[RETRO] Keyakizaka46 - Silent Majority



Eu tenho escrito sobre cada um dos singles do Sakurazaka46 sempre que um ciclo é encerrado. O ciclo completo do Keyakizaka46 se encerrou faz um tempo, então achei por bem também fazer isso com os singles do grupo que logo já vai completar dois anos desde o seu fim. Acho que também bate com o aniversário de 6 anos do single agora em abril.

Assim como eu fiz no primeiro single do Sakurazaka46 ("Nobody's Fault") eu vou deixar pra cobrir os PVs individuais em um post específico no futuro (seja lá quando for esse futuro). Isso porque são ao todo 20 (!) deles, um pra cada membro, e isso tornaria a tarefa ainda mais impossível de se fazer num post desse tipo.

Sério, a pasta que eu uso pra guardar os arquivos ficam gigantes. Sem contar os prints, que nem 10% entram de fato no post. 

Eu escrevo esses posts porque eu gosto, mas eles dão trabalho pra fazer nesse sentido. Acho que esse post em específico é bem diferente de escrever, porque é de fato um grupo que eu acompanhei como um todo, sendo meu favorito por boa parte da sua existência.

- SOBRE O KEYAKIZAKA46

Acho que quem me pergunta qual meu grupo favorito, a resposta em geral é Nogizaka46. Isso parece contraditório com a resposta a seguir, mas o grupo que eu mais gostei em algum momento da minha vida foi o Keyakizaka46. No fundo essas respostas vem de lugares diferentes, porque a primeira vem da média - o Nogizaka46 é o mais constante, tinha minha oshi (Ikoma Rina), com boas músicas e muito raramente decepcionava os fãs, exceto em casos específicos.

O caso do Keyakizaka46 é um pouco diferente, porque nenhum outro grupo tem tantas músicas que eu goste tanto e isso é bem impressionante se você considerar que é um grupo com 8 singles e um álbum (ou 9 singles e dois álbuns se você contar os eventos finais). Isso permanece verdade até hoje, mesmo se você comparar com o Nogizaka46 (29 singles), AKB48 (59 singles) ou SKE48 (29 singles), que foram os grupos que eu já acompanhei com afinco em algum momento. Isso claro é um gosto bem pessoal; tem grupos com ótimas idols por ai, mas se eu não gostar das músicas eu raramente acabo acompanhando o grupo. Tem pessoas que gostam por motivos diferentes, mas o meu em geral é esse - acho a parte musical ainda bem importante.

Acho que em resumo dá pra dizer que no meio de tantas coisas boas e decepções, o Keyakizaka46 foi mais... intenso, eu diria. Acho que por isso ele foi um evento relativamente especial dentro da franquia 48/46, um grupo que deixou sua marca nos seus cinco anos de existência. Isso é um pouco engraçado, quando você gosta de velharias como eu, porque você sabe que o Akimoto (produtor das franquias 48/46 e mais uma penca de coisas) também teve um grupo que fez muito sucesso nos anos oitenta, sendo impossível falar da época sem falar nelas (Onyanko Club) e esse grupo teve pouco mais de dois anos e meio de duração - outro grupo que foi intenso ao extremo.

Silent Majority foi uma estreia e tanto, e mesmo que eu só tenha de fato começado a acompanhar o grupo em Futari Saison (terceiro single) como fã declarado, foi impossível não ter ouvido todas as músicas. Para quem era fã de idol, era um pouco similar aquelas músicas que você conhece mas você mesmo nunca deu play nelas, mas é impossível não ter ouvido de alguma forma. Acho que como todo mundo quando surgia um grupo novo, todo mundo ficava com um pé um pouco atrás (acho que um sentimento esquisito de se abrir a gostar de um novo grupo!?) - mas eventualmente, ficou impossível de não se render.

Por isso eu sempre falo pras pessoas, acompanhar o crescimento de um grupo é uma das partes mais legais de gostar dessas coisas que a gente gosta, e por isso recomendo a todo mundo, e fico feliz que eu possa ter visto grande parte do Keyakizaka46 (tanto quando meu inglês da época permitia).

Assim como todo grupo pós-AKB48 (ou pós-Nogizaka46 para os Sakamichi) a vida foi um pouco mais fácil pro Keyakizaka46. A publicidade já estava lá, elas tinham toda a atenção voltada pra elas, mas de alguma forma elas ainda conseguiram surpreender o público naquele primeiro single. Por isso, faço questão de dizer que Silent Majority foi um single especial, um debut especial, um momento bem especial - quantos debuts são tão sólidos quanto Silent Majority? Dentre os grupos que eu conheço e gosto (mesmo não-idol), me veem a cabeça alguns poucos cujo primeiro lançamento é realmente uma bomba.

Todos os vinte membros que debutaram com o grupo

- SILENT MAJORITY

Tracklist:

1. Silent Majority 

2. Te wo Tsunaide Kaerouka

3. Yamanotesen 

4. Shibuyagawa

5. Noriokureta Bus

6. Kimi ga Inai


--

1. SILENT MAJORITY

Eu comentei acima que acho Silent Majority possivelmente um dos debuts mais sólidos que qualquer grupo já tenha feito, e isso para diretamente pela faixa título e a principal música do single. Ela não é só memorável, como também é a síntese de todo o conteúdo que o grupo abordou por anos.

A Maioria Silenciosa referida na música são todos aqueles que se sentem perdidos, que não se sentem ouvidos e que eles não tem liberdade de verdade. Aqui acho que vale mencionar que essa intersecção de público é bem certeira, e está de parabéns quem percebeu que havia espaço para focar nisso. De onde veio essa ideia? Acho que nós temos uma pequena ideia de como isso aconteceu no quarto single do Nogizaka46, "Seifuku no Mannequin". Uma música que fala de tema similar, onde "se tornar um manequim de uniforme" é perder toda sua individualidade, e esse tema é bem recorrente nas músicas do Keyakizaka46 - sendo Saimajo a primeira delas.

Acho inclusive que há uma boa similaridade de como as letras tratam o mesmo tema.

Primeiro, Seifuku no Mannequin:

Os adultos continuaram a ficar no nosso caminho?
É errado amar?
Eu entendo como você se sente.
Quando você esconde suas emoções
Você é só um manequim em uniforme escolar

Agora, Silent Majority: 

Você tem liberdade do jeito que você é
Não seja controlado pelos adultos
Se as pessoas desistem desde o começo  
Então por que nascer para começo de conversa? 

Não por coincidência, ambos os MVs compartilham do mesmo diretor: Kazuma Ikeda. Acho que durante esse single, alguém foi capaz de perceber essa oportunidade, embora eles tenham chegado a conclusão que aquela imagem não se encaixava ao Nogizaka. Faz sentido, visto que Seifuku permanece como uma música um tanto diferente dentro da discografia do Nogi46 até hoje.

A música de "Silent Majority" por si só é muito boa, e é de longe uma das músicas mais tocadas da década passada. É sempre presença garantida quando fazem listas das músicas mais marcantes dos anos 2010 no Japão, e continua bastante relevante até hoje. A letra também tem ótimas passagens, e acho que é difícil pra qualquer pessoa que ouviu ela na juventude não se identificar em algum nível, seja no nível pessoal ou de enxergar um pouco da sociedade na letra.

Você pode ser você mesmo, só o que você precisa é fazer o que você quer
Não seja enganado por eles
Há tantos caminhos quanto há pessoas
Você só tem que caminhar do seu jeito
Deixe para trás esses adultos entediantes presos as correntes

Pessoalmente gosto bastante dessa passagem porque acho que é impossível não enxergar nada nessa estrofe. Acho que muitos podem achar um pouco superficial, até um pouco inocente essa linha de pensamento, mas acho que se aplica bem ao público que eles visam atingir.

Queria também falar um pouco do MV de Saimajo, porque acho que ele é icônico por si só. Não porque ele faça nada de muito especial, mas acho que há algo de impressionante em todas aquelas iniciantes se apresentando como um grupo de longa data - além claro da menina de olhar penetrante que lidera a coreografia e que viria a ser center de todos os próximos sete singles seguintes. 

Uniforme de "Silent Majority" (e a Harada Aoi, claro)

Ah claro, antes de ir de fato para o MV - acho que vale um alt-tab para o figurino dessa música. Esse figurino também foi usado nos programas e eventos por um bom tempo, e como quase tudo relacionado a essa música, é icônico também. Esse estilo um tanto militar, mas sem apelar demais para os clichês desse tipo de estética, é muito lindo. Digo apelar para os clichês porque transformar um tipo de uniforme muito associado a estética masculina para mulheres parece um trabalho e tanto, e ele é sobretudo bastante elegante e bonito. Ele tem a formalidade e ao mesmo tempo é muito agradável e bonito.

Aqui também começa um ponto importante na história do Keyakizaka46, onde dois nomes muito importantes entram em cena. Ueno Takahiro (conhecido como TAKAHIRO) e Kimika Onai. O primeiro é o coreografo de todas as músicas do Keyakizaka46 (exceto em duas) enquanto Kimika Onai é a estilista das roupas do grupo. Ambos foram muito importantes no que eu chamo de "coerência" do grupo - em quase todas as músicas, em quase todos os uniformes, existe um fio condutor que te permite sempre identificar que aquilo é do Keyakizaka46. Eu precisaria ter mais conhecimento no assunto para te dizer exatamente como isso funciona, mas como uma pessoa normal eu consigo dizer que eles sempre me convencem que sim, aquilo ali é algo indiscutivelmente do Keyakizaka.

(Esse frame fica melhor quando você vê o video da Kobayashi caindo em seguida)

E aqui começa a menina de olhar penetrante

Acho que um ponto sempre bom de abordar sobre Saimajo é como elas não parecem iniciantes. Elas realmente parecem um grupo já bem mais avançado. A Techi logo emerge como centro das atenções, e mesmo que ela mesmo pareça não gostar muito dessa habilidade, ela inegavelmente sempre atrai as atenções para ela. Não sendo engenheiro de obra pronta (sem trocadilho com o local do MV) mas realmente não era impossível de ver que a escolha do ponto de vista de popularidade para o grupo era a correta. Se isso deixou de ser a melhor escolha em algum momento, ai é outra história.


Eles escolheram um local onde estava tendo uma construção para a gravação do MV. Me pergunto se era talvez para passar a imagem de "grupo em construção" ou algo do tipo, mesmo que elas se apresentem com a dignidade de um grupo pronto. Ainda que fosse uma escolha completamente aleatória, eu ainda adoro o trabalho de luzes que é feito nesse videoclipe, por mais básico que isso seja. Todos esses reflexos e trocas de câmera fazem tudo ficar visualmente impressionante.

Ah sim, acho que vale notar que a coreografia também é um ponto interessante nesse contexto. Não basta o uniforme meio-militar, mas também a coreografia também incorpora um pouco de marchas e coisas do tipo. Acho que essa foi a primeira coisa que me causou estranheza quando vi da primeira vez, mas acho que isso é algo que eles mesmos deixaram de lado bem rápido, e só utilizaram circunstancialmente (Ex. abertura do Keyaki Kyouwakoku 2018).

Acho que eu poderia falar de mais mil coisas de "Silent Majority" especificamente, mas acho que daqui pra frente tudo fica redundante. Acho que ela é a música mais simbólica do grupo, e não só é a música que abriu a carreira do grupo, mas também a música que encerrou a jornada do mesmo. Acho que nada pode ser mais símbolico que isso, e acho que a música é um resumo do que é o grupo musicalmente, visualmente e até (pretencioso da minha parte) filosoficamente.

--

2. TE WO TSUNAIDE KAEROUKA

Acho que depois de Saimajo, eles queriam mostrar um certo apelo ao público de idol mais "tradicional". A primeira música era mais um aceno para um tipo novo de fã, enquanto "Te wo Tsunaide Kaerouka" era uma música mais para os fãs tradicionais. Uma música mais divertida, mais alegre e mais "idol" no sentido mais puro da palavra.

Essa música seguiu até o final como sendo uma das músicas mais alegres do grupo, e acho que é uma antítese de tudo que eu falei até agora. Como assim a gente vai de uma música sobre individualidade, liberdade e sociedade para uma música sobre uma briga de namorados? Bom, acho que existem algumas possibilidades - e acho que simplesmente as mesmas pessoas que se sentem não-ouvidas, também sentem essa necessidade de viver as coisas mais normais possíveis. Uma briga de namorados é novidade pra muita gente, e você não precisa de quinze minutos na internet para descobrir isso.

A música fala sobre uma briga de namorados, e narra como eles se acertam e se desculpam pelos erros. Acho que não há tanta coisa pra ser comentada, mas acho que dá pra resumir a letra em:

Devemos segurar as mãos e ir para casa?
Não importa se formos vistos
Vamos atravessar com firmeza a cidade
Vamos nos mostrar!
Vamos nos reconciliar e agir como pombinhos
Como casais normais fazem
[...]
Essa discussão trivial
Como se não fosse nada
Vamos continuar caminhando juntos para todo lugar

É bem fácil de achar essa música fofa. Tanto pelo ritmo da música, que é bem alegre, quanto pela performance ao vivo - que pra mim é a melhor versão que você pode ver. Ah, a gente esperou anos para a Sugai e a Akane errarem e rolar um beijinho mas nunca deu certo - uma pena.

Meninas brigando, Techi cobiçando a Imaizumi, Techi Dormindo e Pombinhos.

Um dos motivos pelo qual eu gosto bem mais da versão ao vivo, é que o MV não tem lá muito a ver com a letra. Não que isso seja requisito, mas nesse caso específico eu acho que ficaria melhor. Então acho que esse MV é um pouco deslocado, pra um grupo que tem uma média bem alta de qualidade dos videoclipes.

--

3. YAMANOTESEN

Depois de um pequeno intervalo de pensar na vida com a música anterior, nós podemos retornar pros problemas pessoas com Yamanotesen. A primeira música solo da Hirate, naqueles tempos com seus catorze anos de idade. Algumas pessoas adoram a Techi pela narrativa que se criou ao redor dela, enquanto outros odeiam pelo mesmo motivo.

Acho que ninguém questiona ela ser talentosa, mas algumas pessoas questionam o porque de terem desde cedo colocado um personagem um pouco trágico pra uma menina dessa idade. Acho que Yamanotesen não é nem se longe a melhor música da Techi, embora eu adore o quão antiquada ela soe musicalmente. Ela parece de outra era, quase uma música showa, assim como Seishun Amigo parecia de outra era já em 2005 - as intros até se parecem um pouco.

A letra como já dito, volta para algumas reflexões, dessa vez mais cotidianas - usando dessa vez um lugar que geralmente é associado com esses momentos de reflexão: os trens, usando a famosa linha Yamanote como cenário.

Sempre que me sinto triste, eu entro no trem
Porque é mais fácil quando todos são indiferentes
Não pertenço a lugar nenhum mesmo na escola
Por que eu nasci nesse mundo?
Olhando o cenário com minha testa junto a janela
[...]
Quantas voltas mais até eu me tornar um adulto?
Por favor me ensine a sair da solidão... 

Na próxima estação...

Em menos de quinze minutos, já é a segunda vez que nos deparamos com um "Para que nascer então?". Acho que essa música é um pouco mais direta que Saimajo, e se direciona mais no nível pessoal. Apesar disso, ela não é tecnicamente do mesmo nível - a Techi ainda não tinha poder vocal pra entregar uma grande performance, embora eu não ache tão ruim quanto algumas pessoas aparentemente acham.


Acho que o MV é bem agradável visualmente, e acho que Techi mostra de novo o quão natural ela conseguia parecer diante da câmera mesmo sendo tão nova. Para uma primeira vez solo, acho que ela se saiu muito bem.

--

4. SHIBUYAGAWA

A música a ser lembrada desse single é "Silent Majority" sem a menor dúvida, mas a minha favorita é Shibuyagawa. Ah, a nossa dupla sertaneja era muito boa.

(Alias esses dias eu vi alguém descobrindo que Yuichanzu significava Yui-chans e foi uma bela experiência)

Acho que essa música é simplesmente bonita e não consigo pensar em nenhum outro adjetivo. Sempre ouvi que o jeito de passar a mensagem é mais importante que a mensagem em si, e embora eu não concorde cem por cento, tenho que admitir que esse é o caso aqui. A própria música para uma sensação boa, da própria natureza comentada na letra.

Letra que inclusive não é das mais complexas, e fala um pouco do esquecido Rio de Shibuya. Ele é um rio que atravessa Tóquio, e não é lá dos rios mais bonitos - mas a mensagem não é sobre a beleza dele, mas sim sobre o quanto ele persevera para não deixar de existir mesmo cercado pelo concreto e esquecimento.

Ninguém percebe
Esse rio de Shibuya
Ele nunca seca
Ele continua sempre o mesmo

 Acho que é uma maneira simples de passar a mensagem.


Ah como eu amo esse frame do palco desenhado na areia. Um videoclipe sobre reencontro e perseverança, entregue de formas bem simples.

--

5. NORIOKURETA BUS

Tenho que admitir que eu gosto dessa música, mas com resalvas. A Neru foi melhorando com o tempo, mas essa primeira performance (de destaque) dela eu acho bem ruim. A partes das Yuis e da Techi/Suzumoto é muito boa, e a letra é bem legal também.

Acho só que as partes da Neru destoam um pouco, e por isso eu não ouço sempre essa música na versão original. Acho o instrumental dessa música excelente, e é de longe a versão que eu mais escutei dela. Espero que nenhum fã da Neru fique chateado na verdade (primeiro porque eu adoro ela), porque eu já gosto de todas participações dela pós-Saimajo, só essa música em específico. Como toda boa iniciante ela teve dificuldades, acredito eu.

Em compensação as outras estavam bem afinadas pra essa música, acho o vocal delas praticamente impecável. 

A letra fala sobre alguém que perdeu o caminho, usando metáforas de alguém que se perdeu na vida real do seu destino. Acho esse letra verdadeiramente muito boa, e acho que entra como uma das minha favoritas também.

Então comecei a caminhar sozinha
Em uma rota diferente de todos os outros
Quero dizer, mesmo seu eu for agora, é tarde demais
Vou procurar pelo meu próprio futuro, então vamos nos encontrar de novo, algum dia, em algum lugar 

--

6. KIMI GA INAI

Eu digo que Kimi ga Inai é o resumo do álbum. Porque ela é a música com todos os temas do disco: saudade, solidão e amor. Acho que é a música certa pra fechar o single, e sim acho que a ordem importa nesses casos.

A música é bem agradável, e acho que as versões ao vivo fazem justiça. Gosto bastante desses versos:

Nessa longa noite estou em silêncio
Não podendo ver as estrelas,
A lua está escondida entre as nuvens
Me pergunto se alguém está ouvindo
[...]
A real causa da minha solidão não é...
Porque não é ninguém aqui
Mas porque eu espero que alguém esteja aqui
Mas fui deixada sozinha
Nessa situação

Acho especialmente bom, porque essa também é minha definição de solidão. Acho interessante que todas as músicas, sem exceção, ainda carregam um pouco de ingenuidade. Acho que é vital que elas carreguem porque acho que não seria um bom single se todas as músicas fossem sombrias - nem mesmo mais pra frente na discografia, quando algumas músicas mais sombrias aparecem, elas são acompanhadas de algumas músicas menos carregadas.

--

ALGUNS EVENTOS IMPORTANTES:

• M-On Special Screen Test

Uma das primeiras aparições do grupo na TV. É um screen-test, onde cada uma das meninas contam sobre os objetivos delas, porque elas entraram nessa vida e mostra um pouco do nervosismo de cada uma delas.

Acho interessante do ponto de vista de avaliar cada um dos membros, e necessário para entender como elas mudaram ao longo dos anos. 

sério

• Keyakizaka46 Debut Countdown Live

A primeira performance ao vivo de fato das meninas. Ela tem uma versão estendida com detalhes dos ensaios e com alguns bastidores bem interessantes. Comentei de nos primeiros MVs elas parecerem um grupo que já estava na estrada por algum tempo, mas aqui é a primeira vez que vemos elas como "iniciantes". As vezes elas parecem até um pouco "assustadas" pela primeira performance, sem aquela confiança que aparentavam até então.

 


Até a Hirate, que é sempre que passa a sensação de confiança, estava sendo puxada pelos outros membros para o palco. Essa versão assustada delas é certamente muito mais interessante, e mostra mais de quem elas são de verdade. Não vou contar a Rika porque essa a vergonha é constante. A Imaizumi talvez fosse a única que parecesse excessivamente confiante.

Ah claro, essa apresentação é tão no começo de tudo que o grupo não tinha o Overture de hoje. Tudo soa tão diferente, mas ao mesmo tempo tudo estava lá. Os figurinos, as coreografias, o estilo das músicas e a confiança após subir no palco.

Falando da performance em si, ela é muito boa. Acho que após subir no palco aquela desconfiança e nervosismo foi embora, e acho que todas elas entregam uma performance muito satisfatória para a primeira vez. Acho que uma das poucas coisas que o grupo perdeu um pouco foi o nível de interação durante os MCs - todo mundo parecia empolgado. 

Há bastante detalhes sobre a gravação do MV, e é legal ver o ponto de vista das meninas. Até a Neru, que não participa do MV estava no local para acompanhar e ajudar no que desse. Depois disso temos sessões individuais dos membros - alguns mais sérios e outros mais cômicos. O que já é bem clássico de grupos e gerações novas, um tempinho pra elas tentarem te roubar.

Gosto também na parte do estúdio, uma parte que raramente é mostrada. A gente vê bastidores dos shows, mas poucos bastidores da parte da gravação da música em si, e dessa vez temos um pouco. Vemos as anotações das meninas, da prática - queria mesmo que tivéssemos mais dessa parte.



A conclusão que chego sobre essa performance é que todas elas, apesar do nervosismo, trataram esse debut como a performance da vida delas até então. Isso de um grupo que eventualmente chegou no Tokyo Dome, mas que fez uma performance quase irretocável pra quem estava com cara assustada até cinco minutos antes da performance. A qualidade inegável do grupo sempre foi a performance, e é muito revisitar isso e ver que isso estava ali desde o primeiro dia.

Recomendo muito essa performance estendida do debut como uma peça histórica, de como era esse grupo no começo.

--

RANKING DO SINGLE


Acho que eu já comentei muito sobre o single e não vou chover mais no molhado aqui.


Vamos tentar ser diretos dessa vez, baseado unicamente no meu gosto pessoal:


1 - Shibuyagawa

2 - Silent Majority

3 - Yamanotesen

4 - Te wo Tsunaide Kaerouka

5 - Kimi ga Inai

6- Noriokureta Bus


--


Essa frequência de postagem tá uma vergonha:












Postagens mais visitadas deste blog

Eu Ainda Gosto dos CDs

Recomendações Alheias