[POST MORTEM] Sakurazaka46 - BAN

 

Acho que eu sempre poderia começar os textos com "Faz tempo que não escrevo nada aqui, né?"

Nesse outro post eu fiz um Post Mortem do primeiro single do Sakurazaka46 - "Nobody's Fault". Achei ele realmente excelente, e comentei até que a faixa título, que é ótima, ficava até longe de ser a melhor do single. Eu mesmo a coloquei na quinta posição no meu ranking pessoal.

Aqui vamos mais uma vez tentar analisar um pouco do que foi o segundo single e algumas coisas que aconteceram ao redor dele. Lembro mais uma vez que sou apenas um fã e não tenho gabarito musical, visual e nem nada do tipo - é tudo só achismo e palpite.

O grupo já ruma para seu terceiro single. então sigamos com o anterior agora que tudo relacionado a ele já foi encerrado.

Clique nos links caso queira ouvir as músicas e ver os videoclipes!

Sakurazaka46 - BAN

Tracklist: 

1. BAN 

2. Guuzen no Kotae

3. Sore ga Ai Nano ne 

4. Kimi to Boku to Sentakumono 

5. Microscope

6. Omotta Yori mo Sabishikunai

7. Sakurazaka no Uta


--

1. BAN 

"Nobody's Fault" era uma música chamativa pra ser a faixa-título e o primeiro single. Isso pode soar contraditório quando eu digo que ela nem é a melhor do single anterior - mas acho que esse não é bem o caso de "BAN". Acho que de todas as músicas desse single, ela é a única que realmente se encaixaria como uma A-Side. 

Nesse sentido, dá pra dizer que quem escolheu fez uma escolha bem feita. A música é mais dançante que Nobody's Fault, trazendo um pouco da energia da época do Keyakizaka - mas de alguma forma mantendo a elegância que eles pretendem manter como parte do grupo.

O MV é realmente estonteante. O nível de produção é até mesmo um pouco absurdo na questão estética. Quando eu vi pela primeira vez eu tive a certeza que ele se junta a "Naze Koi" como um dos MVs mais bem produzidos que eu já vi.



Haja pose. A Inoue parece bem kakkoi nessa imagem.


Quando o grupo se separou da marca "Keyakizaka46" eu me perguntava o quão longe eles iriam se manter. Eu digo em todos os sentidos - eles vão abandonar as letras que tratam de problema da juventude, das danças energéticas e dos visuais?

Os visuais foram de fato a mudança mais drástica, sobrou pouco Keyakizaka46 visualmente falando dentro do coração do Sakurazaka46. Já nas letras e nas coreografias, ainda é possível sentir que toda a energia está lá, mesmo de formas diferentes. BAN não tem uma coreografia ao estilo "Fukyowaon", mas ainda há uma sensação de "só essas meninas poderiam entregar essa performance".

Nas letras, é a mudança menos drástica. Se agora há um pouco mais de canções de amor, ainda há muitos versos que parecem ter saído diretamente do livro de composições do Keyaki.

[...]

O que eu quero me tornar? O que eu quero fazer?

A quanto tempo sou incapaz de sonhar?

Antes que percebesse, eu sempre estive crescendo

Enquanto eu estava jogando games.

Para onde todos foram?

Porque eles estão tão ocupados?

Espere um segundo?

[...]

A música em si não tem nenhum sentimento de tristeza embutido no ritmo, mas se você ler só a letra dá pra ver que é muito sobre solidão. Tome por exemplo esses versos de "Kuroi Hitsuji", oitavo e (de certa forma) último single do Keyakizaka.

"Kuroi Hitsuji"

[...]

A vida geralmente não vai do jeito que você espera

Não há nada exceto coisa que você não entende

Eu fui advertida a desistir

Eu só não consigo concordar

Nessas horas, muitas vezes,

Devo cuspir e rosnar?


É claro que Kuroi Hitsuji termina bem mais sombria, enquanto BAN termina com uma mensagem mais positiva. Talvez no final das contas essa seja a mudança quanto as letras - o Keyaki não se importava muito de entregar mensagens negativas as vezes, enquanto o Sakurazaka tende a entregar mensagens positivas. 

O sol, muito radiante

Escapa pelas beiradas da minha cortina

Eu vou conseguir a tempo

Antes das trevas chegarem?

--

2 -  Guuzen no Kotae 


Essa é a principal música de romance do single. Um romance bem mais puro do que a gente está acostumado eu diria. A música tem um refrão bem bonito, mas aqui é onde eu acho que de fato todas as músicas exceto a faixa título começam a cair um pouco em potêncial.

A história apresentada no MV é até bonita, eu tenho que dizer. Acho que a Karin deixou tudo o que tinha pra entregar de emoção nesse MV - mas acontece algo que não me deixa gostar dessa música, e gostar mais ou menos do clipe.


Essas mangas e essas ombreiras...

O comentei com alguns amigos da profissão (aka fãs de idol) como essas mangas e essas ombreiras lembram aqueles recortes de bala de coco de festa de criança. O que por si só é um jeito de dizer que o visual do figurino não é lá muito bom. A coreografia também não me passa o sentimento do clipe.

Tem casos onde o MV e a música passam vibes diferentes, como "Omotta Yori", que vai aparecer mais pra frente. No caso de Guuzen, a letra e a história conversam, mas a coreografia parece um pouco fora. Nessas horas tenho um pouco de raiva de mim mesmo por não saber explicar direito - tenho a esperança que talvez quem está lendo tenha sentido o mesmo.

O que é uma pena - eu realmente acho a história bonitinha. A letra é um pouco ingênua para esse tipo de drama, mas daria pra relevar se o resto tivesse funcionado.

3.  Sore ga Ai Nano ne 

A primeira surpresa do single começa aqui de fato. Essa é uma música cuja a letra é bem direta, e não dá tantas votas como "Guuzen no Kotae". A harmonia vocal dessa música é surpreendentemente boa, e consigo sentir alguma coisa com cara de anos oitenta nela - talvez seja o tipo de backing vocal.

Ela também é uma música de romance, mas muito mais direta e sobre os ligas e desligas da relação. Em resumo, a letra fala de um relacionamento que já não existe mais - mas a pessoa gosta tanto dessa pessoa que ela está disposta a dar mais uma chance pra ele.

[...]
Se eu visse esse seu sorriso 
Eu deixaria o passado ser passado 
Não importa o tipo de inferno pelo qual passei 
Eu veria um raio de luz, um sonho
Eu nunca sei o que pensar desse tipo de relação, mas elas existem, não é? Acho legal terem representado ela de alguma forma. Acho que esse verso é o resumo da obra, e ele tem um tom dramático e ao mesmo tempo luxuoso com a musica. 
Limpe suas lágrimas você mesmo 
Mesmo que seja mentira, tudo bem, não posso fazer nada 
Diga com clareza o que quer 
Eu farei o que eu puder não importa o que seja  
[...]
É isso que é o amor, não é?

Quem compôs essa música conhece bem o gênero pro qual está compondo - essa música ficaria bem brega em qualquer outra configuração. Infelizmente essa música não possui MV, e confesso que adoraria ver que tipo de coisa quase cômica teria saído disso ao invés de "Guuzen no Kotae". Admito que prefiro esse estilo mais fanfarra dessa música do que a versão mais dramática da música anterior.

Sore Nano é a primeira surpresa de "BAN".
--

4. Kimi to Boku to Sentakumono 

Essa música tem um ritmo bem bonito - e acho até que ela deve ser mais bonita só no instrumental. Não que os vocais estraguem ela, longe disso. Ela tem um refrão bonito, e uma harmonia bem agradável eu diria, mesmo que não seja um música muito especial. Eu entendo de onde ela vem e pra quem ela é direcionada - e eu sei que não sou bem o público alvo desse tipo de música.

É esse tipo de música mais kawaii e alegre que uma parcela dos fãs gostam bastante. Então se eu tivesse algum critério para avaliar é que aparentemente para esse objetivo ela serve bem. É mais uma música de romance, mas dessa vez desses dignos de romance de shoujo açucarado - desses que é capaz de você ter diabetes.

Acho que o verso que melhor exemplifica o que eu quero dizer é:

[...]
A roupa que você secou para mim 
Estou feliz mas envergonhado 
"Tudo bem, você sabe! 
Não precisa ter vergonha
Me desculpa

Uma dose de açúcar com uma certa fofura. Então aqui a avaliação é: você gosta de performances fofas, incluindo a versão ao vivo? Se sim, essa é uma música boa.

Se não, ela funciona como uma música bonita mas sem nada demais pra você. Infelizmente estou nessa categoria.

--

5. Microscope

Microscope. Bem, essa é pra mim a música que menos representa alguma coisa no single. Ela não tem um ritmo muito marcante, e nem uma letra que eu consiga tirar muita coisa pra falar.

Ainda assim, ela parece ter sido bastante popular com os fãs. O grupo mesmo performou ela algumas vezes - e até que funciona legal no ao vivo. Não acho porém que ela tem nada que me faça gostar dela - acho que nas análises das músicas anteriores eu deixei mais ou menos escapar o que me faz gostar um pouco mais dessa primeira leva de músicas do Sakurazaka46 - elas tentam coisas diferentes musicalmente.

Digo, eu sei que há apelo e espaço para tudo, mas "música de idol" tem aos montes por ai. Acho que é importante tentar diferenciar. "Microscope" é a que menos gosto do pacote, infelizmente. 
--

6. Omotta Yori mo Sabishikunai

"BAN" provavelmente reinaria soberana se não fosse por "Omotta Yori". Essa é uma música com estilo folk, um estilo de música que não é tão explorado por idols. A música tem até algo que dá pra chamar de rap line, e visualmente é bem interessante.

A letra volta a tratar de temas como a solidão, mas outra vez com uma mensagem menos pessimista.

[...]

Qualquer teria medo /

da escuridão chamada "solidão"  

Mesmo que a verdade é que eu poderia viver 

completamente por conta própria

Para não muito longe dali te encher de esperança com:

[...]

O mundo está cheio da presença de alguém,
da voz de algum, do calor de alguém,
distraindo e te salvando da solidão

Sinto também que essa é a música que a parte dos solos mais me agradou. Ela tem diversos solos, algumas colaborações entre membros e em quase todas elas é bem fácil detectar a proeminência das vozes. As vozes não se perder em meio a música, como acontece bem frequentemente. 


Acho que é sempre suspeito quando um fã de idol fala das músicas que sua oshi é center. Bem, não vou negar isso quanto a essa também, mas... eu realmente gosto mais desse clipe quanto mais eu o assisto. Ele tem uma energia muito boa, uma alegria que se opõe a alguns versos tristes da letra.

Mesmo se toda a letra fosse triste, ainda assim ela pareceria feliz. 

Segura Risa!

Tenchan! Tenchan!

"Vamos empurrar a Morita morro abaixo"

Acho que também gosto desse visual. "BAN" é talvez mais marcante, mas eu diria que é um segundo bem próximo. Porque BAN usa visuais mais simples, mas muito bem combinados - Omotta Yori faz combinações um pouco menos convencionais, e se sai muito bem também. Azul, combinado com azul e outro azul.

--

7. Sakurazaka no Uta


Seguindo a tradição de ter uma música de encerramento, o Sakurazaka46 apresentou sua nova música. Acho que ela segue bem a cartilha do "Nogizaka no Uta" - uma música literalmente de despedida para os fãs. 

Isso faz bastante sentido quando olhamos a letra, que fala sobre partida e a hora de se despedir, e claro, sobre se encontrar novamente no futuro. Acho que não dava para esperar coisas muito diferentes aqui..

[...]
Eu nem por um momento esqueci 
das folhas de cerejeira totalmente abertas 
Mesmo depois que a primavera passou e as folhas caíram 
Nosso sonhos certamente floresceram repetidamente aqui

A música é bonita. Acho que assim como "Nogizaka no Uta" me lembra que é hora de ir dormir, e nos casos dos fãs, de ir embora pra casa, com o tempo terei a mesma sensação com essa música. Mesmo que não seja tão icônica a princípio, ela deve ficar na mente com o tempo. 

--

EXTRA: OVERTURE


Não está inclusa no CD, mas o grupo também apresentou o seu  novo Overture. Eu gostei dele, ainda consigo sentir um pouco do estilo avant-garde que havia no antigo Overture do Keyakizaka46, mas há algo que te permite identificar como o Overture do Sakurazaka.

Se "Sakurazaka no Uta" vai acabar ficando pela repetição, esse overture tem uma sonoridade bem legal desde o principio.

--

BACKS LIVE 



Existe ainda muitas dúvidas sobre o Sakura 8, e muita gente não concorda como ele é organizado. Os membros que estão no Sakura 8 tem muita exposição, mas ele pode muitas vezes condenar a galera do fundão a ficar sempre no fundão. O staff tentou dar uma oportunidade para essas meninas dando um concerto só para elas.

Tenho que dizer que o concerto por si só foi muito bom. Alguns centers funcionaram melhor que outros, e o grupo sofreu um pouco com o setlist muito pequeno na época. Foram basicamente três dias com as mesma músicas, só trocando a center de cada música. As meninas não tem culpa nenhuma nisso, mas claro que a maioria das pessoas assistiu o dia com mais performances que interessavam e deixou os outros para depois.

No mais, as performances foram muito boas e algumas realmente chamaram muito a atenção. Espero que essa oportunidade não tenha sido única e que tenhamos coisa semelhante no futuro.

--

W-KEYAKI FES 2021



Ninguém tinha certeza de qual seria o grande show do ano do Sakurazaka46 - ou se o grupo ia primeiro se estabelecer para depois pensar nisso. O grupo voltou ao palco dos seus Keyaki Republic, sob o nome de W-KEYAKI FES, ao lado de suas kouhai do Hinatazaka46.

Eu pessoalmente acho que foi uma maneira de um grupo ajudar a empurrar o outro para cima, já que o Hinatazaka46 já tem seu grande show no natal todo ano (exceto pela pandemia). Poderia até ser visto como um roubo de holofote, mas elas atravessam um momento melhor agora, e acho que fez bem para ambos os grupos.

O Sakurazaka46 por si só não teve lá tanta sorte assim. Fez um show embaixo de chuva, mesmo que não fosse uma chuva digna do Keyaki Republic 2019, mas ainda assim o clima não era dos melhores. Sério, em alguns momentos tinha uma neblina bem espessa no local. 
W-KEYAKI FES 2021 LIVE IN SILENT HILL


Gostei bastante da abertura ao estilo mafia, a caracterização ficou ótima - o setlist cai no mesmo problema do BACKS LIVE: é o que tinha. Com certeza no próximo ano será um problema que não existirá, com mais singles e outros possíveis lançamentos.

E terminamos com os dois grupos cantando W-KEYAKIZAKA NO UTA.

--

UNIFORME DOS PROGRAMAS (ERA BAN)

Acho que foi uma evolução do uniforme usado na era "Nobody's Fault". Era muito neutro, elegante, mas neutro. Muito branco.

O de agora lembra mais um uniforme, com certo estilo mas também não é nenhum tapa na cara como eram na época do Keyakizaka46. Nada de uniforme quase militar, ainda é elegante mas menos neutro.

Acho que ainda há espaço para melhora (^^")


--

RANKING DO SINGLE

Acho que no geral "Nobody's Fault" contou com mais boas músicas que "BAN", mas não foi uma queda brusca. Ainda há uma quantidade ótima de boas músicas, e os eventos que cercaram o single foram bons também - com alguns pontos inevitáveis para melhorar.

No geral, acho que tudo isso foi bem positivo, e o single foi bem recebido pelos fãs. 

BAN RANKING:

1 - BAN 
2 - Omotta Yori mo Sabishikunai
3 - Sore ga Ai Nano ne
4 - Kimi to Boku to Sentakumono  
5 - Sakurazaka no Uta
6 - Guuzen no Kotae
7 - Microscope

* Eu colocaria o "Overture" em #4, mas não está incluído na tracklist.


--

Obrigado por ler!




Postagens mais visitadas deste blog

Eu Ainda Gosto dos CDs

Recomendações Alheias