As You Know? - A História Até Agora


O primeiro álbum. Uma nova geração no horizonte. Um final triste para um recomeço feliz. Parece um bom momento de relembrar a história até agora.

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 Dia 16 de Julho de 2020. Eu não sou muito bom de lembrar certas datas, mas eu lembro bem dos eventos dessa manhã. Eu estava no carro esperando um colega de trabalho, que devido a pandemia estava indo de carona comigo para o trabalho - para ser bem sincero, era um saco esperar por ele porque ele atrasava todos os dias, sem exceção. Naquele dia especifico, entretanto, o atraso não me incomodou tanto.

Naquela manhã o Keyakizaka46 estava realizando o KEYAKIZAKA46 Live Online, but with YOU!. Como tinha de ir trabalhar, não poderia ver ao vivo, mas estava acompanhando os clipes postados no twitter e os comentários dos fãs sobre. O grupo vinha de meses sem novidades desde o obscuro senbatsu do nono single (08/09/2019) e a saída tripla de Hirate Yurina, Suzumoto Miyu e Oda Nana (23/01/2020) - a Live Online parecia um sopro no meio de todo aquela estagnação.

Isso claro, até sermos atingidos com o anúncio daquele dia. O grupo iria acabar e ressurgiria com outro nome após um último lançamento. Acho que muito fãs ainda são um pouco assombrados com a voz trêmula da Sugai naquele anúncio depois de Garasu wo Ware. É difícil descrever o quão inacreditável tudo aquilo parecia - o grupo que um ano antes estava no Tokyo Dome fazendo o show das suas vidas agora estava esfarelado e iria acabar.

Alguns outros grupos já acabaram no passado dentro da franquia 48/46, como o SDN48, mas o cenário era bem diferente. Eu lembro de ir trabalhar bem perturbado naquele dia - talvez um dos dias que eu mais ignorei pessoas na minha vida. E eu mal podia me informar porque não podia usar redes sociais no trabalho.

Lembro de desabafar com alguns amigos no Discord após o ocorrido. Eu não lembro de tudo o que disse, mas o consenso geral era: como ousam não confiar nas meninas para manter o grupo? Parecia que davam realmente crédito aos discursos mais infames daqueles que não gostavam muito do grupo. Se você já se envolveu em alguma flamewar relacionada você já leu "Techizaka46" ou "21-1=0" em algum momento - e a parte que mais machucava era que o staff  aparentemente concordava com tudo isso.

Imagens dignas de pesadelo para qualquer fã

No fim a realidade se impôs, e tivemos que aceitar esse destino. Teríamos um último single (digital), um álbum de Greatest Hits (que tinha algumas músicas ainda não lançadas) e um documentário sobre o grupo. A outra parte era tentar conviver com a realidade que alguns membros muito provavelmente não iriam retornar para o novo grupo - essa parte talvez fosse a mais assustadora.

Naquele momento, nenhum membro parecia seguro. As meninas da segunda geração que não tinham tido uma música sequer durante a existência do Keyakizaka46 terminariam sem ter tido seu momento. Hoje, sabendo o resultado, tudo isso parece bem trivial, mas era um pensamento realmente assustador.

Acho que o documentário (Bokutachi no Uso to Shinjitsu / Nossas Verdades e Mentiras) tem conteúdo o suficiente para um post próprio no futuro, mas aqui eu queria falar mais do outro documentário do grupo relacionado ao final, que foi um pouco menos comentado. O documentário "Keyakizaka wo Nobottashatachi" foi lançado junto ao DVD (e acredito que Blu-Ray também) do The Last Live. No geral, ele relata os ensaios e algumas situações que antecederam o concerto - muito similar aos outros documentários que tinhamos dos Keyaki Republic e afins.

Enquanto o documentário principal é mais sobre a Techi, ele fala pouco do sentimento dos membros naquele momento. Por isso, eu preferi comentar um pouco mais desse documentário que aborda mais os outros membros e o que eles estavam sentindo as vésperas do fim do grupo.

- Keyakizaka wo Nobottashatachi  (Aquelas que subiram o Keyakizaka) - 

Falando de uma maneira bem geral, eu gosto bastante da estrutura desse documentário. Enquanto o documentário principal de fato tinha uma missão de contar grande parte da história do grupo e principalmente de sanar a curiosidade do caso da Techi, esse tinha uma missão mais localizada. Ele conta as últimas 653 horas, 28 minutos e 24 segundos da história do grupo, com os ensaios e pensamentos dos membros sobre o final.

Acho que isso é bem importante, principalmente porque um dos poucos consensos entre os fãs era de que as membros não tinham culpa dos ocorridos. Mesmo que alguns tenham sido um pouco mais salgados com a Techi, no geral ninguém a culpa por ser escolhida para aquela tarefa tantas vezes. A escolha do documentário é mostrar na forma de texto, geralmente retirado dos blogs das meninas, o que elas estavam pensando sobre.

Eu gosto bastante de ler os blogs, e não é atoa que eu escrevo um próprio. Eu pessoalmente acredito que quando sentamos para escrever algo, realmente organizamos melhor o que estamos sentindo. O que nós fazemos ao vivo, embora mais espontâneo, nem sempre é de fato a versão final do que estamos sentindo. Por isso eu gosto de pensar que os escritos do blog eram de fato os sentimentos mais organizados delas - e acho que foi uma boa decisão usar eles. Eu já vou comentar mais sobre eles, mas antes vamos passar por alguns outros detalhes do documentário (e alguns externos).

O primeiro deles é que os nossos medos de que talvez vários membros não voltariam não se confirmou. Na passagem do Keyakizaka46 para o Sakurazaka46 duas membros se graduaram - Ishimori Nijika e Shiori Sato. A primeira saiu antes dessa live final, e não é sequer mencionada no documentário. O motivo disso é que ela se envolveu em um escândalo após ser vista com um popular host de um clube em Kabukicho (eu não sei exatamente como traduzir host nesse contexto, mas pode-se entender como um homem da noite).

A Sato decidiu sair para trilhar outros caminhos, que já haviam sido atrapalhados pela pandemia anteriormente, como estudar no exterior (ao menos até a data desse artigo ela está estudando na Inglaterra e lançou um single digital bem recentemente). O documentário começa com ela olhando, aparentemente do backstage, a primeira performance de "Nobody's Fault", com os olhos lacrimejados.

Além de narrar esses sentimentos, o documentário mostra mais dos bastidores, principalmente os ensaios. Esse tipo de abordagem já havia ocorrido anteriormente nos documentários de outros shows específicos. Eu pessoalmente adoro ver bastidores de coisas que eu gosto, de ver como é feito e como as coisas funcionam por detrás das cortinas. Nesse documentário por exemplo, há um momento em que a Sugai agradece aos staffs por "trabalhar até tarde ontem". Eu ADORARIA saber mais da parte deles... embora eu ache que o público em geral não teria grande interesse.

Detalhezinhos capturados em câmera, como a Inoue colocando mais faixas no joelho, possivelmente para aliviar algum incômodo. Ela cobre bem rápido, acho que sem nem saber que foi pega na câmera. Também é possível ver muita correria durante o concerto, com as trocas rápidas de figurino e de local.

Ah, esse é outro ponto importante. Essa live não teve público e isso faz ela parecer um tanto vazia e ainda mais melancólica. A audiência estimada por eles foi de 570 mil pessoas entre os dois dias - mas reiteram que havia zero fãs acompanhando de perto. Isso é relevante, ainda mais quando se trata de um concerto tão específico e que já carregava uma certa tristeza pelo contexto. Mas dito isso, os membros fizeram o tempo todo um esforço para parecerem animadas.

Sinceros parabéns para a capitã Sugai por manter esse pessoal animado

Acho que vale aqui, colocar algumas das frases ditas por cada membro em partes específicas do documentários e comentar elas quando for necessário. São muitas, então acho que colocar todas elas poluiria um pouco o texto (que já é longo).

algumas coisas podem se perder um pouco na tradução*

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Sato Shiori Blog

Foi um período verdadeiramente feliz da minha vida. Tanto que eu me pergunto se estava mesmo tudo bem de ter tido a experiência de 5 anos tão maravilhosos. Eu ainda vou estar orgulhosa mesmo quando me tornar uma velhinha enrugada"

Uemura Rina Blog

No começo, eu pensei que o que fizemos nesses 5 anos de Keyakizaka46, fosse desaparecer"

A opinião da Shiori é uma bem repetida por vários membros. Muitos descrevem esse período como especial - em especial a palavra "tesouro" é bastante usada. Por outro lado, a reação da Uemura não é nenhuma surpresa, diria que até bem natural. Acredito inclusive, que em um primeiro momento, a maioria dos fãs tiveram uma reação mais parecida com a Uemura.

Matsuda Rina Blog

Eu pensei que tinha aceitado, mas na verdade, quando mais perto chegávamos do dia do concerto, a sensação de vazio em mim só crescia mais e mais.

Koike Minami Blog

Eu tenho tantas memórias que eu posso lembrar cada uma delas vividamente. Elas não são todas boas memórias, mas também memórias tristes e dolorosas.

De todas os textos do começo do documentário, a da Matsuda acho que á que melhor representa o que eu senti. Eventualmente tivemos que aceitar essa mudança, mas a sensação de vazio cresceu - e acho que dá pra dizer que ela nunca foi embora de verdade. O Keyaki ainda é uma existência bem única, assim como Sakurazaka46 também é bem único no que se propõe. 

O texto da Koike também é uma opinião bastante presente em outros relatos. Para os membros o grupo foi repleto de memórias boas, mas também dolorosas e tristes. Algumas reforçam que hoje mesmo as memórias ruins se tornaram boas, mas isso é um efeito do tempo que talvez nem todas tenham passado ainda.


Kobayashi Yui Blog

Eu explorei todo os caminhos que eu pude para que pudéssemos continuar como Keyakizaka46

Se nós pudéssemos ter tentando mais.

Se eu fosse mais forte.

Fujiyoshi Karin Blog (sobre a performance de "Kuroi Hitsuji")

"Kuroi Hitsuji" foi de partir o coração

O olhar da Kobayashi tinha uma profunda tristeza

De uma forma que eu pensei que ela iria desaparecer quando o concerto acabasse

Acho que essa primeira frase da Kobayashi é talvez a segunda que mais machuca em todas as frases desse documentário. O comentário da Karin é um ótimo complemento. Claramente a Koba foi um dos membros que se sentiu mais machucado com essa transição, e parcialmente se sentia um pouco culpado. Sentimento de culpa é sempre muito complicado, porque raramente ele é racional. Sinceramente, eu não consigo olhar nenhum ângulo pelo qual a Kobayashi tenha um mínimo de culpa.

Essa performance de "Kuroi Hitsuji" é uma das mais impactantes do grupo, e isso é bem significativo porque as performances originais com a Techi sempre passavam uma sensação um tanto sombria difícil de competir. Acho que essa performance em específico ganha um bônus quando você sabe desse bastidos - a Kobayashi realmente parece bem distante e bem sombria durante essa música.

"Silent Majority"

Durante a apresentação de "Silent Majority" várias frases são mostradas, com frases dos próprios membros. A grande maioria é de agradecimento, algumas de dúvida e outras de admiração pelo grupo. Uma delas,  entretanto, acredito que valha a pena ser citada e comentada em especial.

Endo Hikari

Eu só não quero que pensem "É tudo por causa dos novos membros que entraram".

Acho que essa frase é a mais carregada dentre todas. Eu escrevi aqui nos primórdios do blog sobre o Keyaki Republic 2019 - que eu não acho um concerto muito bom, desde o azar do clima até uma parte da performance. Dito isso, eu também escrevi que a segunda geração era claramente quem mais queria que aquele concerto fosse bom. Todas elas haviam se dedicado muito.

A segunda geração enquanto Keyakizaka46 foi bem escanteada por tudo que aconteceu, e é muito compreensível que na cabeça delas tenha parecido que elas quebraram aquele equilíbrio da primeira geração. Eu discordo muito de quem acredita nisso, porque acho que a segunda geração trouxe muito mais coisas positivas. Então acreditar nisso não faria o menor sentido.

O documentário termina a sua contagem regressiva e inicia uma contagem progressiva - "A hora que o Keyakizaka46 se tornou uma existência insubstituível para as meninas". Progressiva e eterna, que acho que o único erro é não nos incluir nessa conta.

Koike Minami

Não é um adeus para o Keyakizaka46 no meu coração. Vai continuar sendo um tesouro que tenho orgulho.

Nós concordamos.

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 Sakurazaka46


No final do "The Last Live" fomos apresentados ao novo grupo - "Sakurazaka46" e sua primeira música "Nobody's Fault". Um nome bem conveniente para toda a situação do grupo nos últimos meses. Lá estava o triângulo branco e rosa que iria simbolizar o novo grupo.

O nome do grupo também foi objeto de especulação por algum tempo - "Kagurazaka46" tendo sido o que ganhou mais tração entre os fãs. Em retrospecto "Sakurazaka46" era o mais genérico, mas acho que eventualmente todo mundo se acostumou com esse nome. O anúncio foi primeiro avistado em Shibuya e eventualmente circulou pelas redes sociais - o programa semanal também foi renomeado para "Soko Magattara, Sakurazaka?"

O primeiro episódio desse programa deve ser um dos programas com maior quantidade choro da história dos variety de idol. Dito isso, o programa eventualmente entrou nos trilhos e acho que hoje ele é um programa melhor do o Keyakitte foi na sua fase final. Os membros parecem mais alegre e um tanto mais leves, e isso obviamente é resultado dessa nova interação entre os membros da primeira e segunda geração.

Não vou comentar especificamente os lançamentos musicais porque eles tem posts específicos aqui no blog, mas posso fazer comentários mais gerais. Acredito que nesse primeiro ato, o grande feito do Sakurazaka46 foi ter encontrado sua identidade - antes definida como "elegante", acho que hoje é muito mais. Musicalmente falando, hoje podemos dizer que existe um som "Sakurazaka" assim como havia um som "Keyakizaka", algo bem característico que te permite diferenciar de outros grupos.

As coreografias continuam interessantes, e os visuais são bem distinguíveis (embora fique aqui como um mini crítica, esperamos um pouco mais de variedade neles).

Para comentarmos, vamos tentar traçar uma TIMELINE até o lançamento do álbum os principais acontecimentos do grupo. Sinta-se livre para adicionar algo nos comentários ou falando comigo. Eu pesquisei todas as datas, mas obviamente talvez tenha errado alguma delas.

Irei comentando conforme achar relevante. Lembrando, como sempre, que os singles tem posts próprios dedicados a eles e não vou me alongar muito neles.

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20/09/2020 - O grupo anuncia o novo nome: "Sakurazaka46"

05/10/2020 - É anunciado a mudança de nome do variety, agora: "Soko Magattara, Sakurazaka?"

Eu era uma das pessoas que a principio gostava mais do nome "Kagurazaka", mas hoje em retrospecto acho que estava errado. Sakurazaka46 é um nome mais familiar, principalmente pra um grupo que tem um bom apelo pra quem é de fora do mundo idol. Também achei agradável terem mantido o trocadilho com os nomes das ruas no título do variety.

09/10/2020 - Sato Shiori anuncia sua graduação do Keyakizaka46 no blog.

12/10/2020 - The Last Live DAY-1

13/10/2020 - The Last Live DAY-2

13/10/2020 - Durante o "The Last Live", a música "Nobody's Fault" teve sua primeira apresentação.

Não vou me alongar no "The Last Live" depois de ter comentado sobre o documentário, mas a apresentação de "Nobody's Fault" foi um merecido remédio para os fãs depois de tantos sentimentos conflitantes e fortes. Se me perguntar, acho que hoje a música "Nobody's Fault" por si só não ranquearia muito alto na tabela do grupo, mas acho que foi uma boa música de inicio.

Também fica o elogio para a produção de como isso foi feito. A live tinha tudo para ser somente triste... mas acho que ela termina em um tom positivo de renascimento. Bem o que nós precisávamos naquele momento.

13/10/2020 - Nesse mesmo dia entre no ar o site oficial do grupo.

13/10/2020 - É anunciado que o single "Nobody's Fault" sairá dia 09/12/2020.

18/10/2020 - É anunciado o senbatsu de "Nobody's Fault" e mais detalhes do single.

29/10/2020 - Primeiro comercial como Sakurazaka46, para a AEON CARD.


08/11/2020 - Revelado as capas de "Nobody's Fault".

08/11/2020 - Anunciado uma "Countdown Debut Live" para o single, no dia 08/12/2020.

11/11/2020 - Lançado o primeiro MV do grupo: "Nobody's Fault".

16/11/2020 - O grupo é anunciado para o Kouhaku Utagassen, pela primeira vez como "Sakurazaka46".

18/11/2020 - Lançado o MV de "Naze Koi wo Shite Konakattan Darou?".

27/11/2020 - Lançado o MV de "Buddies".

Eu tenho boas memórias dessa semana dos primeiros lançamentos do grupo. Todo mundo queria ver o que era e do que se tratava, qual seria o estilo visual e das músicas. É até um pouco nostálgico pensar que já fazem dois anos disso - e acho que vale a pena ressaltar como eles já sabiam bem o caminho desde o princípio.

Claro, tudo foi refinado e acho que só mais recentemente esse conceito foi solidificado, mas há muito pouco hoje que já não estava lá no começo de alguma forma. 

"Buddies" eventualmente se tornou o nomenclatura dos fãs!

08/12/2020 - Live do "Debut Countdown LIVE".

08/12/2020 - Revelado a música "Sakurazaka no Uta", que encerra os concertos do grupo.

09/12/2020 - Lançamento de "Nobody's Fault". Ele estreiou em #1 na Oricon e vendeu cerca de 307 mil cópias na estreia.

Mais adiante tem uma sessão específica para os números de vendas e visualizações, mas claro que não tinha como não compararem com as vendas de outros grupos. O single (495k) ultrapassou as vendas do antigo recordista "Silent Majority" (452k), mas não do atual recordista "Kyun" (640k).

Tem muito contexto nesses números, como veremos mais adiante.

04/01/2021 - Matsuda Rina é escolhida como nova vice capitã do grupo.

08/01/2021 - Matsudaira Riko anuncia graduação do grupo.

A primeira graduação, de fato. Foi um pouco estranha por ser tão no começo, mas acredito que ela tenha seus motivos para não seguir no período de transição.

28/02/2021 - Anunciado o segundo single do grupo: "BAN"!

17/03/2021 - Lançado o MV de "BAN"

23/03/2021 - Lançado o MV de "Guuzen no Kotae"

31/03/2021 - Lançado o MV de "Omotta Yori mo Sabishikunai"

14/04/2021 - Lançamento do single "BAN", estreando em #1 na Oricon, vendendo cerca de 300 mil cópias na estreia.

07/05/2021 - Ozeki Rika anuncia hiato por problemas de saúde. 

14/05/2021 - Anunciado concerto dos membros da terceira fila, depois batizado de "Backs Live"

29/05/2021 - Anunciado o W-Keyaki FES, concerto conjunto com o Hinatazaka46.

16/06/2021 - Backs Live DAY-1

17/06/2021 - Backs Live DAY-2

18/06/2021 - Backs Live DAY-3

Acho que talvez uma das melhores coisas a vir do novo grupo. O Backs Live era a chance dos membros que não tinham espaço de brilhar no senbatsu de se mostrarem, e de todas elas experimentarem ser center. Algumas das minhas performances favoritas de certas músicas vem do Backs Live - e acho que é algo que tem que continuar no futuro.

Esse conceito já existia no Nogizaka46 com as Unders, mas mesmo nas Unders existe um paralelo de mais populares e menos populares, infelizmente. No Backs Live eles realmente conseguiram dar espaço para todas - mesmo que não seja da forma como todos nós queríamos.

24/06/2021 - Anunciado o photobook de Tamura Hono, primeiro photobook após o rebranding.

Por algum motivo, TODO MUNDO sabia desse. Se alguém da segunda geração fosse ter um photobook, seria a Honosu. Talvez porque ela seja realmente muito bonita, mas também porque algumas outras ainda não tinham quebrado a casca o suficiente pra serem cogitadas (como a Rena, que vai ganhar um por agora).

09/07/2021 - Anunciado a primeira turnê nacional do grupo.

07/08/2021 - Anunciado o terceiro single do grupo: "Nagaredama"

08/08/2021 - Anunciado o senbatsu do single "Nagaredama"

17/08/2021 - Lançado o PB de Tamura Hono, estreia em #1 na Oricon, vendendo mais de 55 mil cópias.

09/09/2021 - Kobayashi Yui anuncia hiato do grupo.

09/09/2021 - Sugai Yuuka é selecionada para o musical "Curtains"*

Coloquei apenas para lembrar que esse é o musical que explica a ausência dela no senbatsu de "Samidare yo", lá na frente.

13/09/2021 - Lançado MV da música "Nagaredama"

19/09/2021 - Lançado MV da música "Dead End"

27/09/2021 - Lançado MV da música "Mugon no Uchuu"

Acho que se tiver que eleger um "auge" até agora, certamente seriam os lançamentos de Nagaredama. Todos eles foram bem recebidos e de ótima qualidade. Não é atoa que todos os novos lançamentos tem sido comparados com esse single. "Mugon no Uchuu" é minha favorita do grupo, enquanto "Nagaredama" e "Dead End" são os hits que o grupo precisava.

13/10/2021 - Lançado o single "Nagaredama", estreando em #1 na Oricon, com mais de 303 mil cópias vendidas na estreia.

20/10/2021 - O grupo é indicado no MTV European Music Awards na categoria "Best Japan Act". 

22/10/2021 - Moriya Akane e Watanabe Rika anunciam graduação do grupo.

As primeiras graduações grandes de fato, as primeiras que sentimos com mais pesar. Acho que até mesmo as circunstâncias, principalmente na graduação da Akanen fizeram alguns fãs ficarem ressentidos com tudo o que estava acontecendo com o desgaste de alguns membros que antes eram vitais.

Acho que aqui é onde a frase da Hikari lá em cima ecoa um pouco mais, algumas pessoas podem ter tido a sensação que o grupo que elas amavam tanto não existia mais por causa dos novos membros. Eu não compartilho desse pensamento, mas consigo enxergar como algumas pessoas chegaram a essa conclusão.

29/10/2021 - O grupo venceu na categoria "Best New Video Artist" no MTV Video Music Awards do Japão.

31/10/2021 - Anunciado primeira LIVE de aniversário para o Nippon Budoukan, nos dias 9/12 e 10/12.

14/11/2021 - O grupo vence o prêmio de "Best Japan Act" no MTV EMA, com voto dos fãs!


Os fãs internacionais tinham sido notados algumas vezes, mas acho que esse foi o momento em que nós realmente fomos notados de verdade. Essa é uma eleição feita através de votos, e vencer com os votos internacionais talvez tenha despertado um pouquinho a atenção do staff e das meninas.

19/11/2021 - O grupo é pela segunda vez selecionado para o Kouhaku Utagassen.

09/12/2021 - Live de Aniverário no Nippon Budoukan - DAY 1

09/12/2021 - Kobayashi Yui retorna do hiato durante a live de aniversário.

E que retorno hein...

10/12/2021 - Live de Aniverário no Nippon Budoukan - DAY 2

10/12/2021 - Neste mesmo live é realizado a graduação de Moriya Akane e Watanabe Rika.

Essa é também a primeira vez também que ouvimos uma música do Keyakizaka46 desde o The Last Live, embora ainda de forma tímida.

08/01/2022 - Realizado a segunda BACKS LIVE, no Tokyo Gargen Amphitheater.

09/01/2022 - Segundo dia do BACKS LIVE.

24/01/2022 - Watanabe Risa anuncia sua graduação do grupo.

29/01/2022 - Harada Aoi anuncia sua graduação do grupo.

Acho que a graduação da Risa talvez tenha sido o maior golpe até agora. Digo porque acho que muitos esperavam que ela fosse uma liderança dentro do grupo por mais tempo, por ser um dos membros mais populares (e com menor rejeição, acho que pouquíssima gente não gosta da Risa).

Infelizmente essa não era a decisão dela, e bem, não há nada que possamos fazer sobre isso.

08/02/2022 - Anunciado o quarto single do grupo "Samidare yo".

13/02/2022 - Revelado o senbatsu do quarto single "Samidare yo"

10/03/2022 - Lançado MV de "Samidare yo"

25/03/2022 - Lançado MV de "Boku no Dillema"

27/03/2022 - "Naze Koi wo Shite Konakattan Darou?" se torna o primeiro MV a atingir a marca de 10M de visualizações.

29/03/2022 - Lançado MV de "Shakan Kyori"

06/04/2022 - Lançado o single "Samidare yo", que estreou no #1 na Oricon, vendendo mais de 324 mil cópias na estreia.

"Samidare yo" talvez seja o single mais cristalizado do grupo, no sentido de conter mais o estilo musical e estética definidos dos que os três anteriores. Também é talvez o que causou menor furor até agora, o que é de certa forma esperado.

21/05/2022 - Realizado o concerto de Graduação de Watanabe Risa

22/05/2022 - Segundo dia do concerto de graduação de Watanabe Risa.

Certamente um dos dias mais felizes e tristes do grupo até agora. Triste porque era a partida de um membro que quase todo mundo gostava, e o show foi bem emocionante. Dessa vez tivemos de fato todo um trecho do concerto dedicado ao Keyakizaka46, que fez parte da história desses membros.

A parte feliz, é que dessa vez pudemos nos despedir propriamente de um membro. Akane e Rika também tiveram suas graduações, mas esse é de fato o primeiro concerto "de graduação" no sentido mais puro da palavra. Um concerto de fato para se despedir dela - e a gente viu muita gente ir sem ter essa chance infelizmente. Que bom que Akane, Rika e Risa puderam ir embora de bem com o grupo depois de tantas contribuições.

26/05/2022 - Anunciado o W-Keyaki FES 2022.

06/06/2022 - Anunciado audições para a terceira geração do Sakurazaka46.

13/06/2022 - Anunciado o primeiro álbum do grupo "As You Know?"

14/06/2022 - Ozeki Rika anuncia graduação do grupo.

Essa é uma notícia que deixa qualquer um muito triste. A Ozeki tinha ganho bastante espaço depois do rebranding, uma pena já estar de saída.

Membros graduados e/ou com graduação anunciada

21/06/2022 - Moriya Rena anuncia seu primeiro photobook.

Por outro lado, o membro mais ascendente de todos é certa a Renaa. Seriamente, eu duvidava um pouco dela nos primórdios, mas ela se provou bem mais carismática (e sabe bem o público dela, embora eu não sinta que eu faça parte disso). Quem queria alguém mais burikko encontrou sua representante.

08/07/2022 - Lançamento adiado do MV de Masatsu Keisuu, devido ao assassinato do ex-primeiro ministro Shinzo Abe.

Sério.

13/07/2022 - Lançado MV de "Masatsu Keisuu", música principal do novo álbum.

Você provavelmente viu essa imagem por ai

20/07/2022 - A performance do W-KEYAKI FES é cancelada após membros testarem positivo para Covid-19. Seria realizado a graduação de Ozeki Rika e Harada Aoi.

É muito azar.

27/07/2022 - Os concertos são remarcados para os dias 19 e 20/08.

03/08/2022 - É lançado o álbum "As You Know?", em #1 na Oricon e com cerca de 89 mil cópias vendidas no primeiro dia.

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E as vendas? E as visualizações?


Infelizmente, como fãs nós não conseguimos fugir muito dos números. Eu fui atrás de compilar alguns dados interessantes sobre as vendas e visualizações dos vídeos do grupo.

- OS SINGLES

Os números divergem um pouco entre Oricon e Billboard (por motivos que eu não sei explicar), mas em geral os números são esses. Acho que todos conseguem entender que "Nobody's Fault" é um ponto fora da curva na estatística, já que era bastante esperado que o single de estreia vendesse bem.

Algumas pessoas não conseguiram deixar de comparar esse número (aproximadamente 495 mil) com o single de estreia do Hinatazaka46 - "Kyun" (aproximadamente 642 mil). Embora essa comparação seja bem óbvia, acho que ela perde fundamento em alguns pontos. O primeiro deles é que o single foi lançado em um período bem delicado da pandemia (Dezembro de 2020). Quase todos os grupos, inclusive o próprio Hinatazaka46 teve quedas durante esse período, então é bem difícil acreditar que isso não afetaria o single só por ser o debut.

Por exemplo, no caso do Hinatazaka46 o single "Sonna Koto Nai yo", lançado em 19/02/2020 vendeu aproximadamente 650k cópias, enquanto "Kimi Shika Katan" vendeu cerca de 552k cópias só três meses depois. Acho que poderíamos entrar no mérito da qualidade, embora eu ache  Kimi Shika Katan bem melhor musicalmente.

Quedas bem mais expressivas a gente pode ver no Nogizaka46. O single de graduação de Shiraishi Mai, lançado também nos primórdios da pandemia - "Shiawase no Hogosyoku", em 25/03/2020, vendeu cerca de 1,1M de cópias. O single seguinte lançado em 27/01/2022 - "Boku wa Boku wo Suki ni Naru" vendeu cerca de 715k cópias em um momento bem pior da pandemia. Número são apenas números se não olharmos contexto, mas todos grupos foram afetados.

O segundo ponto é que o Sakurazaka46 vinha de um grupo esfarelado. O Keyakizaka46 não terminou bem, e é difícil calcular se o público geral que apoiava o grupo estava disposto a passar por aquilo de novo. Os fãs obviamente fizeram a transição, mas é difícil dizer isso dos fãs menos aficcionados.

Os singles seguintes são mais realistas e tem um nível de vendas bastante sustentável. Eu sei que pode ser decepcionante ser o grupo menos vendido atualmente, mas acho que tudo isso é um processo maior. O grupo por exemplo ainda não teve nenhum drama na TV, os membros começaram a aparecer com destaques em revistas mais recentemente, mais meninas estão em programas de TV como membros regulares. Acho que "Samidare yo" é um reflexo dessa tendência - mesmo sendo um single menos impactante de Nagaredama, ele manteve (nos números da Oricon) ou até ultrapassou (nos números da Billboard) o anterior. 

Isso é bem significativo. Outro ponto que tem depreciado um pouco as vendas, mas nesse caso para todos os grupos, é a falta dos eventos presenciais, em especial os akushukai. Eu não sei o quão interessante é para os japoneses os eventos online, que embora muito atrativos para nós do lado de cá, parecem bem menos interessantes para quem estava acostumado a comparecer presencialmente. Esse paragrafo todo é só conjuntura e eu não sei se isso se sustenta na prática.


- YOUTUBE

Atualizado até: 11/08/2022. Escala em milhões.


Escala em milhões

As visualizações do YouTube são bem variadas, embora também seja possível ver algumas tendências bem claras. Eu arredondei alguns números para facilitar o gráfico (e porque eles fatalmente chegarão nesse números bem em breve), mas no geral os números estão bem representados.

Acho que as visualizações do YouTube são um ótimo reflexo de o quanto as músicas reverberaram na fanbase do grupo. Dentro desse contexto, eu também calculei a média de cada single do grupo em visualizações.

Nobody's Fault - 7,3M
BAN - 5,3M
Nagaredama - 4,7M
Samidare yo - 2,5M

Em especial os números de "Samidare yo" parecem preocupantes, mas acho que o contexto mais uma vez é importante. Uma das músicas é "Boku no Dilemma", uma música de graduação que você não vai ouvir tão constantemente (a menos que você seja um pouco masoquista). A faixa-título é menos explosiva, de fato - "Shakan Kyori" por outro lado me pareceu uma escolha ruim para MV.

*Acho importante dizer que o tempo é obviamente um ponto importante, já que Nobody's Fault foi lançado a mais tempo e acumulou mais visualizações. Infelizmente não conheço nenhuma ferramenta que me permita ver as visualizações em função do tempo (por exemplo, visualizações no primeiro mês de lançamento ou algo similar).

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As You Know? E o Futuro?


Eu farei um post próprio para falar das inéditas de "As You Know?" em breve, então não vou me alongar no que eu penso sobre elas. O que eu posso adiantar é que eu gosto da seleção de músicas, e acho que quem não acompanha periodicamente os lançamentos do grupo se deparou com um bom álbum.

"As You Know?" tem a vantagem de juntar o que de melhor tivemos nesses quatro singles e compilar em um único disco, sem nenhum filler. Talvez uma das poucas frustrações com o disco seja o fato de ele ter só um videoclipe principal. "Masatsu Keisuu" é uma ótima faixa principal, mas acho que ela precisava de um pouco mais de back-up para manter o álbum mais relevante. 

Não posso deixar de comentar sobre as escolhas de center do álbum. Ten e Morita são as centers principais de "Masatsu Keisuu" e acho que essa é uma escolha bem representativa. Morita não somente é a center atual do grupo, como deve figurar ao redor da posição por um bom tempo - enquanto a Ten já é uma realidade, mas com um futuro mais adiante. Uma das preocupações do fãs que foi eventualmente ceifada com o passar dos singles é que ele está bem servido de centers - Morita Hikaru, Tamura Hono, Yamasaki Ten são as que já serviram diretamente, mas temos vários outros membros com capacidade (e alguns que já até passaram pela posição como a Fujiyoshi Karin) e que certamente serão muito úteis por um bom tempo.

Isso claro, nos leva a falar do futuro do grupo. A terceira geração vem logo adiante, e devemos recebe-las até o fim desse ano. Isso significa o fim de uma era? Pessoalmente, acho que é uma possibilidade mas é muito cedo pra chamar de fim. A segunda geração foi um ótimo acontecimento para o grupo, embora sua existência tenha sido atrapalhada pelos tumultos do Keyakizaka46. 

Gosto de acreditar que a terceira geração terá um efeito tão bom quanto a segunda geração, que ajudou a afrouxar as amarras que ainda prendiam algumas meninas da primeira geração. Muita coisa do Keyakizaka46 era sobre drama, enquanto a segunda geração ajudou a transformar esse drama em algo divertido. Não entendam mal, eu adorava o drama. É diferente, não melhor nem pior. Esperamos que as novas membros consigam trazer algo novo a mesa - algo para que o grupo não chegue ao ponto de estagnar, um luxo que um grupo que já passou pelo seu ponto mais baixo não se pode dar.

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Obrigado por ler.


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