
Acho que eu sempre poderia começar os textos com "Faz tempo que não escrevo nada aqui, né?"
Nesse outro post eu fiz um Post Mortem do primeiro single do Sakurazaka46 - "Nobody's Fault". Achei ele realmente excelente, e comentei até que a faixa título, que é ótima, ficava até longe de ser a melhor do single. Eu mesmo a coloquei na quinta posição no meu ranking pessoal.
Aqui vamos mais uma vez tentar analisar um pouco do que foi o segundo single e algumas coisas que aconteceram ao redor dele. Lembro mais uma vez que sou apenas um fã e não tenho gabarito musical, visual e nem nada do tipo - é tudo só achismo e palpite.
O grupo já ruma para seu terceiro single. então sigamos com o anterior agora que tudo relacionado a ele já foi encerrado.
Clique nos links caso queira ouvir as músicas e ver os videoclipes!
Sakurazaka46 - BAN
Tracklist:
1. BAN
2. Guuzen no Kotae
3. Sore ga Ai Nano ne
4. Kimi to Boku to Sentakumono
5. Microscope
6. Omotta Yori mo Sabishikunai
7. Sakurazaka no Uta
--
"Nobody's Fault" era uma música chamativa pra ser a faixa-título e o primeiro single. Isso pode soar contraditório quando eu digo que ela nem é a melhor do single anterior - mas acho que esse não é bem o caso de "BAN". Acho que de todas as músicas desse single, ela é a única que realmente se encaixaria como uma A-Side.
Nesse sentido, dá pra dizer que quem escolheu fez uma escolha bem feita. A música é mais dançante que Nobody's Fault, trazendo um pouco da energia da época do Keyakizaka - mas de alguma forma mantendo a elegância que eles pretendem manter como parte do grupo.
O MV é realmente estonteante. O nível de produção é até mesmo um pouco absurdo na questão estética. Quando eu vi pela primeira vez eu tive a certeza que ele se junta a "Naze Koi" como um dos MVs mais bem produzidos que eu já vi.
 |
Haja pose. A Inoue parece bem kakkoi nessa imagem. |
Quando o grupo se separou da marca "Keyakizaka46" eu me perguntava o quão longe eles iriam se manter. Eu digo em todos os sentidos - eles vão abandonar as letras que tratam de problema da juventude, das danças energéticas e dos visuais?
Os visuais foram de fato a mudança mais drástica, sobrou pouco Keyakizaka46 visualmente falando dentro do coração do Sakurazaka46. Já nas letras e nas coreografias, ainda é possível sentir que toda a energia está lá, mesmo de formas diferentes. BAN não tem uma coreografia ao estilo "Fukyowaon", mas ainda há uma sensação de "só essas meninas poderiam entregar essa performance".
Nas letras, é a mudança menos drástica. Se agora há um pouco mais de canções de amor, ainda há muitos versos que parecem ter saído diretamente do livro de composições do Keyaki.
[...]
O que eu quero me tornar? O que eu quero fazer?
A quanto tempo sou incapaz de sonhar?
Antes que percebesse, eu sempre estive crescendo
Enquanto eu estava jogando games.
Para onde todos foram?
Porque eles estão tão ocupados?
Espere um segundo?
[...]
A música em si não tem nenhum sentimento de tristeza embutido no ritmo, mas se você ler só a letra dá pra ver que é muito sobre solidão. Tome por exemplo esses versos de "Kuroi Hitsuji", oitavo e (de certa forma) último single do Keyakizaka.
"Kuroi Hitsuji"
[...]
A vida geralmente não vai do jeito que você espera
Não há nada exceto coisa que você não entende
Eu fui advertida a desistir
Eu só não consigo concordar
Nessas horas, muitas vezes,
Devo cuspir e rosnar?
É claro que Kuroi Hitsuji termina bem mais sombria, enquanto BAN termina com uma mensagem mais positiva. Talvez no final das contas essa seja a mudança quanto as letras - o Keyaki não se importava muito de entregar mensagens negativas as vezes, enquanto o Sakurazaka tende a entregar mensagens positivas.
O sol, muito radiante
Escapa pelas beiradas da minha cortina
Eu vou conseguir a tempo
Antes das trevas chegarem?
--
Essa é a principal música de romance do single. Um romance bem mais puro do que a gente está acostumado eu diria. A música tem um refrão bem bonito, mas aqui é onde eu acho que de fato todas as músicas exceto a faixa título começam a cair um pouco em potêncial.
A história apresentada no MV é até bonita, eu tenho que dizer. Acho que a Karin deixou tudo o que tinha pra entregar de emoção nesse MV - mas acontece algo que não me deixa gostar dessa música, e gostar mais ou menos do clipe.
 |
Essas mangas e essas ombreiras... |
O comentei com alguns amigos da profissão (aka fãs de idol) como essas mangas e essas ombreiras lembram aqueles recortes de bala de coco de festa de criança. O que por si só é um jeito de dizer que o visual do figurino não é lá muito bom. A coreografia também não me passa o sentimento do clipe.
Tem casos onde o MV e a música passam vibes diferentes, como "Omotta Yori", que vai aparecer mais pra frente. No caso de Guuzen, a letra e a história conversam, mas a coreografia parece um pouco fora. Nessas horas tenho um pouco de raiva de mim mesmo por não saber explicar direito - tenho a esperança que talvez quem está lendo tenha sentido o mesmo.
O que é uma pena - eu realmente acho a história bonitinha. A letra é um pouco ingênua para esse tipo de drama, mas daria pra relevar se o resto tivesse funcionado.
A primeira surpresa do single começa aqui de fato. Essa é uma música cuja a letra é bem direta, e não dá tantas votas como "Guuzen no Kotae". A harmonia vocal dessa música é surpreendentemente boa, e consigo sentir alguma coisa com cara de anos oitenta nela - talvez seja o tipo de backing vocal.
Ela também é uma música de romance, mas muito mais direta e sobre os ligas e desligas da relação. Em resumo, a letra fala de um relacionamento que já não existe mais - mas a pessoa gosta tanto dessa pessoa que ela está disposta a dar mais uma chance pra ele.
[...]
Se eu visse esse seu sorriso
Eu deixaria o passado ser passado
Não importa o tipo de inferno pelo qual passei
Eu veria um raio de luz, um sonho
Eu nunca sei o que pensar desse tipo de relação, mas elas existem, não é? Acho legal terem representado ela de alguma forma. Acho que esse verso é o resumo da obra, e ele tem um tom dramático e ao mesmo tempo luxuoso com a musica.
Limpe suas lágrimas você mesmo
Mesmo que seja mentira, tudo bem, não posso fazer nada
Diga com clareza o que quer
Eu farei o que eu puder não importa o que seja
[...]
É isso que é o amor, não é?
Quem compôs essa música conhece bem o gênero pro qual está compondo - essa música ficaria bem brega em qualquer outra configuração. Infelizmente essa música não possui MV, e confesso que adoraria ver que tipo de coisa quase cômica teria saído disso ao invés de "Guuzen no Kotae". Admito que prefiro esse estilo mais fanfarra dessa música do que a versão mais dramática da música anterior.
Sore Nano é a primeira surpresa de "BAN".
--
Essa música tem um ritmo bem bonito - e acho até que ela deve ser mais bonita só no instrumental. Não que os vocais estraguem ela, longe disso. Ela tem um refrão bonito, e uma harmonia bem agradável eu diria, mesmo que não seja um música muito especial. Eu entendo de onde ela vem e pra quem ela é direcionada - e eu sei que não sou bem o público alvo desse tipo de música.
É esse tipo de música mais kawaii e alegre que uma parcela dos fãs gostam bastante. Então se eu tivesse algum critério para avaliar é que aparentemente para esse objetivo ela serve bem. É mais uma música de romance, mas dessa vez desses dignos de romance de shoujo açucarado - desses que é capaz de você ter diabetes.
Acho que o verso que melhor exemplifica o que eu quero dizer é:
[...]
A roupa que você secou para mim
Estou feliz mas envergonhado
"Tudo bem, você sabe!
Não precisa ter vergonha
Me desculpa
Uma dose de açúcar com uma certa fofura. Então aqui a avaliação é: você gosta de performances fofas, incluindo a versão ao vivo? Se sim, essa é uma música boa.
Se não, ela funciona como uma música bonita mas sem nada demais pra você. Infelizmente estou nessa categoria.
--
Microscope. Bem, essa é pra mim a música que menos representa alguma coisa no single. Ela não tem um ritmo muito marcante, e nem uma letra que eu consiga tirar muita coisa pra falar.
Ainda assim, ela parece ter sido bastante popular com os fãs. O grupo mesmo performou ela algumas vezes - e até que funciona legal no ao vivo. Não acho porém que ela tem nada que me faça gostar dela - acho que nas análises das músicas anteriores eu deixei mais ou menos escapar o que me faz gostar um pouco mais dessa primeira leva de músicas do Sakurazaka46 - elas tentam coisas diferentes musicalmente.
Digo, eu sei que há apelo e espaço para tudo, mas "música de idol" tem aos montes por ai. Acho que é importante tentar diferenciar. "Microscope" é a que menos gosto do pacote, infelizmente.
--
"BAN" provavelmente reinaria soberana se não fosse por "Omotta Yori". Essa é uma música com estilo folk, um estilo de música que não é tão explorado por idols. A música tem até algo que dá pra chamar de rap line, e visualmente é bem interessante.
A letra volta a tratar de temas como a solidão, mas outra vez com uma mensagem menos pessimista.
[...]
Qualquer teria medo /
da escuridão chamada "solidão"
Mesmo que a verdade é que eu poderia viver
completamente por conta própria
Para não muito longe dali te encher de esperança com:
[...]
O mundo está cheio da presença de alguém,
da voz de algum, do calor de alguém,
distraindo e te salvando da solidão
Sinto também que essa é a música que a parte dos solos mais me agradou. Ela tem diversos solos, algumas colaborações entre membros e em quase todas elas é bem fácil detectar a proeminência das vozes. As vozes não se perder em meio a música, como acontece bem frequentemente.
Acho que é sempre suspeito quando um fã de idol fala das músicas que sua oshi é center. Bem, não vou negar isso quanto a essa também, mas... eu realmente gosto mais desse clipe quanto mais eu o assisto. Ele tem uma energia muito boa, uma alegria que se opõe a alguns versos tristes da letra.
Mesmo se toda a letra fosse triste, ainda assim ela pareceria feliz.
 |
Segura Risa! |
 |
Tenchan! Tenchan! |
 |
"Vamos empurrar a Morita morro abaixo" |
Acho que também gosto desse visual. "BAN" é talvez mais marcante, mas eu diria que é um segundo bem próximo. Porque BAN usa visuais mais simples, mas muito bem combinados - Omotta Yori faz combinações um pouco menos convencionais, e se sai muito bem também. Azul, combinado com azul e outro azul.
--
Seguindo a tradição de ter uma música de encerramento, o Sakurazaka46 apresentou sua nova música. Acho que ela segue bem a cartilha do "Nogizaka no Uta" - uma música literalmente de despedida para os fãs.
Isso faz bastante sentido quando olhamos a letra, que fala sobre partida e a hora de se despedir, e claro, sobre se encontrar novamente no futuro. Acho que não dava para esperar coisas muito diferentes aqui..
[...]
Eu nem por um momento esqueci
das folhas de cerejeira totalmente abertas
Mesmo depois que a primavera passou e as folhas caíram
Nosso sonhos certamente floresceram repetidamente aqui
A música é bonita. Acho que assim como "Nogizaka no Uta" me lembra que é hora de ir dormir, e nos casos dos fãs, de ir embora pra casa, com o tempo terei a mesma sensação com essa música. Mesmo que não seja tão icônica a princípio, ela deve ficar na mente com o tempo.
--
Não está inclusa no CD, mas o grupo também apresentou o seu novo Overture. Eu gostei dele, ainda consigo sentir um pouco do estilo avant-garde que havia no antigo Overture do Keyakizaka46, mas há algo que te permite identificar como o Overture do Sakurazaka.
Se "Sakurazaka no Uta" vai acabar ficando pela repetição, esse overture tem uma sonoridade bem legal desde o principio.
--
BACKS LIVE
Existe ainda muitas dúvidas sobre o Sakura 8, e muita gente não concorda como ele é organizado. Os membros que estão no Sakura 8 tem muita exposição, mas ele pode muitas vezes condenar a galera do fundão a ficar sempre no fundão. O staff tentou dar uma oportunidade para essas meninas dando um concerto só para elas.
Tenho que dizer que o concerto por si só foi muito bom. Alguns centers funcionaram melhor que outros, e o grupo sofreu um pouco com o setlist muito pequeno na época. Foram basicamente três dias com as mesma músicas, só trocando a center de cada música. As meninas não tem culpa nenhuma nisso, mas claro que a maioria das pessoas assistiu o dia com mais performances que interessavam e deixou os outros para depois.
No mais, as performances foram muito boas e algumas realmente chamaram muito a atenção. Espero que essa oportunidade não tenha sido única e que tenhamos coisa semelhante no futuro.
--
W-KEYAKI FES 2021
Ninguém tinha certeza de qual seria o grande show do ano do Sakurazaka46 - ou se o grupo ia primeiro se estabelecer para depois pensar nisso. O grupo voltou ao palco dos seus Keyaki Republic, sob o nome de W-KEYAKI FES, ao lado de suas kouhai do Hinatazaka46.
Eu pessoalmente acho que foi uma maneira de um grupo ajudar a empurrar o outro para cima, já que o Hinatazaka46 já tem seu grande show no natal todo ano (exceto pela pandemia). Poderia até ser visto como um roubo de holofote, mas elas atravessam um momento melhor agora, e acho que fez bem para ambos os grupos.
O Sakurazaka46 por si só não teve lá tanta sorte assim. Fez um show embaixo de chuva, mesmo que não fosse uma chuva digna do Keyaki Republic 2019, mas ainda assim o clima não era dos melhores. Sério, em alguns momentos tinha uma neblina bem espessa no local.
 |
W-KEYAKI FES 2021 LIVE IN SILENT HILL |
Gostei bastante da abertura ao estilo mafia, a caracterização ficou ótima - o setlist cai no mesmo problema do BACKS LIVE: é o que tinha. Com certeza no próximo ano será um problema que não existirá, com mais singles e outros possíveis lançamentos.
E terminamos com os dois grupos cantando W-KEYAKIZAKA NO UTA.
--
UNIFORME DOS PROGRAMAS (ERA BAN)
Acho que foi uma evolução do uniforme usado na era "Nobody's Fault". Era muito neutro, elegante, mas neutro. Muito branco.
O de agora lembra mais um uniforme, com certo estilo mas também não é nenhum tapa na cara como eram na época do Keyakizaka46. Nada de uniforme quase militar, ainda é elegante mas menos neutro.
Acho que ainda há espaço para melhora (^^")
--
RANKING DO SINGLE
Acho que no geral "Nobody's Fault" contou com mais boas músicas que "BAN", mas não foi uma queda brusca. Ainda há uma quantidade ótima de boas músicas, e os eventos que cercaram o single foram bons também - com alguns pontos inevitáveis para melhorar.
No geral, acho que tudo isso foi bem positivo, e o single foi bem recebido pelos fãs.
BAN RANKING:
1 - BAN
2 - Omotta Yori mo Sabishikunai
3 - Sore ga Ai Nano ne
4 - Kimi to Boku to Sentakumono
5 - Sakurazaka no Uta
6 - Guuzen no Kotae
7 - Microscope
* Eu colocaria o "Overture" em #4, mas não está incluído na tracklist.
--
Obrigado por ler!