Sakurazaka46 Sort #2023




Para o primeiro post do ano, eu decidi fazer uma sequência de um post que fiz no mês de março do ano passado. Acho que o momento é oportuno, porque será a última lista sem os membros da terceira geração do grupo (até a data da publicação desse texto, quatro haviam sido reveladas).

Relembrando para quem não é familiarizado: os sites de sort colocam os membros do grupo em confrontos, onde você deve escolher sua favorita entre as duas. Após fazer todos os confrontos possíveis, ele te dá uma lista com o seu ranking de favoritas. O site que tenho utilizado ainda é o mesmo do ano anterior, que está bem atualizado quanto aos membros. Sempre recomendo que não utilizem a função "empate", porque ela realmente deixa os resultados bem confusos - sempre escolha uma vencedora, isso melhora bastante a precisão do ranking.

Ah claro, nesse post vou comentar a queda e as subidas de cada membro nesse ranking, já que tenho o ranking anterior como referência. Você pode conferir o post completo de 2022 aqui.

Alguns resultados foram... surpreendentes, eu diria. Eu tentei ser bem espontâneo enquanto escolhia quem iria votar, sem pensar muito se o membro iria ficar mais pra cima ou mais pra baixo quanto ao voto. Comparado com o ano passado, eu senti que cometi mais injustiças.

 

O ranking do ano passado teve 21 membros, contra 19 esse ano. No ano anterior eu decidi arbitrariamente tirar as que já haviam anunciado graduação, enquanto esse ano eu decidi manter a única de graduação anunciada (Seki Yumiko). Decisão completamente parcial mesmo, eu nem preciso fingir.



19 - Marino Kousaka (# 20 / 2022)

18 - Uemura Rina (#18/2022)

17 - Akiho Onuma (#21/2022)

16 - Masumoto Kira (#19/2022)

15 - Moriya Rena  (#14/2022)

A parte debaixo é um tanto similar a do ano anterior, sendo a única novidade a Moriya Rena. O caso dela, que é a nova center do grupo, é menos por parte dela e mais pela melhora de outras meninas como veremos adiante. A Rena é uma das meninas mais bonitas do grupo, e tem um estilo que tem apelo com muitos fãs. Eu pessoalmente não me sinto tão cativado, mas entendo bastante quem gosta.

Acho que faz sentido considerar ela a melhor no que ela faz dentro do grupo. A escolha dela como center, embora eu questione um pouco se era o melhor momento, certamente é um escolha por mérito. Acho que nenhum outro membro teve um crescimento como o dela - e nesse sentido, faz sentido que ela tenha sido a eleita.

A Kousaka praticamente mantém a posição do ano anterior, embora dessa vez ela tenha ficado em último. Isso porém não é um atestado de que o ano foi péssimo ou algo assim, acho que ela definitivamente conseguiu se mostrar muito mais nesse ano que passou do que no primeiro ano do Saku46. Aqui entra uma outra obviedade, mas as vezes quando um membro finalmente quebra a casca da timidez - nem sempre você se apega a ele. 

A Akiho, de forma similar a Renaa, tem um público bem específico (embora bem mais nicho) de pessoas que gostam do tipo de humor e personalidade dela. Infelizmente acho que cheguei a conclusão de que não é bem o tipo que eu mais gosto, mas admito que ela tem seus momentos - mas no geral, acho que ela funciona melhor como suporte de outros membros nos variety.


O padrão do fundo da lista é do tipo de membro que faz um estilo que não é muito o meu. Eu pessoalmente sempre apresento a Kira as pessoas que vou mostrar o grupo (o vídeo dela resolvendo o cubo mágico latindo é especialmente popular), e as pessoas bem rapidamente se afeiçoam a ela. Acho ela uma presença necessária, um pouquinho de caos para o grupo. Também é verdade que tenho certa dificuldade de me apegar a ela como membro no geral - mas a posição dela melhorou! Recentemente ela tem tido um bom reconhecimento. Talvez a representação ideal do falem bem ou falem mal, mas falem de mim.

Quanto a Uemura, bem.. acho que ela é a minha definição de neutralidade. Eu pessoalmente respeito ela por ter feito parte da história do grupo por tanto tempo e por ter atravessado cada um daqueles momentos difíceis. Dito isso, acho que ela tem um pouco de dificuldade de se destacar em algo em específico (embora a gente tenha descoberto recentemente que ela tem um sorriso muito bonito hein).

Acho que o comentário geral de quase todas as meninas é que a maioria delas conseguiu finalmente romper a barreira da timidez, e agora conhecemos elas de verdade. Talvez tenha uma exceção mais adiante.


14 - Matsuda Rina (#06/2022)

13 - Saito Fuyuka (17#/2022)

12 - Endo Hikari (#11/2022)

11 - Fujiyoshi Karin (#12/2022)

10 - Koike Minami (#16/2022)

A atrocidade está jogada ai na cara de todo mundo né. Eu pessoalmente não sei bem como eu cheguei nesse resultado com  a Matsuda, mas seria sem dúvida a maior queda de todas as meninas aqui. 

Em minha defesa, acho que de todas as posições essa é a mais distorcida. No geral, acho que de fato outras meninas subiram mais do que a Matsuda, que teve muito mais obrigações nesse ano. Por causa dela por exemplo, peguei o hábito de assistir o The Time, que é um programa matinal de três horas de duração com notícias do Japão. As vezes eu não sei nem a previsão do tempo da minha cidade.

(Anedota idiota, mas quando eu assistia asadora ao vivo, eu realmente sabia mais da previsão do tempo do Japão, que passa minutos antes do asadora, do que da minha cidade).

Então, eu pessoalmente não saberia explicar bem essa queda toda. Porém o compromisso com a honestidade está ai, e o ranking ficou assim. Se tivesse que fazer ele a mão, acho que ela ficaria a frente da Koike - mas isso é outro assunto.

Declaro para fins de investigação que a posição da Matsuda foi um erro [...]

Dentre as que saíram do fundo, a Fuyuka foi o destaque. Esse ano prestei bem mais atenção nela, e embora ela seja frequentemente discreta, ela tem momentos excelentes. Acho que a melhora na interação entre as 2ki e as 1ki restantes tem papel fundamental nisso. 

Endo e Karin se mantiveram quase que na mesma. A Endo, bem, acho que é mais um gosto bem pessoal e esperança que ela ainda possa se mostrar mais. Acho que é um talento que não deveria ser descartado só por timidez. Acho que a Hikari talvez seja o único membro que vai ver a chega da 3ki sem ter mostrado de fato o potencial dela. A Karin é bem talentosa e acho que entrega sempre bons momentos, e talvez seja o membro que melhor conseguiu manter a sua personalidade original e se integrar nos programas e concertos. Acho que ela ainda merece mais espaço e talvez seja o membro que o grupo mais deva um center a ela no futuro, junto com a Kobayashi.

Quanto a Koike - acho só que ela teve um bom ano. Ela se destacou bem nos programas, apareceu bem quando requisitada e tem sido bem importante dentro do grupo. 


9 - Kobayashi Yui (#9/2022)

8 - Tamura Hono (#15/2022)

7 - Takemoto Yui (#7/2022)

6 - Habu Mizuho (#8/2022)

5 - Morita Hikaru (#10/2022)

Após o crime da parte anterior, essa é bem mais correta e próxima do que eu penso.

Acho que a Kobayashi ainda é um talento que tem que ser aproveitado dentro do grupo. Nós já sabemos que ela canta bem e frequentemente é citada como uma das melhores dançarinas do grupo - é bem óbvio que estabelecer a 2ki era vital, mas acho que Kobayashi merece ainda a oportunidade de ser center em algum momento. Espero sinceramente que essa janela não tenha fechado ainda.

Acho que eu aprendi a apreciar mais o estilo da Hono e acho que após o center dela em Nagaredama, ela passou a ser mais central dentro dos grupos. Acho que ela divide com a Morita uma função muito importante dentro dos programas e varieties - a função que eu chamo de resolve ai. Que é quando o assunto fica meio morno e eles precisam que alguém levante de novo o astral - e eu sinto que o Sawabe já entendeu melhor que nós que as duas sempre vão dar um jeito. 

Morita, já citada acima, mas acho que é importante dizer que ela subiu muito no meu ranking pessoal. Eu sempre achei ela extremamente boa, e acho que ela é de fato a center primordial do grupo (mesmo tendo a outra center como oshi) e a capacidade dela de lidar com as situações é muito boa. Acho que esse foi um bom ano pra ela, com boas aparições na TV e revistas. A produção do grupo foi baixa em quantidade esse ano, então é um pouco normal que ela já esteja fora do center principal a algum tempo.

Habu. Eu espero muito que a Habu não faça o papel da Ozeki no ano passado nessa lista - uma tristeza um pouco antecipada. Aos poucos a primeira geração está indo e as vezes sinto que a Habu vai ficando um pouco sozinha - espero estar errado. Acho que é o membro não-oshi que eu mais sentiria a graduação hoje.

Dentre todas essas, acho que a Takeyui foi um pouco morna. Acho que ela havia se saido melhor em 2021, mas ela teve inegavelmente suas conquistas nesse ano. Sinto até que elas foram mais pessoais do que coisas que contribuem com ela dentro do grupo em si. Sigo gostando dela, e espero que agora que a Seki está saindo ela e a Inoue possam reeditar a minha dupla favorita do grupo.


4 - Ozono Rei (#4/2022)

3- Inoue Rina (#2/2022)

2- Seki Yumi (#3/2022)

1-Yamasaki Ten (#1/2022)


E no topo da tabela não temos muitas novidades. Mesmo no ranking do ano passado onde a Inoue e a Seki trocaram de posição, acho que qualquer resultado teria sido satisfatório.

Dentre todas elas, acho que a Tenchan teve o melhor ano dentre elas. Não apenas pelo center em Samidare yo, mas como um todo ela teve muito mais destaque e chance de mostrar o charme dela. Ela já está completamente integrada nos variety e se tornou um membro chave pra tudo funcionar ali. Na ViVi ela também teve ótimos momentos e chegou a ser capa de uma das principais revistas do gênero.

Acho que como fã não tenho o que reclamar desse ano, com uma ótima performance dela no Tokyo Dome. Não que ela tivesse alguma chance de perder o primeiro lugar, é claro.

Acho que a segunda que teve o melhor ano foi a Ozono. Acho que foi um ano de se firmar, e acho que ela vai brigar bem pra continuar no senbatsu do grupo mesmo com a chegada dos novos membros. Acho que ela é um dos membros que sabe seu espaço e seu lugar. Tudo isso tendo medo de bola.

Quanto a Inoue - acho que ela teve um ano um pouco abaixo. Acho que não exatamente por ela, mas acho que outros membros conseguiram um pouco do espaço dela dentro do grupo. Não acredito que seja terreno perdido e acho que ela tem como recuperar esse tempo - eu vejo a posição no senbatsu como um sinal de que alguém dentro do management pensa igual. Admito, com um medinho de fã, que ela não seja canibalizada pela chegada das novas meninas e vá para o fundão. Tatakae Inori.

A Seki deu muitas bandeiras vermelhas ao longo do ano, com diversas ausências e cancelamentos em concertos e aparições de TV. Não sei o que ocorre na vida pessoal dela, mas espero o melhor. Acho que a Seki é o membro que eu sempre vou ter mais dificuldade de explicar, mas ela tem alguma coisinha cativante. Talvez seja essa sensação de alguém que está ali realmente só pra realizar um sonho, e que podia estar em qualquer outro lugar fazendo qualquer outra coisa. Talvez o sorriso que ela não gosta de mostrar mais sai naturalmente. Não sei.

Sei que vou sentir saudades. Boa sorte por aí Seki.

---- 


Obrigado por ler.


-----


Takemoto e Inoue em 2023 (este blog é parcial)







Postagens mais visitadas deste blog

Eu Ainda Gosto dos CDs

Recomendações Alheias