se acham mais velhas do que realmente são. Acho que "Dear
my Teacher" também se encaixava nessa categoria.
[...]
Por que eu sou tão tola?
Mesmo que eu goste de você assim,
Eu me aprisiono em autodesprezo
Em meio a multidão na estação de trem
[...]
Para uma garota,
Há um momento que sua saia ondula e voa,
E ela quer correr
Jogar tudo para longe
E seguir para o amor
[...]
Não importa o que fizermos
Seremos perdoados na puberdade
[...]
A escada para se tornar adulta
Eu pulo dois degraus de cada vez
Por favor, me diga logo
Que você gosta de mim
[...]
Dessa música podemos tirar duas conclusões. Uma é que todos os pecados são
perdoados uma vez durante a puberdade, então use isso com sabedoria. A segunda
é que as pessoas são tristes porque existem estações de trem.
No mais, é um romance em tom de inocência e um pensamento confuso de um
adolescente. Faz sentido que seja assim, porque adolescentes são realmente
confusos na maior parte do tempo. Acho que talvez eu esteja analisando demais a
letra de "Skit, Hirari".
Apesar disso, eu gosto da música no geral, mesmo que pra mim esteja atrás de
algumas do stage.
O figurino de "Skit, Hirari" é quase tão clássico quanto a própria
música, e de fato é bem bonito. Eu gosto da combinação como um todo, de cores e
visual. Esse estilo xadrez aparece muito em vários figurinos do AKB48, e em
quase todos os grupos em que a Shinobu (e a Osare Company) tocam (fãs de
Lycoris Recoil, fica ai o possível spoiler dos visuais).
Em quanto for bonito tá tudo certo.
6. Classmate
Após a
sequência enérgica que abre a grande maioria dos stages, é chegada a hora da
cadência. "Classmate" é uma balada bem bonita e bem mais inocente,
dessa vez de verdade, do que as músicas anteriores.
A música em si é bonita e os vocais são verdadeiramente agradáveis. A Nakanishi
Rina, originalmente uma das que sempre aparecia na frente nos singles do AKB48,
tem uma voz realmente bem bonita. A Tojima Hana, que voltou anos depois como
membro do SDN48 também vocais bem bonitos.
A performance em si não tem coreografia em específico, e os membros não tem lá
tanta presença de palco de palco assim. Apesar disso, acho que combina com a
atmosfera da música, que também exige um pouco mais dos vocais.
O figurino dessa música é bem agradável. Alguns figurinos do começo do AKB48
tinham esse tipo de simplicidade, não sei se por limitação ou por opção, que
dava uma certa beleza pra eles. Quase todos com um estilo de uniforme escolar -
por sorte, os uniformes escolares tendem a ser bonitos.
A letra da música fala do romance de dois colegas de classe, de forma bem
lúdica:
[...]
Com esse longo desvio que pegamos,
Porque
gosto de você,
Estar com
você é divertido
E eu perco
a noção do tempo
Desse
jeito, eu imagino
Para onde
vamos
Até o
distante futuro
Você está
comigo
[...]
7. Anata to Christmas Eve
Continuando
a sequência de baladas, "Anata to Christmas Eve" segue bem a cartilha
de músicas de natal. Apesar de ser difícil de ver qualquer coisa de natal fora
da época natalina, essa música é verdadeiramente bonita.
Ela é feita em um dueto, com voz e teclado. Nessa performance acho que a
iluminação do stage, que geralmente é bem básica, faz milagre em criar um
ambiente bem bonito. Acho que essa música fica até mais bonita na versão ao
vivo do que na versão de estúdio, como acontece muitas vezes com músicas com
tom mais emocional.
Sendo sincero, eu não lembrava quem eram as meninas que cantavam essa música.
São elas; Hoshino Michiru e Orii Ayumi. Elas vão muito bem nessa música.
Essa música também tem uma versão bem legal feita no stage do Team K com
participação da Sato Amina.
[...]
Mais do que qualquer presente,
Eu quero ser envolvida em seus braços
No peito do casaco azul marinho
No qual descanso a minha cabeça
Obrigado pelo melhor natal do mundo
Um dia, lembrarei do dia de hoje
Feliz natal, e eu te amo
Mesmo que
nada seja dito
O amor é
construído com o tempo
Esta
noite, sabendo disso
Somos
capazes de estar juntos
[...]
Não deve ser difícil achar uma dúzia de músicas de natal com letra e temática similar, mas no fim o que vale é que nós acabamos gostando dessas músicas.
![]() |
Adoro a iluminação usada nessa música |
8. Kiss wa Dame yo
Depois de
duas baladas e dois romances inocentes, é hora quase certamente hora de voltar
para os romances mais animados e abusados, certo?
De certa forma é o que temos em "Kiss wa Dame yo". Digo "de
certa forma" porque assim como comentamos anteriormente na letra do
Onyanko, essa música é sobre ter paciência. O título da música poderia ser
traduzido como "Beijo de jeito nenhum" ou algo do tipo.
Essa música é estranhamente muito grudenta e ela tem um ótimo refrão.
Certamente um dos mais fáceis de lembrar de todo o setlist. Justamente pelo
tema, ela tem um vocal um tanto mais sensual, ou talvez provocativo seja
o termo mais adequado.
A performance toda tem um ar mais sensual. Ela me lembra um pouco algo que
apareceria em algum grupo secundário do Hello!Pro no final dos anos noventa.
Talvez seja o leve estilo R&B da música, que é sútil, mas presente
principalmente no instrumental.
O figurino é um pouco estranho - por um lado ele combina bem com a iluminação
usada durante a performance, com os tons de amarelo e dourado. O efeito criado
é realmente bem legal. Por outro lado, ele não é muito bonito por si só. Talvez
seja até um dos mais esquisitos desse primeiro stage.
Sobre a letra, acho que ela pode ser resumida nos versos que abrem a música:
Um beijo,
de jeito nenhum!
Não coloque seu braço no meu ombro
Enquanto eu estiver com uniforme da escola
Você não consegue ir adiante, consegue?
Alguém está olhando!
Em meio a multidão
Você não é corajoso?
[...]
Basicamente, o eu-lírico tem um tom de provocação, ao mesmo tempo em que rejeita os avanços do seu possível par romântico. Acho que isso é bem expresso na performance como um todo - o tom de provação e de rejeição.
9. Hoshi no Ondo
"Hoshi
no Ondo" é uma que começa devagar, mas tem um ótimo refrão, assim como a
anterior. Embora como um todo a música não seja melhor, ela tem algumas coisas
legais que valem ser comentadas.
Primeiro, na parte instrumental, ela tem algumas transições interessantes entre
a parte mais lenta e o refrão. O refrão é guiado por uma guitarra, enquanto o
restante da melodia é marcada pela bateria. Boa parte da música é quase uma
combinação sutil de voz mais bateria, e admito que fica bem legal. Como havia
comentado, o refrão é realmente bom.
A performance é toda bem bonita, desde o figurino até a iluminação que
contrasta muito bem com as roupas usadas. Acho esse figurino novamente
básico, mas muito bonito. É apenas um vestido vermelho com botas
prata-espacial. De alguma forma, no palco tudo isso fica bem bonito.
A letra realmente não tem nada de muito especial. Ela usa como metáfora o
"calor de uma estrela" para o coração do personagem.
![]() |
Alerta de criança antes de virar gyaru |
10. Sakura no Hanabiratachi
Uma das
mais clássicas músicas do AKB48, que acabou sendo também o primeiro single do
grupo eventualmente. Ela também foi o último single do grupo com a gravadora
DefRecords, e não porque elas lançaram só uma única música lá, mas sim porque o
single foi lançado duas vezes em momentos diferentes.
Essa é realmente uma das minhas músicas favoritas do AKB48, então acho que
qualquer coisa aqui vai ser só chover no molhado.
Dito isso, estamos aqui para chover no molhado:
Acho que Sakura no Hanarabitachi é, antes de mais nada, muito boa como música.
Acho que as pessoas podem não gostar do estilo de coro que os grupos de idol
fazem, mas acho que essa música é uma ótima representante de como as músicas
assim podem ser boas.
Acho que um dos méritos da música é justamente parecer um pouco um coral de
escola - os uniformes até sugerem um pouco isso. A coreografia é simples o
suficiente, não tem microfone para todo mundo, as botas são reutilizadas de
"Kiss wa Dame yo", mas de alguma forma isso tudo funciona junto. Isso
porque a música é bonita, boa e muito agradável de escutar.
Ouvindo agora novamente essa versão original é legal ouvir que a voz da
Takamina tem um pouco de proeminência sobre as outras vozes, já que ela é
tecnicamente a center dessa música. Não me lembro ao certo se na versão de 2008
isso acabou sendo alterado.
Por ser
uma música tão simples, é uma música que quase todas as pessoas acompanham
junto. O ritmo é fácil o suficiente para pegar de primeira. A chuva de papéis
que simulam flores de cerejeira pode parecer clichê, e é mesmo, mas continua
sendo bonito.
Acho que é
por isso que ela ao longo dos anos se manteve como uma música tão amada pelos
fãs.
A letra trata do recorrente tema da chegada da vida adulta, frequentemente
representada pelo florescer das cerejeiras. Na letra, além do óbvio título da
música, acho que a parte que representa bem isso é:
[...]
Cada vez que as pétalas de cerejeira florescem
O sino da esperança ressoa para alguém
Com a liberdade do amanhã
Nos é dado coragem
Cada vez que as pétalas de cerejeira florescem
Em algum lugar alguém está rezando
Pela porta de um novo mundo
Nós a abriremos com nossas próprias mãos
Aqueles dias em que brigamos
Falamos uns dos outros, e choramos
Por que esses dias tão tumultuados
Parecem tão nostálgicos?
[...]
11. Aozora no Soba ni Ite
De todas
as música do stage, talvez a que tenha um aspecto mais "genérico"
seja essa. Certamente a mais esquecível do stage todo. Acho que essa música
passa por aquela situação de que ela é tão neutra de que não dá nem pra dizer
exatamente que ela é ruim.
Ela é só... isso ai mesmo.
Se tem algo de positivo, é que eu acho o figurino bonito. Gosto desse aspecto
brilhante que ele tem. É quase um uniforme do STU48 com uma década de
antecedência.
Esse
tecido parece algo que um rico de filme usaria pra dormir |
Tecnicamente
essa é a última música do setlist antes do encore. Sim, aquele encore
inesperado e que nunca acontece em shows de idols. Uau, que surpresa.
12. AKB48
Eu meio que adoro essa música, porque ela assim como o Overture, é usada por todos os grupos. Eu também meio que odeio o título dessa música porque pode confiar que não é fácil achar por "AKB48 - AKB48". Geralmente a trapaça é procurar por "AKB48 - Akihabara48".
Essa música costuma ser a última música da maioria dos grupos 48. Ela é uma música que fala dos lugares mais famosos da região do respectivo grupo; no caso do AKB48 é Akihabara.
Por exemplo, a letra segue assim:
[...]
Na minha querida Akiba, temos
Ishimaru, Softmap Onoden, Rocket e Sato Musen
Senhores, andem, andem!
Há a Don Quixote, Casual Juujiya
Lá tem a Radio Department,
Pallete Town é lá (é lá?)
[...]
E tem muitos lugares listados. A maioria eu não faço nem ideia do que se trata, então não sei traduzi corretamente.
A música em si é extremamente enérgica, e pessoalmente eu gosto mais dessa música do que as pessoas costumam dar crédito a ela. Acho que como uma música que é sempre tocada, algumas pessoas simplesmente não aguentam mais ela. E o AKB48 adora tocar as coisas até as pessoas cansarem delas de verdade.Como na maioria dos encores, elas usam uma roupa do próprio evento, geralmente alguma coisa que está a venda na loja do teatro/concerto. Por isso é uma simples camisa branca escrito "AKB48" com a tradicional fonte do grupo. No mais saia/calça jeans e tênis branco.
Adoro também que a coreografia é uma bagunça total porque tem gente demais no palco.
13. Encore
Oficialmente o stage e o álbum terminam na música anterior, mas há um encore com "Skit Hirari" e "Sakura no Hanarabitachi", com todas elas no palco. "Skirt Hirari" como vimos, anteriormente foi só performada com cinco membros durante o setlist normal.
Como é de se esperar, fica tudo meio bagunçado e não dá pra prestar atenção em tanta coisa assim, mas é legal ver todas elas reunidas no palco. A essa altura também todas as franjas já estavam coladas na testa.
--
O stage
como um todo é verdadeiramente bom. Com alguns poucos momentos abaixo, mas no
geral bem consistente e agradável de se assistir.
Apesar das polêmicas de algumas músicas, esse ainda era um período de
experimentação, bem antes do grupo atingir o mainstream. Exatamente por isso é
um período muito interessante de ver e acho que ele ainda se estende por um
período adiante. Eu diria que esses singles do período DefStar são todos bem
peculiares se comparados com o período King Records.
Minha lista na ordem das favoritas:
1 - Sakura
no Hanabiratachi
2 - Dear
my teacher
3 - AKB48
4 - PARTY
ga Hajimaru yo
5 - Kiss
wa Dame yo
6 - Anata
to Christmas Eve
7 - Skirt,
Hirari
8 -
Classmate
9 - Hoshi
no Ondo
10 - Doku
Ringo wo Tabesasete
11 - Aozora no Soba ni Ite
--
Obrigado
por ler.
![]() |
Linha da altura da Takamina (Edição 2006) |