"As You Know" Por Aqueles Que Não Conhecem

Já faz quatro meses do lançamento de "As You Know", e eu estava devendo um review do mesmo. Na época eu fiz uma timeline razoavelmente completa da história do grupo até então. Na verdade, minha ideia inicial era realmente de fazer um review do álbum, mas algumas circunstâncias me fizeram mudar de ideia.

A primeira delas é que eu realmente acho que certas coisas você precisa ouvir algumas várias vezes pra formar uma opinião sólida sobre. Não é pequeno o número de músicas que eu não gostei na primeira vez, mas que acabei gostando com o passar do tempo (não exclusivamente do Saku46). A segunda circunstância é que eu não havia achado as músicas novas, com exceção de Masatsukeisu, muito interessantes. Com o tempo, eu passei a gostar mais delas após ver elas em performances ao vivo e até mesmo após acompanhar as letras.

Entretanto, esse post não é sobre o meu review do álbum. Eu sempre tive a sensação de que esse álbum seria muito melhor aproveitado por quem não acompanhou o grupo do que de fato por quem acompanhou o lançamento dos singles. Justamente por diversas de suas melhores músicas já serem conhecidas dos fãs, é de se esperar que elas não entrem na conta deles da qualidade total do álbum, e o julgamento seja feito só com base nas músicas novas. Ainda assim permaneci curioso, "e se alguém que não conhece ou não acompanha o grupo ouvisse apenas o álbum?". Sempre tive a sensação de que ele se sairia muito melhor com esse público.

E o que vem a seguir é sobre isso. Todas as opiniões são de pessoas que não acompanham o grupo.


Todas elas se encaixam em uma das categorias abaixo:

1. Não conhecem e não haviam ouvido falar do Sakurazaka46

2. Conhecem o Sakurazaka46 de nome, talvez alguma música, mas não acompanham nada.

3. Conheciam o Keyakizaka46, algumas de suas músicas, mas nunca ouviram Sakurazaka46.

É importante deixar claro que basicamente todas elas já eram familiarizadas com música japonesa, seja através de animes ou de outros grupos/bandas japonesas. Isso, claro, facilita um pouco.

O material que passei para elas incluía o link do álbum nas plataformas de streaming, uma playlist com os MVs no YouTube (embora tenha deixado claro que isso é opcional) e a tracklist com os nomes em Romaji. Talvez a parte que me deixou mais feliz é que as pessoas passaram a procurar coisas por contra própria, como verão nos reviews mais adiante, como as letras. 

Esse texto foi publicado no dia do aniversário de debut do grupo, a data oficial do lançamento de "Nobody's Fault". Meu pequeno e humilde presente foi fazer algumas pessoas que talvez nunca fossem ouvir o grupo, darem uma chance pra ele. Agradecimentos muito especiais a @kaibastan e @BarDoTekos, por fazerem o intermédio entre esse post e as pessoas que fazem parte desse review. Sem eles esse review nunca teria acontecido.

Algumas outras considerações que acho importantes:

Eu não fiz nenhum tipo de exigência sobre o tipo de review. Algumas pessoas acharam melhor avaliar o pacote completo em um único comentário, outros de comentar música por música (ou músicas especificas). Eu quis dar liberdade a elas justamente pra que o review fosse o mais sincero possível.


Uma última coisa antes do review em si: algumas pessoas você provavelmente pode encontrar no twitter. Independente do conteúdo dos comentários, eu peço que não haja nenhum tipo de assédio, ataque ou coisa do tipo contra essas pessoas. É triste ter que avisar isso, mas é a internet atualmente. Eu não tenho nenhum problema de apagar esse post se isso acontecer.


*As pessoas estão creditadas pelo nome que elas próprias escolheram.


------

Sakurazaka46 - "As You Know" 

O primeiro review decidiu comentar das músicas que mais gostou.

O segundo fez um comentário mais geral sobre o álbum e algumas músicas.

O terceiro comentou música por música do álbum.

--

@BarDoTekos

7. Nagaredama (流れ弾)

Nagaredama é extremamemente contagiante, seja pelo seu ritmo animado ou por sua dança frenética, é uma música perfeita para se ouvir em loop até cansar.

8. Dead end

Essa música tem um dos elementos principais do grupo: A rebeldia, e isso sempre será bem-vindo.

12. BAN

Não é a mais diferente ou criativa, mas sintetiza bem o grupo, com certeza seria uma das primeiras que eu recomendaria. 

16. Naze Koi wo Shite Konakattan darou? (なぜ 恋をして来なかったんだろう?)

Essa é uma que eu gostei inicialmente por achar a center bem bonitinha, mas depois percebi que a letra me representa bastante.

--

GABUW__

É a primeira vez que eu ouço um álbum da Sakurazaka 46, logo na primeira música já gostei bastante, o que eu mais gostei na letra de Masatsukeisu é que ela expressa que devemos ser mais sinceros, eu gosto de músicas motivacionais, essa foi a minha interpretação talvez não esteja 100% certa.

Uma outra que gostei bastante foi “Guuzen no Kotae”, é aquela música romântica que tem um tom um pouco triste de um amor não correspondido.

Em relação ao álbum, eu amei muito, ele é bem variado, têm músicas bem alegres e agitadas, românticas, e têm umas um pouco calmas e motivacionais, por sinal foram as que mais gostei. com toda a certeza vai ter músicas desse álbum que eu vou ficar escutando por um bom tempo. Depois de ouvir todo o álbum, Masatsukeisu foi a minha favorita.

--

@kaibastan

1. Overture

Vibe animada, divertida, mas achei esquecível.

2. Masatsukeisu (摩擦係数)

Senti uma vibe de abertura de anime. Consigo facilmente imaginar essa música tocando como abertura de um anime de aventura... talvez InuYasha? Acho que ia combinar. É bem gostosinha de ouvir, mas achei um pouco longa... mais de 5min né.

3. Samidare yo (五月雨よ) / 4. Boku no Dilemma (僕のジレンマ) /5. Shakan Kyori (車間距離)

Me deram uma vibe parecida uma com a outra, de músicas feitas pra serem coreografadas. Imagino que assistir ao vivo seja bem divertido.

6. Seifuku no Ningyo (制服の人魚)

Gostei dessa porque consegui ouvir melhor a voz das meninas cantando separadamente, de um jeito que não chega a ser um rap, mas que me agrada. Elas tem vozes bonitas e a música é animada. O refrão com elas cantando juntas acabou se destacando por ser diferente do resto da música.

7. Nagaredama (流れ弾)

Gostei da guitarra nessa música, fiquei focando mais no instrumental do que nos vocais.

8. Dead end

Essa também me deu vibe de anime, mas não de abertura, e sim de insert song praquele momento em que os personagens estão se preparando pra uma batalha/desafio final. Gostei!

9. Mugon no Uchuu (無言の宇宙)

Não sei dizer exatamente algo sobre essa música, mas ela é boa de ouvir.

10. Sonia (ソニア)

Não gostei muito dessa... achei bem meh, sei lá. Genérica, talvez. Achei o refrão meio irritante.

11. Jamaica Beer (ジャマイカビール)

Outra que não me chamou atenção...

12. BAN

Essa eu gostei já na intro! Muito divertida de ouvir. Achei legal como começa com uma menina cantando, depois duas, depois parece ser três. Bem gostosa a vibe dessa música.

13. Guuzen no Kotae (偶然の答え)

Essa parece a mais... lenta? Não lenta o suficiente pra ser uma baladinha (graças a deus) mas começa mais lenta, pra animar no refrão. Gosto desse tipo de música.

14. Omotta Yori mo Sabishikunai (思ったよりも寂しくない)

Vibe de anime slice of life... gostei. Gostei do "rap" lá pelo 1 minuto e pouco.

15. Nobody's fault

Divertida, também parece música de batalha.

16. Naze Koi wo Shite Konakattan darou? (なぜ 恋をして来なかったんだろう?)

Legal também, especialmente gosto da parte em que elas cantam rápido, são sempre as mais divertidas de tentar acompanhar cantando junto.

17. Buddies

É uma faixa okay... Consigo entender porque alguém gostaria dela, mas não é meu estilo. Também achei desnecessariamente longa e, é, mais de 5min de novo.

18. Jouken Hansha de Nakete Kuru (条件反射で泣けて来る)

Ehhhhh sei lá. Neutra.

19. One-way stairs

Essa é legal! Achei bem diferente das outras, de uma forma boa.

20. Time Machine de Yeah! (タイムマシーンでYeah!)

Essa é especificamente feliz e colorida demais pra mim, não sei explicar, mas não gostei. lol Nem quis ouvir até o fim, perdão.

21. Zutto Haru Dattara naa (ずっと 春だったらなあ)

Um bom encerramento pro álbum. Claro que não posso falar quanto as letras das músicas, mas a vibe dessa pela melodia e tals é bem de final, pelo menos eu achei. É uma boa música!

--


--

Dois aninhos!

Eu esperava reunir mais gente, mas o fim de ano deixa as pessoas bastante ocupadas. Talvez eu devesse ter planejado com mais antecedência para as próximas vezes - fica de aprendizado. Mesmo assim, queria agradecer a todos que participaram e que se prontificaram a participar e não conseguiram por algum motivo pessoal. 

No fim acho que as opiniões penderam para o positivo. Fico feliz que o álbum realmente tenha capacidade de se conectar com aqueles que dão uma chance pra ele. 

Se interessa a alguém minha opinião geral do álbum- também é positivo, e me deixa bastante animado pro futuro. Espero que no dia em que estivermos comentando o segundo álbum, ele seja novamente um álbum cheio de boas músicas. Se a maior reclamação for que ele está cheio de boas músicas dos singles que saíram, acho que é válido dizer que o caminho tem sido mais positivo do que negativo.

No próximo álbum estaremos cheio de novatas e talvez com menos membros originais. Uma pena, mas o futuro é mesmo muito promissor.


Obrigado por ler.



Postagens mais visitadas deste blog

Eu Ainda Gosto dos CDs

Recomendações Alheias