[POST MORTEM] Sakurazaka46 - Nagaredama

 


Feliz quase seis meses sem postar nada!

No post anterior eu fiz o post mortem do single BAN, do Sakurazaka46. O grupo recentemente anunciou o quarto single "Samidare yo", com Yamasaki Ten como center - e isso significa que é hora de avaliar o que foi a era "Nagaredama" e as coisas ao seu redor. As músicas, os concertos, videoclipes, figurinos, letras e variety shows. Um pouquinho de tudo.

Não dá para avaliar absolutamente tudo, mas dá pra ter aqui uma pequena amostragem do que foi esse período dentro do grupo.

Sempre bom e necessário lembrar que eu não sou especialista em música, crítica musical ou algo do tipo. Eu sou só um fã e todas opiniões aqui são só... opiniões, baseadas no meu gosto. 


Sakurazaka46 - Nagaredama 

Tracklist: 

01. Nagaredama
02. Dead End
03. Sonia
04. Jamaica Beer
05. On my way
06. Mugon no Uchuu
07. Utsukushiki Nervous

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- SENBATSU


Ah, isso é interessante. Eu fui olhar as outras postagens e percebi que eu não cheguei sequer a comentar sobre o senbatsu dos singles. Acho que não é de todo mal porque não tivemos grandes mudanças no primeiro e segundo single do grupo, mas no terceiro tivemos algumas movimentações interessante.

Acho que a mais notável é a mudança da center. Morita deu um passinho pra direita e Tamura Hono assumiu a posição para esse single. Confesso que não era meu palpite na época, mas também não foi nenhuma grande surpresa. O photobook da Hono foi bastante popular, e ela também vinha se destacando razoavelmente nos variety e afins. Eu gostei dela como center, ela abraçou bem a oportunidade e foi ajudada por tido uma música ótima pra se promover.

A outra mudança mais significativa é o passo largo para trás que a Fujiyoshi Karin teve que dar. Ela foi uma das três centers nos dois primeiros singles, e logo foi lá pra última fila fora do Sakura8. Muita gente especulava ela como center até, mas o resultado foi bem oposto. Eu sinceramente nem sei explicar muito bem, já que ela voltou pro Sakura8 no anúncio do quarto single (embora não tenha voltado a ser center).

Nesse single tivemos as duas primeiras grandes graduações do grupo (a Rikopi havia saido anteriormente), com a saída da Moriya Akane e da Watanabe Rika. Ah, aqui é onde fica difícil, então vou dedicar um pedacinho para elas lá no final. A Rika se manteve firme no Sakura8 até o final, enquanto a Akane passou por um processo grande de desgaste desde a troca do Keyakizaka46. Eu comento mais lá pra frente.

No mais, acho que a entrada da Habu no Sakura8 é o ponto mais interessante. Eu realmente acho que ela vai ser um membro que deve liderar o grupo por um bom tempo, e acho que ela deve frequentar essa zona cada vez mais. Ou assim eu espero (por favor não anuncia graduação amanhã).

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1. NAGAREDAMA

Eu simplesmente adoro que a performance dessa música é sempre feita descalço. De todas as músicas do single, acho que nenhuma chega perto de Nagaredama no quesito música que fica na sua cabeça, em todos os sentidos. O visual do videoclipe é impressionante, a coreografia continua tendo a intensidade que se espera do grupo, e o figurino também é bonito.

Claro que pra ser uma música tão grudenta, ela sacrifica a letra completamente. Não tem nada demais escondido nela, exceto que Nagaredama ("Bala-perdida") é usado como algo de efeito colateral, e usa alguns exemplos de redes sociais e coisas do tipo.

Subindo o vídeo para as redes sociais,

De qualquer forma, ele viralizou,

E no fim, chegou até a ficar no trending.

Like, like, like.

[...] 

Quem fez isso? Por que? Bom, não faço ideia [beats me!] 

Estou encoberta por chamas, estou queimando! 

[...] 

Essa noite, esconda o seu rosto, porque você está uma festa de linchamento 

Faça isso para não virar um alvo...


Acho que esse trecho explica bem o que eu quero dizer. Não tem nada de muito profundo nisso, dá até pra fazer algum paralelo com cancelamento, mas na maior parte do tempo a música não está querendo te passar nada. É só um ritmo muito vibrante, com uma estética muito boa.

Acho que ninguém parecia mais legal que a Honosu nesse MV.


Acho que esses dois frames movimentaram as fanfics em algum lugar na internet.

Todas elas parecem poderosas demais nessa imagem 0-0

Acho que Nagaredama é até agora a música que melhor resume a parte estética do grupo. Nobody's Fault e BAN eram bem coerentes entre si, mas era difícil de identificar pra onde o grupo poderia mudar. Agora nós sabemos que o grupo transita mais entre o luxuoso, elegante e o kakkoi. Tem músicas que vão apelar pra fofura, claro, mas essas parecem mais pra agradar uma parcela bem específica dos fãs.

Muitas coisas levam a coerência estética do grupo... mas acho que dá pra sempre pra destacar dois pontos principais. O fato da Inai ser a estilista do grupo desde os tempos de Keyakizaka, e do Takahiro ser o coreógrafo de praticamente todas as músicas do grupo colaboram muito. É muito difícil ter um visual que não pareça se encaixar no grupo. Acho que esse é o grande mérito até agora na construção de uma imagem nova, que se propôs a sacrificar quase tudo do grupo antigo.

Há quem discorde, mas acho que é isso, por enquanto.



Ah, isso aqui é um alt-tab completo no assunto, mas... quando divulgaram os previews do single, só dava pra ver os pés das meninas e aquele brilho dourado que tem no chão no MV (na parte em que elas estão vestidas de preto). Foi nesse dia que eu descobri que existem pessoas que são não só aficionados pelo pés das pessoas mas também avaliam com critérios sólidos - e essa galera está dentro do fandom do grupo, com número razoável de representantes.

Eu sabia que tinha gente que gostava, acho que é no geral inofensivo (desde que você não incomode ninguém com isso?), mas não deixou de ser impressionante. Eu sempre achei que isso era uma coisa MUITO específica, mas pelo jeito é bem comum. Impressionante ao ponto de eu estar falando disso aqui? Desculpa ai. Vamos tentar garantir que essa seja a última vez que a gente fale de gostos peculiares da fanbase.

(Não achei o preview no YouTube, devem apagar depois do MV de facto sai pra todo mundo ver. O que faz sentido.)

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2. Dead End

Dead End! Acho que Nagaredama expressa melhor a parte estética geral do grupo, mas acho que Dead End seja de fato o mais estiloso desse single. Acho que é difícil superar a Morita de óculos escuros no começo do clipe.

Se a música anterior não tinha lá muita mensagem pra passar, essa dá pra tirar alguma coisa mais profunda. Aqui acho que é importante fazer duas diferenciações importantes - no geral, eu acredito que a forma como a mensagem é passada costuma ser mais importante do que a mensagem em si. 

Como assim? Bem, acho que se Dead End fosse uma música calma e tivesse a exata mesma letra, ela não passaria a mesma mensagem. A letra falha bastante de sociedade e de acomodação. Todas essas mensagens estão visualmente expressas no clipe na forma de imagem, enquanto a parte da rebeldia de ir contra tudo isso também está lá. Esses são temas bem comuns nas músicas do grupo desde os tempos de Keyakizaka, já que são mensagens que ressoam principalmente com os jovens.

Então, por isso, daqui pra frente vai ser cada vez mais comum a gente ver essas linguagens expressas de formas diferentes nas músicas. Sobre a letra, tem alguns trechos que expressam bem o assunto: 

Mesmo se eu falar com você, é perda de tempo

O que você vê é completamente diferente.

[...]

O que eu faço aqui?

Há uma imensa escuridão na minha frente

[...]

Não há nenhum caminho pra mim?

Minha localização atual é "perdida"

Eu deveria só esperar algo acontecer?

A primeira parte "Mesmo se eu falar com você, é perda de tempo" acho que pode ser vista de mais de uma forma. Pode ser algo que você pense dos seus pais por exemplo, mas pode ser algo mais direcionado a sociedade em geral. Todos dizem que querem ajudar, mas poucos conseguem de fato entender. O restante, acho que entra na parte do conformismo, da dificuldade de ver um caminho.


É permitido parecer tão legal assim?


 


Resgatei esse print do MV de BAN. Acho que fazer pose virou conceito dentro do grupo.



Acho que a imagem que melhor representa o Idol x Sociedade do MV

Importante notar também que elas terminam correndo em um campo esverdeado, longe de todo aquele simbolismo de sociedade superlotada mostrada no clipe. Acho que não tinha jeito mais direto de falar de "liberdade".


É permitido parecer tão legal assim? Parte 2

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3. Sonia

Minha relação com Sonia (e não com a Sonia) é um pouco diferente. E não é por que ela me lembra aquela música absurda do Léo Jaime , mas sim porque ela é uma música muito bonita. Acho que junto com uma outra música que aparece logo abaixo, grande parte do impacto não veio logo que ela saiu.

Os fãs geralmente escrevem o que acham das músicas, isso é normal, mas as opiniões costumam sempre divergir em algum nível. Sonia não é uma música muito memóravel como um todo, mas acho que todos concordam que ela tem uma letra muito bonita. As opiniões sobre "Sonia" sempre eram bem positivas e quase sempre elogiam a performance ao vivo dela, que verdade seja dita, sempre passa uma emoção bem legal. 

O que é um pouco impressionante se pensarmos que essa é uma letra até um pouco ingênua. Acho que essa é uma daquelas músicas que você tem que ver com a letra ligada, porque tem uma historinha com começo meio e fim, que sempre dá um quentinho no coração (eu acho).

Como música, não é uma música que eu costumo ouvir tanto, mas ela realmente sobe um pouco no conceito quando você acompanha a letra. Também sempre recomendado ver a versão ao vivo.

Uma vez, você me contou
Uma história secreta da sua infância
O batom que sua mãe passava
Era a coisa que você mais desejada no mundo...

[...]

Mas, Sonia
Você estava...
Mais linda do que nunca.

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4. Jamaica Beer

Hiato é sempre assustador pro fã de idol. Você nunca sabe se a menina vai voltar, além de questionar se o grupo está fazendo mal pra ela. A Kobayashi Yui deixou bem claro quando saiu que era um "hiato do bem", pra tirar um tempo para acertar as coisas. 

E falando de retorno triunfal, a Koba nos entregou um de qualidade. Isso não é exatamente relacionado com a música, mas acho que poucas coisas até agora tiveram um impacto tão grande na curta história do grupo. Choveram fanarts, prints e gente emocionada com Jamaica Beer e o trio Kobayashi, Fujiyoshi e Endo.

A parte triste é que eu imagino como teria sido no concerto se os fãs não estivessem proibidos de gritar, devido a pandemia do Covid-19. Sim, pra quem não sabe ou não acompanha muito, os fãs não estão podendo gritar durante os concertos, então eles sempre se expressam através de palmas, de balões (?) e afins.

Mas... é justificado? 

Sim! Jamaica Beer realmente é uma boa música. Acho que só como música ela cai para Dead End e Nagaredama, além de outras que ainda tem por vir. Como eu sempre digo, não é demérito não ficar em primeiro se os concorrentes são bons. Onde Jamaica Beer vai melhor que quase todas as outras é na performance ao vivo - a apresentação no concerto de aniversário é certamente uma das favoritas dos fãs. Vi muitos comentários positivos sobre o figurino, principalmente sobre o da Kobayashi.

Também me deixa feliz que a Endo fez parte de uma unit tão boa. Ela é uma das melhores dançarinas do grupo, mas ainda sofre pra quebrar a casca nos variety, e por isso parece que vai ser sempre condenada ao fundo. Espero muito que as habilidades dela ultrapassem a timidez. 

Ah, fato curioso/interessante, o compositor da música é Furukawa Takahiro - que alguns devem lembrar por "Tsuki no Ookisa", música do Nogizaka46 que é uma das aberturas de Naruto.

A letra fala sobre amor (o tema menos falado na história da humanidade), e sobre alguém que lamenta o fim de um relacionamento. Eu gosto que combina com o tom da música, algo que pode ser resumido em:

Sou alguém que não sabe diferenciar entre uma ...

gentileza conveniente e uma mentira inconveniente 

[...] 

Se era para eu chorar desse jeito, não deviamos ter teminado

Eu sou a pior em esquecer, e muito pior em lembrar


Eu gosto de traçar paralelo entre essa música e "Sore ga Ai no Ne", do single anterior. Maneiras diferentes de ver um relacionamento que não deu lá muito certo. Resumo: vejam a performance ao vivo de Jamaica Beer!

Quantas vezes eu falei "legal" até agora?

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05. On My Way 

Essa é a música que eles juntaram a Inoue Rina e a Matsuda Rina. A Inoue já mostrou em alguns programas as que sabe tocar bem, enquanto o último MV individual a Matsuda era basicamente um música solo contando a jornada idol dela.

Essa é a música mais "positiva" do disco, e ela é completamente boa nisso. Ela fala sempre sobre seguir em frente em busca das coisas, seguindo o seu caminho e a sua vida. A música por si só é muito boa, mas acho que terem juntado as duas foi ainda mais interessante - acho inclusive que a Matsuda domina mais os vocais que a Inoue. 

Acho que talvez o único defeito dessa música seja, por mais contraditório que pareça, ser perfeitinha demais. Eu não sou músico, mas até eu consigo enxergar um pouco da estrutura dela pra ser grudenta e bem pop. Isso não é demérito não, acho que é só um detalhe. É certamente uma música que eu não vou pular na playlist, já que ela é simplesmente gostosa de escutar sempre, mesmo que não seja tão marcante quanto outras do single.

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06. Mugon no Uchuu

Mungon no Uchuu é uma música de muitas situações. Primeiro, que ela acaba sendo a grande música que a Watanabe Risa merecia desde os tempos do Keyakizaka46. Outro ponto é que ela é minha música favorita do grupo, e saber que a Risa não vai estar aqui pra performar ela depois do próximo single é um pouco dolorido.

Acho que o que torna ela especial pra mim é o instrumental. Eu inclusive estou em uma cruzada para achar a versão off-vocal dessa música. Acho que grande parte dos acertos dos MV's é capturar a essência da letra e da música - e no caso de Mungon no Uchuu, eu acredito que só as imagens do clipe + instrumental passariam a EXATA mesma sensação.

A ideia do clipe e da letra é passar uma sensação de imensidão, de que estamos compartilhando esse mundo com outras pessoas e sempre procurando motivos para isso. Na letra, acho que isso é expresso na forma de: 

Há tantas pessoas nesse mundo enorme
Compartilhando mesmo tempo que nós
Descrever isso só como um milagre é... 
Uma indigna má-interpretação
[...]
Por que as coisas importante são importantes?
Qual é o ponto disso?
Eu te amor sem nenhum motivo
Tem várias outras ótimas passagem que valeriam a pena serem citadas, e por isso acho que é a melhor combinação do single como um todo. Se eu tivesse que apontar um defeito, acho que seriam as performances ao vivo. Infelizmente o videoclipe consegue condensar muito mais coisas, e as partes de efeitos (como as do fundo branco) são excepcionalmente muito melhores que o ao vivo - nesse caso, os cortes dão certa vantagem, já que não tem coreografia o MV todo.

Como disse antes, essa música ainda carrega o fato de ser o primeiro single da Risa no grupo, que todos nós esperávamos que fosse o ínicio de uma era em que ela ajudaria a guiar o grupo adiante. Eu pretendo falar mais da Risa quando eu for falar do quarto single, já que hoje já temos duas graduadas para se despedir.





 Eles usam sempre uma paisagem obviamente extremamente urbanizada, onde todos nós sabemos que devem transitar milhares de pessoas todos os dias, mas dessa vez com uma sensação enorme de vazio. Acho que a mensagem no final é positiva, mostrando que nem toda vida na cidade grande precisa ser distante e fria, mesmo que sejamos empurrados pra isso. 

Talvez essa seja eu analisando demais, sim.

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7. Utsukushiki Nervous

Eu gosto do ritmo dessa música, acho os vocais bem legais. Acho que talvez seja o elo fraco do single como um todo, mas acho que ainda assim há uma qualidade associada a ela. A divisão de vocais acho que está ao lado de Mungon no Uchuu em variedade de membros, e o fato dela ser upbeat e feliz dão a ela uma categoria mais fácil de assimilar.

Estranho como possa soar, eu não gosto do refrão. Acho o restante dos versões é realmente muito bom, mas o refrão simplesmente não me pega. Acho que essa música seria algo como "Hanshinhangi" foi para o Nobody's Fault, uma grata surpresa para uma música que não se espera muito, e elas até lembrar uma a outra em alguns pontos (a guitarra sendo um dos mais fáceis de ver), mas acho que o refrão de Utsukushii não funciona tão legal.

O ao vivo é legal, admito. Acho que porque é o mais próximo que o grupo tem de uma música de hype. O que você pode ver como preocupante, ou não.

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- FIGURINOS

Tivemos bons figurinos nesse periodo. Vou listar aqui os das performances e também os usados no programa (Soko Saku) nesse período. 




Nagaredama não só é performada sempre com pés-descalços, mas também com o vestido vermelho. No MV elas também aparecem de preto, e muitos especularam que aquele seria usado. O preto de fato é mais kakkoi, mas o vermelho é mais marcante e elegante com toda certeza.


Acho que a essa altura sou suspeito para falar de Mungon no Uchuu, não é? Acho esse figurino lindo demais, com essa distribuição de cores praticamente aleatória. Esse tipo de Neo-Yukata (inventei agora) é sempre muito bonito, chega a ser impressionante.


A internet parou de funcionar ai? Brincadeiras a parte, esse foi o figurino que quebrou o fandom por alguns minutos. Não só foi um retorno triunfal, mas também um figurino muito bonito. Tem uma aura forte de roupa de paquita da Xuxa, mas eu considero isso um elogio.

Dead End tem o figurino mais 'normal' dentre todos, mas acho que é normal dado o conteúdo. Não é muito memorável, mas ninguém fica tão bem nele quanto a Hikaru



Esse é talvez o uniforme de variety mais bonito que eu já vi qualquer grupo. Ele não só é muito bonito, com esse laço cor-de-rosa meio brilhante, mas ele também parece ser daquele tipo de tecido que dá vontade de ficar passando a mão. Esse é de longe o meu favorito dentre os que o grupo usou, acho que bate de frente com os do tempo de Keyaki (que eu assumidamente sou fã).


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- CONCERTOS

• Sakurazaka46 1st ANNIVERSARY LIVE (no Nippon Budoukan)



Tivemos alguns concertos interessantes desde o último single. O de aniversário talvez tenha sido o mais marcante, foi um concerto de retornos e partidas. Aos poucos o grupo vai cuidando daquele problema antigo, do setlist bem pequeno - ele continua bem pequeno, mas não devemos esperar que vá aumentar muito mais. Digo porque as músicas do Sakurazaka46 exigem bastante das meninas, então melhor de fato focar na qualidade.

No segundo dia tivemos o retorno da Kobayashi Yui, como citei mais acima em Jamaica Beer. Foi também a despedida de Moriya Akane e Watanabe Rika. Dois membros muito queridos, e nunca é fácil vê-los partir.

• Sakurazaka463rd Single BACKS LIVE!!



O BACKS LIVE segue sendo uma ótima ideia, ao ponto de ver alguns fãs preferindo que suas idols favoritas tenham destaque nesse concerto do que ver elas escondidas na terceira fila do senbatsu. Eu sou meio dividido, já que o senbatsu é uma conquista pras meninas no nível profissional, mas como fã eu admito que não acho ruim ver elas no BACKS LIVE.

A rotação é sempre muito legal, ver alguns membros que jamais iriam ter essa oportunidade tendo um destaque assim. Legal também é como os fãs abraçaram o conceito - salvo uma outra ressalva, ninguém anda lá tão decepcionado por não entrar no senbatsu.

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ADEUS WATANABE RIKA & MORIYA AKANE



Ah, chegada a hora de dizer adeus as duas. Elas foram um parte importante desse grupo, e não digo isso só porque elas estão saindo. Moriya era uma líder dentro da primeira geração, e a Rika é o membro que todos nós queríamos tomar conta já que ela parecia ser a adulta mais incompetente da história.

Por muito tempo a Rika foi uma das minha oshis, então não poderia dizer nada diferente disso. Grande parte de eu estar aqui escrevendo uma coisa desse tamanho, passa por ela. Ela vai com um adeus bem limpo, torcendo pra que alguém cuide dessa menina descuidada, mas esforçada.

O caso da Akane é um pouco diferente. Acho que todos admiravam ela como uma líder, em muitos pontos até mais que a Sugai. Então chega a segunda geração, acaba o Keyakizaka46 e de repente ela já não é mais tão relevante. Foi um processo lento e triste, se você parar para ver de perto. Logo, não fazia mais sentido um grupo cuja metade era segunda geração ter duas capitãs da primeira geração. Os fãs se sentiram traídos, mas era o caminho a ser seguido. 

Não é fácil, mas eu espero que a Akane possa realizar o que ela quiser no futuro.

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EXTRAS DO SINGLE


Dessa vez, acho que não vale um post separado. O Sakura Meguri bem direto, são as meninas dando um rolê por ai.
Foi legal ver as meninas fazendo piquenique, e também a Sugai sendo uma arqueira a cavalo! Acho que vale a pena procurar essa cena digna de video-game.

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RANKING DO SINGLE

No geral eu acho que Nagaredama foi até o presente momento o melhor single do grupo. Nobody's Fault era mais completo que BAN, mas Nagaredama conta com uma música de abertura muito forte. "Nagaredama" (a música) é muito mais impactante do que Nobody's Fault (a música) jamais foi.

1. Mugon no Uchuu
2. Nagaredama
3. Dead End
4. Jamaica Beer
5. On My Way
6. Sonia
7. Utsukushiki Nervous

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Espero que tenham gostado. Gosto de fazer esse post como uma espécie de "documentação histórica" do período, mesmo que sempre falte coisa.

Esse foi longo.















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